Bacharelado em Enfermagem
A Carreira em Bacharelado em Enfermagem é uma das las Bacharelado do Saúde e Medicina que dita a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.
Duraçao: 8 SEMESTRES.
Conteúdos: 43.
A Graduação em Enfermagem da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo iniciou suas atividades didático-pedagógicas em 26 de março de 2001. As bases do curso de Enfermagem estão fundamentadas no ser humano, tendo como foco a assistência, bem-estar, prevenção e promoção da saúde em diferentes âmbitos.
O curso obteve, em 2018, o Conceito 5 de reconhecimento pelo INEP (MEC), o que o coloca como referência nacional de excelência em termos de ensino, pesquisa e extensão. O curso recebeu quatro estrelas na avaliação de cursos superiores realizada pelo Guia do Estudante Profissões – Vestibular 2019.
O curso conta com uma estrutura pedagógica alinhada às atuais transformações científicas e sociais, visando à formação de profissionais competentes para atuar no mercado de trabalho atual e encarar os desafios relacionados à saúde pública. Desde o início, o aluno passa por uma intensa vivência prática no complexo hospitalar da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, proporcionando plenas condições de atuação e desenvolvimento das habilidades necessárias para exercer de forma ética e humana a profissão.
A Renovação do Reconhecimento do Curso de Enfermagem ocorreu pela Portaria SERES nº 01/2012, de 06/01/2012, publicada em 09/01/2012. Avaliado com a Nota A pelo Conselho Nacional de Educação e autorizado pela Portaria nº 2.146/2000, de 22/12/ 2000, do Ministério da Educação, o curso apresenta seu projeto político-pedagógico dentro dos princípios que regem as Leis da Educação Nacional, enunciado no texto Constitucional – a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional No. 9394/96.
Turno: Noturno
Vagas: 80 vagas (semestral)
O curso, mantido pela Fundação Arnaldo Vieira de Carvalho, tem suas bases assentadas na sua concepção de Homem, Contexto, Enfermagem, Processo Saúde-Doença e Currículo, assim resumidos:
- Homem: ser com capacidade de pensar, sentir, agir; sujeito da prática educativo-crítica, participante da experiência política/ideológica; pedagógica/estética e ética, no processo ensinar-aprender.
- Contexto: lócus de realização do processo ensino-aprendizagem, de inserção precoce dos estudantes, com oportunidade de interação na, com e para a comunidade, pela criação de um vínculo que legitime a sua atuação.
- Enfermagem: prática social, inserida no processo de trabalho em saúde, entendida como atividade adequada a um fim e que envolve objeto, agente e meios/instrumentos. Sua especificidade advém de seus meios/instrumentos de trabalho, ou seja, sua forma de intervenção na realidade, voltada à transformação dos perfis clínico-epidemiológicos.
- Processo Saúde-Doença: espaço de atuação do profissional enfermeiro, determinado pelo trabalho e estilos de vida, demonstrados nos perfis clínicos-epidemiológicos.
- Currículo: totalidade das situações de ensino-aprendizagem, planejadas e organizadas, que proporcionem experiências direcionadas para o alcance dos objetivos educacionais propostos.
OBJETIVOS
- Desenvolver um curso voltado à formação de profissionais com competência técnico-científica e ético-político-social-educativa, na apropriação e criação do conhecimento;
- Instituir um currículo, como instrumento básico de organização, que incorpore os valores e os princípios que norteiam a concepção Institucional de educação;
- Possibilitar ao estudante o desenvolvimento da sua capacidade de compreender crítico/reflexivamente, a ampla gama de questões sociais, políticas, econômicas e científicas, que envolvem a atuação do profissional de Enfermagem;
- Fornecer uma sólida base técnico-científica que implique no contato direto com os processos envolvidos na produção científica;
- Assegurar uma formação científica que permeie todo o currículo, propiciando a iniciação científica na realização de investigações voltadas ao desenvolvimento e consolidação do conhecimento em Enfermagem;
- Favorecer a discussão técnico-científica e ética que se reporte à formação de posturas e atitudes que se faça presente durante todo o desenvolvimento do curso;
- Considerar as transformações pelas quais a prática da Enfermagem passou, no país, e repensar a sua função social, reconfigurando-a frente às novas demandas de saúde.
ÁREAS DE ATUAÇÃO
O profissional graduado em Enfermagem pode atuar em diversas áreas da saúde:
- Assistencial: hospitais e resgate em emergências, Unidades Básicas de Saúde (UBS), creches e escolas, consultórios, empresas e atendimento domiciliar;
- Gerenciamento: consultorias, assessorias, auditorias e equipes de enfermagem;
- Ensino: nível médio, graduação e pós-graduação (especialização, mestrado e doutorado); e
- Pesquisa: experimental, clínica, teórica, epidemiológica.