Bacharelado em Medicina
A Carreira em Bacharelado em Medicina é uma das las Bacharelado do Saúde e Medicina que dita a Faculdade de Medicina de Campos.
Duraçao: 12 SEMESTRES.
SOBRE O CURSO
O Curso de Medicina da FMC iniciou seu funcionamento em 1967, autorizado pelo Decreto n.º 61.380 de 18/9/1967, publicado no D.O.U de 21 de setembro de 1967. Obteve seu primeiro reconhecimento através do Decreto nº 71814 de 07/02/1973, publicado no 20 D.O.U de 7 de fevereiro de 1973 e Renovação de Reconhecimento pela Portaria nº 383 de 8/2/2011, publicado no D.O.U de 6 de maio de 2011. Em 2014, considerando os resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) e o Conceito Preliminar de Curso (CPC), o Curso obteve seu reconhecimento renovado automaticamente. Desde seu início até o ano de 2016, a FMC formou 45 turmas num total de 3813 médicos.
A análise detalhada do modelo pedagógico do Curso de medicina passou a ocorrer a partir de 1993, com a integração da instituição à Comissão Interinstitucional Nacional de Avaliação do Ensino Médico (CINAEM). O modelo pedagógico, vigente nessa época, obedecia ao paradigma da educação médica nacional de então, centrado no biológico, cartesiano, com disciplinas divididas em ciclo básico e ciclo clínico, com internato de um ano e rodízio nas quatro áreas básicas, com práticas laboratoriais nos primeiros anos e hospitalares, nos subsequentes.
Entretanto, a estrutura curricular apresentou, desde o princípio, uma menor oferta de disciplinas voltadas para especialidades, e com prioridade para as de clínica médica, cirurgia, pediatria e toco-ginecologia.(REVISTA FMC, 2002) O currículo era baseado em disciplinas e sem integração entre elas e com contato tardio dos discentes com o paciente. As atividades práticas eram essencialmente hospitalares, o que favorecia uma visão especializada e atípica da medicina.
Buscando desenvolver as propostas apresentadas pela CINAEM (Revista do Centro de Estudos/Faculdade de Medicina de Campos, 2002), foram introduzidas várias mudanças que contribuíram para o modelo pedagógico atual, alicerçado nas determinações expressas nas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Medicina.