Bacharelado em Fisioterapia
A Carreira em Bacharelado em Fisioterapia é uma das las Bacharelado do Saúde e Medicina que dita a el Centro Universitário Tocantinense Presidente Antônio Carlos.
Duraçao: 5 ANOS.
Sobre o Curso
Muitas pessoas associam ao fisioterapeuta as atividades de massagem corporal, por exemplo, seja para relaxamento ou estética. Há, sim, a possibilidade de se especializar em estética, mas o profissional de fisioterapia desempenha muitas outras atividades de importância ímpar.
No curso de Fisioterapia você irá estudar variadas disciplinas da área da saúde, exatas e ciências sociais. Nele você tem a possibilidade de ingressar na graduação de fisioterapia, cuja proposta do curso é formar fisioterapeutas aptos ao trabalho autônomo e ao empreendedorismo em saúde, de forma cooperativa e ética, nos campos privativos da Fisioterapia. Assim, para que você tenha uma formação completa e se torne um graduado em Fisioterapia pelo UNITPAC, oferecemos grade curricular, infraestrutura e o melhor corpo docente à sua disposição.
O que realmente é a graduação de Fisioterapia no UNITPAC?
Conforme já dito, o objetivo do curso de Bacharelado em Fisioterapia do UNITPAC é habilitar fisioterapeutas para o trabalho autônomo e para o empreendedorismo em saúde, atuando de forma cooperativa e ética, nos campos privativos da Fisioterapia. Os fisioterapeutas formados pelo UNITPAC estarão aptos a administrar o processo fisioterapêutico clínico ambulatorial, hospitalar, coletivo e comunitário.
Os graduados também realizarão o diagnóstico cinesiológico-funcional, a promoção de saúde, prevenção e tratamento das afecções neurológicas, traumato-ortopédicas, cardiorrespiratórias, dermato funcionais, entre outras.
O que se aprende na faculdade de Fisioterapia?
Tendo conhecimento de que a fisioterapia faz parte das ciências da saúde, você já pode imaginar que disciplinas como anatomia e fisiologia humana estão presentes na grade curricular da graduação, certo? Certo, mas não é só isso não!
Na faculdade de fisioterapia utilizam-se métodos e técnicas fundamentadas nas Biociências para a formação de um profissional de qualidade: anatomofisiologia, pato cinesiologia, biomecânica, biofísica, bioquímica e cinesiologia, assim como das ciências humanas, respeitando os princípios éticos, bioéticos, morais e culturais do indivíduo e da coletividade.
Afinal, por que fazer uma graduação em Fisioterapia?
“Atualmente a fisioterapia possui uma série de ramificações e campos distintos, como o estético, o esportivo e o do trabalho.”, conforme bem pontua o site. Em uma entrevista com alguns profissionais da área da fisioterapia, é possível perceber o quanto a profissão de fisioterapeuta não é apenas necessária, mas também empática e com um papel intenso no dia a dia das pessoas.
Além disso, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – Ipea, afirma que a Fisioterapia foi uma das carreiras de nível superior que mais geraram empregos no Brasil nos últimos anos, indo além de alguns números de vagas para profissões de advogados e médicos.
Também, a graduação em fisioterapia te proporciona oportunidades de trabalhar com especialidades diversas, tais como fisioterapia em acupuntura; fisioterapia aquática; fisioterapia cardiovascular; fisioterapia dermatofuncional; fisioterapia esportiva; fisioterapia em gerontologia; fisioterapia do trabalho; fisioterapia neurofuncional; fisioterapia em oncologia; fisioterapia respiratória; fisioterapia traumato-ortopédica; fisioterapia em osteopatia; fisioterapia em quiropraxia; fisioterapia em saúde da mulher e fisioterapia em terapia intensiva.
Logo, se você deseja trabalhar com algo que te motive a entender as dores das pessoas e usar seus conhecimentos para auxiliar na cura, reabilitação e estabilização delas, a graduação em fisioterapia pode ser o seu lugar.
Perfil profissional do Fisioterapeuta
Como já foi dito, o profissional fisioterapeuta irá trabalhar com as mais diversas situações de reabilitação física e para isso é necessário empatia e um perfil otimista. Você, constantemente, enfrentará, junto aos pacientes, situações que demandarão um tempo maior de recuperação e, naturalmente, é possível que o paciente se sinta desmotivado e desanimado.
Ou seja, como fisioterapeuta, é importante que você tenha um perfil calmo, paciente, extremamente investigador e curioso, buscando sempre encontrar os melhores tratamentos e soluções para os pacientes.
Como é o mercado de trabalho na Fisioterapia?
O mercado de trabalho da fisioterapia é bastante amplo, sendo a área de terapia intensiva uma das em maior momento de expansão. Porém, existem outros segmentos em destaque também, tais como a traumato-ortopedia; neuro funcional, fisioterapia respiratória, dentre outras, já citadas e reconhecidas pelo CONFITTO. O fisioterapeuta tem a possibilidade de atuar em sua própria clínica ou prestar serviços em academias, por exemplo, o que já aumenta suas oportunidades de ganho financeiro. Já que você conhece agora tudo sobre o curso de Fisioterapia, é hora de investir em seu futuro. Conheça mais sobre a profissão e a graduação do UNITPAC, inicie seus estudos e aposte em sua carreira profissional!