Bacharelado em Enfermagem
A Carreira em Bacharelado em Enfermagem é uma das las Bacharelado do Saúde e Medicina que dita a el Centro Universitário São Camilo.
Duraçao: 8 SEMESTRES.
SOBRE O CURSO
O curso de graduação em Enfermagem, preocupa-se com a formação de um enfermeiro diagnosticador, inovador e crítico sobre sua atuação e o cenário de saúde da população. Prepara o profissional, para as tendências do mercado na prevenção e promoção da saúde na educação de vida saudável, na inserção do modelo do Sistema Único de Saúde e na assistência integral.
Em conformidade com a OMS prepara o aluno com foco na segurança do paciente e gestão de riscos, bem como para as certificações de qualidade como a ONA (Organização Nacional de Acreditação) e a JCI (Joint Comission International).
Seguindo os princípios camilianos da humanização e bioética, o aluno é capacitado para atuar com competências assistenciais, relacionais, científicas, educacionais e gerenciais. Além disso, há ênfase na problematização e interdisciplinaridade, base do trabalho do enfermeiro.
Nosso objetivo é graduar enfermeiros generalistas com habilidades técnico-científica, humanísticas, ético-políticas e sócio-educativas, para atuar nos diversos segmentos da atenção à saúde com um perfil profissional compatível ao exigido no mundo globalizado.
DIFERENCIAIS
- 75% de empregabilidade no 1º ano de formado;
- Projeto Político Pedagógico inovador;
- Atividades Práticas a partir do 1ºano em parceria com a Prefeitura de São Paulo e Equipamentos Sociais;
- Ensinos Clínicos em Hospitais Próprios e privados a partir do 3º ano;
- Estágios obrigatórios a partir do 2º ano do curso; ensinos clínicos e estágios na rede de hospitais Camilianos: Pompéia, Ipiranga e Santana; Instituto Brasileiro do Câncer, Hospital Escola Geral de Carapicuíba;
- Estágios Supervisionados na rede pública e hospitais próprios e privados;
- Oportunidade de intercâmbio com a Universidade Católica Portuguesa e com o centro de Humanização São Camilo em Madrid no último ano do curso entre outros;
- Aulas de Simulação Realística no Centro de Simulação Realística do Hospital São Camilo;
- Inserção expressiva nos estágios extracurriculares de hospitais de referência;
- Docentes com vasta experiência na Enfermagem e Educação;
- Docentes Mestres e Doutores.
MERCADO DE TRABALHO
O enfermeiro é apontado pela Organização Mundial de Saúde como uma profissão em destaque, pois pode reverter as tendências negativas do cenário futuro do segmento de saúde, por ter sua formação voltada para uma relação próxima com o paciente e com todos os profissionais da área da saúde.
Esse profissional autônomo pode atuar nos diversos serviços de saúde, na assistência em saúde coletiva ou hospitalar do setor público ou privado. Ainda, após uma experiência assistencial no início de sua carreira, ele pode exercer cargos de gestão de processos estratégicos nas empresas de assistência em saúde, nas áreas de Gestão de Materiais, da Qualidade, da Segurança do Paciente e de Riscos ao Paciente. Pode também atuar como consultor e auditor de processos de qualidade em instituições acreditadoras, em empresas de home care, serviços de Urgência e Emergência, Reabilitação, transporte de pacientes e na docência. Além disso, o profissional de Enfermagem pode ser um empreendedor e ter seu próprio negócio ou exercer atividade autônoma.
DESENVOLVIMENTO DE CARREIRA
Durante os 8 semestres da graduação, o futuro enfermeiro será preparado para ser um enfermeiro generalista, humanista, crítico e reflexivo. Capaz de conhecer e intervir sobre os problemas/situações de saúde-doença mais prevalentes no perfil epidemiológico nacional, com ênfase na sua região de atuação, identificando as dimensões biopsicossociais dos seus determinantes. Capacitado a atuar, com senso de responsabilidade social e compromisso com a cidadania, como promotor da saúde integral do ser humano.
Após a graduação é recomendável que o profissional enfermeiro realize cursos de pós-graduação lato sensu e/ou scrito sensu, para o aprimoramento profissional e direcionamento da sua especialidade.
Atualização profissional é imprescindível para o enfermeiro. A realização de cursos de formação complementar, produção do conhecimento através de publicações e produções na área da Enfermagem, são diferenciais na carreira.
ESTÁGIOS
Os ensinos práticos e clínicos ocorrem no 2º e 3º semestres em unidades básicas de saúde e equipamentos sociais. Do 4º ao 6º semestre ocorrem em Hospitais próprios, Hospitais da rede pública e privada. O estágio supervisionado obrigatório ocorre no 7º e 8º semestre, com enfoque na Gestão da Assistência de Enfermagem e Gestão dos Serviços de Enfermagem, em unidades do Sistema Único de Saúde ou hospitalares.