Pós graduação em Engenharia Clínica

A Carreira em Pós graduação em Engenharia Clínica é uma das las Pós graduação do Engenharia, Produção e Construção que dita a el Centro Universitário Católica do Tocantins.

Duraçao: 3 SEMESTRES.

O título do Pós graduação em Engenharia Clínica é o título atribuído pela el Centro Universitário Católica do Tocantins para carreira Especialização em Engenharia.

Sobre o Curso

Várias áreas são responsáveis por compor o segmento da saúde, entre elas, a Engenharia Clínica. Um levantamento feito em 2019 pela Associação Brasileira de Engenharia Clínica (ABEClin) mostrou que o país conta com 4 mil profissionais, entre técnicos e engenheiros. As funções de um Engenheiro Clínico baseado em hospital, incluem a participação no planejamento de compras de tecnologia em saúde e avaliação de equipamentos médicos para garantir que os novos produtos atendam às necessidades da prática médica.

Entre as atribuições desse profissional estão a informatização, a manutenção de equipamentos hospitalares, o treinamento de profissionais da área, estabelecendo medidas de segurança no ambiente hospitalar. O Engenheiro Clínico, é essencial para garantir bom atendimento nos hospitais, e muitas vezes têm leitos improdutivos, ociosos e abandonados por falta de manutenção, de equipamentos, de profissionais médicos e de enfermagem.

O Tocantins ainda não dispõe de curso em Engenharia Clínica, o que faz com que os interessados tenham que se deslocar para outros estados para conseguir se especializar. Pensando no mercado interno onde a saúde é um dos pilares de governança executiva e a falta desse profissional no mercado, o Curso de Engenharia Elétrica e de Engenharia de Produção do Centro Universitário Católica do Tocantins (UniCatólica), tomou a liberdade para formar profissionais que atendam este setor de serviço na perspectiva de minimizar os déficits de acesso à saúde com segurança, gestão e eficiência. Sua matriz curricular foi desenvolvida para oferecer profissionais capazes não só de conduzir o dia a dia, mas também de implementar inovações e melhorias que tragam resultados reais para o setor. O curso de Pós-graduação em Engenharia Clínica possui uma matriz curricular de 360 horas que prioriza os conceitos contemporâneos de gerenciamento empresarial e suas relações com a moderna gestão.

Público Alvo

Portadores de diploma em diversas áreas, como: Engenharia Elétrica, Engenharia de Produção, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Engenharia Mecatrônica, Engenharia de Minas, Engenharia de Software, Engenharia da Computação, Arquitetura e Urbanismo, Física e Agronomia, além dos cursos tecnólogos superiores relacionados a área de formações afins e correlatas com interesse em conhecer e atuar nas atividades ligadas à área de Engenharia de Clinica, que pretendam qualificar-se para atuar no mercado ou que já atuam na área e que necessitem de uma reciclagem para se prepararem para novas funções e se posicionarem no mercado de trabalho; recém-graduados que buscam formação específica nesta área para ampliação de conhecimentos ou como projeto de carreira.

Sedes onde estudar Pós graduação em Engenharia Clínica em Centro Universitário Católica do Tocantins

Faculdades onde estudar Pós graduação em Engenharia Clínica em Centro Universitário Católica do Tocantins