Residência Médica em Cirurgia Geral
A Carreira em Residência Médica em Cirurgia Geral é uma das las Pós graduação do Saúde e Medicina que dita a Faculdade Albert Einstein.
Duraçao: 3 ANOS.
O título do Residência Médica em Cirurgia Geral é o título atribuído pela Faculdade Albert Einstein para carreira Especialização em Medicina.
SOBRE O CURSO
Nosso programa é constituído por treinamento clínico na beira do leito, treinamento em simuladores (Centro de Simulação Realística - CSR) de experimentação (Centro de Experimentação e Treinamento em Cirurgia - CETEC), carga didática com aulas, seminários e discussão de artigos científicos. Os residentes serão supervisionados e atuarão em conjunto com a equipe multiprofissional e serão responsáveis por procedimentos invasivos. Os residentes terão inúmeras oportunidades de aprendizado e treinamento especializado em todos os aspectos da cirurgia geral.
Diploma
Especialista em Cirurgia Geral
PERFIL DO ALUNO
Médicos.
Acesso Direto:
Este programa de Residência Médica é considerado "Acesso Direto" não exigindo comprovação de um pré-requisito de outro programa credenciado pela Comissão Nacional de Residência Médica - CNRM.
DIFERENCIAIS
As primeiras semanas da residência são integralmente dedicadas ao treinamento teórico-prático no Centro de Experimentação e Treinamento em Cirurgia (CETEC). Nesses estágios os residentes do primeiro ano terão a oportunidade de aprimorar suas habilidades em técnica cirúrgica. Além de revisar temas essenciais para o dia-a-dia na residência.
Ao longo da residência os médicos residentes terão a oportunidade de conhecer os diversos serviços do Hospital Israelita Alberto Einstein e nos hospitais municipais coordenados pela SBIBAE.
Hospital Municipal Vila Santa Catarina:
Hospital do SUS porta fechada e referência em alta complexidade no município de São Paulo. Nesse local os residentes terão a oportunidade de vivenciar cirurgias de média e alta complexidade nas seguintes áreas:
Gastrocirurgia Oncológica: Alto volume de laparoscopia, mesmo em cirurgias de maior porte: gastrectomias laparoscópicas (média de 5/mês), esofagectomias (média de 2/mês), hepatectomias laparoscópicas (média de 2/mês) e duodenopancreatectomias (média de 2/mês).
Coloproctologia: São realizadas em torno de 25 colectomias por mês, incluindo amputações abdominoperineais com necessidade de cirurgia plástica para reconstrução perineal. Mais de 90% dos casos são realizados por via laparoscópica.
Urologia: Prostatectomias, cistectomias e nefrectomias (abertas e laparoscópicas), ureterolitotripsias e RTUs. A grande maioria dos procedimentos são minimamente invasivos, com material de última geração. O residente fará parte integral do programa de residência de Urologia, rodando em conjunto com os R3, R4 e R5 da especialidade.
Cirurgia Torácica: Segmentectomias e lobectomias, a sua maioria por toracoscopia minimamente invasiva. Além de procedimentos de menor complexidade como drenagem de tórax e traqueostomias.
Transplante Hepático: Média de 70-90 transplantes hepáticos por ano.
Cirurgia Vascular: Realização de cirurgias de maior porte como correção de aneurismas por via endovascular e/ou aberto. Além de procedimentos de menor complexidade como passagem de cateteres para quimioterapia. O residente fará parte integral do programa de residência de Cirurgia Vascular da instituição, rodando em conjunto com os R3 e R4 da especialidade.
Hospital Municipal M'boi Mirim:
Serviço de cirurgia geral com pronto socorro referenciado e altíssimo volume cirúrgico de urgência, especialmente de laparotomias decorrentes de abdome agudo. Nesse local os residentes terão contato com um serviço de urgência do SUS e serão parte integral do cuidado de pacientes cirúrgicos internados.
Além do estágio cirurgia geral, no HMMBM os residentes irão rodar também com as equipes de cirurgia vascular, urologia e cirurgia pediátrica.
Hospital Israelita Albert Einstein - Morumbi:
Onde irá ver atendimentos particulares com tecnologia de ponta. Os residentes irão rodar na UTI do HIAE, onde terão a oportunidade de ter contato com doentes críticos e discussões acadêmicas de elevado nível.
Nesse local também, os residentes terão contato com diferentes serviços como a Radiologia e Radiologia Intervencionista.
Todos os estágios duram entre 3 e 5 semanas.
Durante toda sua formação os residentes terão contato com um corpo clínico e equipe multiprofissional de altíssima qualidade e poderão vivenciar tecnologias de última geração. No programa de cirurgia geral os residentes conhecer vivenciar o melhor da saúde pública e privada de nosso país.
PROPORÇÃO DE TEMPO EM ATIVIDADE ASSISTENCIAL E DE ESTUDO MONITORADO:
Atividades práticas 90%
Atividades teóricas 10%
PROPORÇÃO ENTRE EQUIPAMENTO PRÓPRIO (HIAE) E CAMPOS DE ESTÁGIO EM OUTRAS INSTITUIÇÕES PARCEIRAS
85% Hospital Israelita Albert Einstein:
HIAE Unidade Morumbi
Hospital Municipal Vila Santa Catarina
Hospital Municipal M’Boi Mirim
15% Instituições Parceiras:
São realizados alguns estágios em outras instituições (Hospital Darcy Vargas, Hospital das Clínicas da FMUSP)