Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo

A Carreira em Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo é uma das las Bacharelado do Arquitetura e Urbanismo que dita a Faculdade Concórdia.

Duraçao: 5 ANOS.

O título do Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo é o título atribuído pela Faculdade Concórdia para carreira Bacharelado em Arquitetura.

O objetivo do Curso de Arquitetura e Urbanismo da FACC – Faculdade Concórdia é formar profissionais conscientes da realidade socioeconômica e cultural da região Sul e oeste de Santa Catarina, qualificados para atuar no desenvolvimento de projetos arquitetônicos, planejamento urbano e regional, tecnologia da construção e meio ambiente, considerando a visão de ocupação do território, características ambientais e repercussão social das interferências arquitetônicas e urbanísticas no meio e na sociedade.

Como objetivos específicos, o Curso de Arquitetura e Urbanismo da FACC – Faculdade Concórdia busca:

• Formar Arquitetos e Urbanistas aptos a atuar nas mais diversas áreas da atividade profissional, previstas na Lei Federal n° 12.378, de 31/12/2010, que tanto regulamenta o exercício da Arquitetura e Urbanismo quanto cria os conselhos profissionais de Arquitetura e Urbanismo;
  • Proporcionar a formação profissional, através da estruturação do currículo pleno do curso, de acordo com as diretrizes estabelecidas pela Resolução CNE/CES n° 2, de 17/06/2010, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo;
  • Incentivar a pesquisa acadêmica e envolvimento do aluno em atividades relacionadas a esta prática;
  • Envolver os acadêmicos em atividades relacionadas à prestação de serviços à comunidade, sempre respeitando princípios éticos, de sustentabilidade, e valorizando a formação profissional enquanto instrumento de intervenção e transformação sociocultural.

PERFIL DO PROFISSIONAL

Sólida formação de profissional generalista, aptidão de compreender e traduzir as necessidades de indivíduos, grupos sociais e comunidade, com relação à concepção, organização e construção do espaço interior e exterior, abrangendo o urbanismo, a edificação e o paisagismo, a conservação e a valorização do patrimônio construído, a proteção do equilíbrio do ambiente natural e a utilização racional dos recursos disponíveis.

O currículo pleno do curso, bem como as atividades propostas e planejadas para o desenvolvimento do mesmo, caracterizam a sólida formação em práticas projetuais em diferentes escalas, sendo o egresso apto a integrar conhecimentos técnicos, teóricos, históricos e estéticos em propostas projetuais, utilizando as diversas expressões contemporâneas do desenho. Além de ser capacitado para propor soluções projetuais para problemas já conhecidos, o egresso consegue identificar novas questões, investigá-las e elaborar propostas projetuais que as resolvam, ou contribua para resolvê-las, tanto no âmbito da arquitetura, para as mais diversas finalidades, quanto no âmbito da paisagem e do território.

MERCADO DE TRABALHO

Dentro da área, o profissional pode atuar em projetos de arquitetura, planejamento urbano, paisagismo, projetos complementares, arquitetura de interiores, patrimônio histórico e restauração, arquitetura industrial, entre outras subáreas que compõem a multidisciplinaridade da formação.

Com o aquecimento da construção e significativo crescimento das cidades, o arquiteto e urbanista desfruta de um mercado em ampla expansão, tanto em grandes cidades como em pequenos territórios em desenvolvimento.

O trabalho do arquiteto e urbanista é sempre muito envolvente. Além de ter a criatividade sempre estimulada, a profissão proporciona contato direto com planejamento, tecnologias, materiais e métodos construtivos, exigindo do profissional constante atualização no que se refere a tendências e mercado.