Universidade do Vale do Sapucaí

A Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) é mantida pela Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (FUVS). Foi fundada em 25 de novembro de 1964, e ao longo de sua existência já formou mais de 10 mil profissionais. Oferece educação nos níveis de Graduação e Pós-Graduação, sempre visando compatibilizar a produção de conhecimento e o desenvolvimento das habilidades de seus alunos com as atuais demandas do mercado de trabalho. Ao todo são 19 cursos de Graduação, 33 cursos de Pós-Graduação Lato Sensu (Especialização e MBA), 03 cursos de Mestrado e 01 Doutorado.

A Univás está localizada na cidade de Pouso Alegre, no Sul de Minas Gerais, às margens de duas importantes rodovias do país, a Rodovia Fernão Dias (BR-381) e a Rodovia Juscelino Kubitschek (BR-459), área estratégica de acesso aos três maiores centros de produção e consumo do país (São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro). A cidade possui ainda um dos melhores índices de qualidade de vida do Brasil. É um centro industrial, comercial e educacional e está próxima das Estâncias Hidrominerais, Circuito das Malhas e Vale da Eletrônica.

Um grande diferencial do ensino oferecido pela Univás na área de saúde é contar com um hospital universitário. O Hospital das Clínicas Samuel Libânio (HCSL) é referência para 54 municípios do Sul de Minas e atende uma população estimada em mais de 2 milhões e 600 mil pessoas.

A FUVS oferece educação em todos os níveis. Agrega desde o Colégio do Vale do Sapucaí - Anglo, com formação da Educação Infantil e Ensino Médio, o Colégio João Paulo II, que propicia formação em nível técnico, até as faculdades de Ciências da Saúde, de Filosofia, Ciências e Letras com Graduação e Pós Graduação.

A Universidade do Vale do Sapucaí (Univás), com sede em Pouso Alegre, no sul de Minas Gerais, é uma instituição com mais de 45 anos de experiência no ensino abrangendo as áreas de humanas, exatas e biológicas. Reconhecida nacional e internacionalmente, a Univás ministra cursos nas mais diversas áreas do conhecimento nos níveis de Extensão, Graduação e Pós-Graduação Stricto Sensu e Lato Sensu.

A Univás possui um corpo docente (em sua maioria) composto de mestres e doutores, além de apresentar uma excelente infraestrutura de laboratórios, bibliotecas e um hospital universitário. A instituição de ensino realiza também diversas atividades e projetos de extensão em apoio e parceria com as comunidades local e regional.

A pesquisa científica, institucionalizada e de qualidade, faz parte do compromisso fundamental nos pilares essenciais da Universidade: Ensino, Pesquisa e Extensão.

Como instituição a serviço da sociedade, a Univás é comprometida com a formação de cidadãos conscientes e competentes para o mercado de trabalho. Na formação continuada de seus egressos, a Universidade respeita as diferenças, prioriza a qualidade e, principalmente, reafirma seu compromisso com a educação e a produção de conhecimento.

Atualmente, a Univás está classificada como a segunda melhor universidade particular de Minas Gerais, conforme o Índice Geral de Cursos (IGC), divulgado anualmente pelo Inep/MEC, imediatamente após a divulgação dos resultados do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade).

Missão

A Missão da Univás é contribuir para a formação de indivíduos éticos, socialmente responsáveis e competentes, que possam ser elementos de transformação social na construção de um mundo sempre mais justo, livre e democrático.

Valores

Dentre os Valores da Univás, destaca-se a promoção do ser humano, enquanto artífice da sociedade. Para atingir esse valor, centra-se no diálogo e no trabalho em equipe; tem como base responsabilidade social e, como princípio, o respeito aos direitos humanos, o comprometimento com a justiça, a verdade e a ética, por meio de uma prática reflexiva e humanística.

Em 2024, La Universidade do Vale do Sapucaí dita 5 carreiras universitarias. Entre suas carreiras universitarias, você pode estudar algumas de suas 5 bacharelados.
La Universidade do Vale do Sapucaí atualmente não dita carreiras online, bacharelados online, engenharias online ni pos-graduação online.

Carreiras Universitarias

Bacharelados