Bacharelado em Medicina Veterinária
A Carreira em Bacharelado em Medicina Veterinária é uma das las Bacharelado do Medicina Veterinária que dita a el Centro Universitário Católica do Tocantins.
Duraçao: 10 SEMESTRES.
SOBRE O CURSO
Missão
Formação integral de médicos veterinários, por meio de metodologias inovadoras que possibilitem a construção de conhecimentos para capacitação de profissionais competentes e éticos que irão contribuir para a saúde única e para o desenvolvimento sustentável regional e global.
OBJETIVO
Formar Médicos Veterinários generalistas preparados para atender as exigências profissionais, mercadológicas e sociais, por meio de uma formação multidisciplinar, científica e cultural. Desenvolver capacidades técnicas e humanas com vistas à formação integral do cidadão. Para tanto, incentiva-se a aplicação das atuais metodologias ativas de ensino para que ocorra a estimulação da sua pró-atividade, criatividade, correta tomada de decisões, comunicação, liderança e trabalho em equipe. Com isso, os acadêmicos devem atingir os seguintes objetivos, também previstos pelas DCNs, para a sua formação: atenção à saúde; tomada de decisões; comunicação; liderança; administração e gerenciamento e educação permanente.
Os objetivos específicos do curso contemplam:
- Habilitar profissionais para desenvolver com qualidade ações de prevenção, promoção e reabilitação da saúde animal, incluindo animais de experimentação, selvagens e aquáticos;
- Desenvolver habilidades e competências gerais e específicas, necessárias para a atuação do médico veterinário, associadas às necessidades sociais e ambientais, considerando áreas específicas de atuação em clínica e cirurgia, medicina veterinária legal, medicina veterinária preventiva e saúde única, inspeção e tecnologia de produtos de origem animal, ecologia, reprodução, criação e alimentação de animais de companhia e de produção;
- Capacitar para o diagnóstico de problemas pertinentes à medicina veterinária, com específica atenção à saúde animal e pública, direcionando o profissional para pensar estrategicamente e solucionar dos desafios encontrados;
- Desenvolver o espírito empreendedor nos acadêmicos, embasando-os com noções de economia, planejamento, administração e gestão;
- Promover uma formação humanística e ética para a obtenção de um profissional preocupado com questões sociais e ambientais; proporcionando melhoria na qualidade de vida da sociedade local e regional.
- Implementar metodologias ativas que estimulem a autonomia e protagonismo do estudante na construção do conhecimento, além de promover o ensino articulado à pesquisa científica e a extensão.
PERFIL DO EGRESSO
O Médico Veterinário formado pelo UniCatólicaestará capacitado e preparado para atender às exigências mercadológicas, sociais, ambientais e profissionais. Também será apto a atuar nas áreas de medicina veterinária preventiva, saúde animal, saúde pública, ecologia, saneamento ambiental, inspeção e tecnologia de produtos de origem animal, produção e reprodução animal, com respeito ao meio ambiente.
PRÁTICAS ACADÊMICAS OFERTADAS
O aluno da Católica do Tocantins participa de uma proposta pedagógica que atende as especificidades da Medicina Veterinária garantindo a formação integral do profissional. As aulas teóricas geram subsídios para as inúmeras atividades práticas que são realizadas desde o primeiro período do curso na Clínica Veterinária, na Fazenda Escola e nos laboratórios específicos . Para isso temos a melhor infraestrutura do Tocantins composta por uma Clínica Veterinária completa, com mais de 2 mil metros quadrados, para atendimento de animais de produção, de companhia e silvestres; laboratórios equipados (Análises Clínicas, Reprodução Animal, Patologia Anatomia Animal, Bioquímica, Microbiologia e Imunologia, Microscopia, Bromatologia, entre outros) e uma Fazenda Escola com setores experimentais de bovinos, equinos, peixes,suínos, aves, ovinos, caprinos e abelhas. Nosso novo currículo também proporciona a aplicação direta dos conhecimentos na sociedade local e regional, com ações concretas e reais em prol da extensão universitária.
Ao longo de todo curso o aluno é o protagonista das atividades, sendo o centro do processo e tendo o professor como facilitador, orientador e mediador do ensino-aprendizagem.