Bacharelado em Enfermagem
A Carreira em Bacharelado em Enfermagem é uma das las Bacharelado do Saúde e Medicina que dita a Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora.
Duraçao: 10 SEMESTRES.
SOBRE O CURSO
A profissão de Enfermagem nasceu como prática social ligada a vida humana em todos os parâmetros, na questão da prevenção, promoção e reabilitação da saúde. O Curso de Enfermagem da Suprema busca formar profissionais com competência técnica, científica e humanística a fim de manter e estabelecer a saúde das pessoas. O curso prepara o estudante para intervir nos processos de saúde e de doença, com responsabilidade ética e social.
O enfermeiro está apto a atuar na enfermagem geral, de urgência, domiciliar, na gestão, ensino, entre outras áreas. É atualmente uma das profissões que mais geram empregos no país.
Objetivos do Curso
Para atingir o perfil estabelecido para o enfermeiro, o curso de graduação em Enfermagem da FCMS/JF se propõe a criar situações de ensino-aprendizagem que possibilitem preparar profissionais competentes, críticos e criativos na perspectiva da formação do capital intelectual, aptos para atuar no mercado de trabalho, na atual conjuntura social, política e cultural.
Esta conjuntura requer profissionais capazes de criar ou redescobrir caminhos na área da Enfermagem, que respondam às demandas impostas pela sociedade globalizada.
DIFERENCIAL
A FCMS/JF oferece ao estudante de Enfermagem cenários de prática diversificados que possibilitam o desenvolvimento de habilidades e competências necessárias à prática profissional. Para tal, possui laboratórios bem equipados, hospital de ensino conveniado, parcerias com hospitais gerais e especializados, unidades básicas de saúde, abrigo de idosos, creches e ONGs.
O Programa Integrador é um dos componentes centrais da estrutura do curso de Enfermagem. Articula teoria-prática, integra a Faculdade ao meio social local e regional, bem como todos os Cursos. Visa ao ensino, à pesquisa e à extensão, baseando-se na aprendizagem significativa e na problematização. Eixos norteadores: saúde individual, saúde coletiva, processo de trabalho e educação para a saúde. Ocorre do 2º ao 4º períodos do Curso.
A FCMS/ JF dispõe ainda de diversos setores e iniciativas, como suporte às atividades dos cursos:
- Núcleo de Apoio ao Discente e ao Docente (NADD), visando à formação integral do cidadão ético e de seu desenvolvimento consciente e responsável. Por compreender a singularidade do trabalho na área da saúde, o NADD foi idealizado com o objetivo de proporcionar atendimento a seus estudantes, pais ou responsáveis, diretores, coordenadores dos cursos, docentes e funcionários técnico-administrativos que estabeleçam relação direta ou indireta com os estudantes, professores e coordenadores.
- Núcleo de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (NDCT) coordena e promove a articulação e o desenvolvimento das ações de iniciação cientifica com as orientações da política de desenvolvimento científico e tecnológico da FCMS/JF. A indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão fundamentam as ações de ensino-aprendizagem no desenvolvimento do raciocínio científico e da postura investigativa.
- Comissão Própria de Avaliação (CPA): visando à melhoria da qualidade do ensino oferecido, a FCMS/JF instituiu o processo de Auto-Avaliação Institucional, em 2004, apoiada em critérios de transparência, representatividade e legitimidade. Para isso, busca-se acompanhar o andamento das atividades realizadas internamente e as repercussões destas na comunidade regional.
- Comitê de Ética em Pesquisa (CEP): registrado na CONEP/CNS/MS em 16 de maio de 2006.
- Bolsa de Iniciação Cientifica, Bolsa Desempenho: os estudantes poderão ser beneficiados com descontos reais na mensalidade a partir de bolsas de iniciação científica (edital próprio) e também através da premiação daqueles com melhores notas do curso.
PERFIL DO EGRESSO
Espera-se que o enfermeiro formado pela FCMS/JF apresente competências e habilidades para atuar na coordenação do processo de trabalho da Enfermagem, na qualificação de seus agentes e no desenvolvimento de ações cuidativas, educativas, gerenciais e de pesquisa junto ao indivíduo, à família e à coletividade; que tenha conhecimento técnico-cientifico, habilidades e compromisso para intervir de forma ética e política, observando os aspectos relacionados à valorização e defesa da vida; atender às necessidades de saúde do individuo no seu contexto biopsico-sociocultural, levando em consideração tanto o perfil epidemiológico da população local e regional, como a legislação e as instituições onde as ações serão realizadas, em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Enfermagem, constantes na Resolução CNE/CES nº 03/2001 e no Projeto Pedagógico Institucional dessa Faculdade.
ÁREAS DE ATUAÇÃO
O enfermeiro atua na proteção, na promoção e na recuperação da saúde, bem como na prevenção de doenças. Em hospitais, é indispensável em todos os setores. Um importante campo de trabalho é o da saúde coletiva, na qual o profissional atua na promoção da saúde e na prevenção de doenças, realizando também trabalhos educativos nas comunidades.
A profissão está regulamentada pela Lei n.º 7.498, de 25/06/86, e pelo Decreto Federal n.º 94.406, de 08/06/87. O enfermeiro tem um amplo campo de atuação: hospitais, Unidades Básicas de Saúde, creches, berçários, indústrias, escolas, clínicas, atendimentos domiciliares, nos diversos órgãos do governo tais como: Forças Armadas, Ministério da Saúde, Secretarias de Saúde Municipais e Estaduais, como profissional liberal em consultórios particulares, prestando assessoria e consultoria; em entidades da categoria tais como a Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn), Conselho Federal de Enfermagem (COFEn), Conselho Regional de Enfermagem (COREn) e Sindicatos dos Enfermeiros; na área da educação na formação dos profissionais de enfermagem de nível médio e universitário.
As terapias alternativas também compõem o campo de atuação do enfermeiro, reconhecido no ano de 1997 pelo Conselho Federal de Enfermagem, que incluem Acupuntura, Terapia Floral, Fitoterapia e Toque Terapêutico.