Bacharelado em Medicina
A Carreira em Bacharelado em Medicina é uma das las Bacharelado do Saúde e Medicina que dita a el Centro Universitário de João Pessoa.
Duraçao: 6 ANOS.
SOBRE O CURSO
A faculdade de Medicina do UNIPÊ é de educação integral, com foco no desenvolvimento humano, cidadania ativa, ética, humanização, desenvolvimento da Região e a promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde e do bem-estar coletivo.
Este bacharelado em Medicina adota a formação acadêmica pautada na totalização do ensino, pesquisa e extensão, bem como na conexão entre o ensino, o serviço e a comunidade, por meio de sequências de atividades teóricas e práticas que resultam na integração completa, do primeiro ao último período do curso.
Utiliza critérios da interdisciplinaridade, contextualização da informação e experiências prévias do aluno, apoiadas no professor como facilitador do processo e levando-se em conta as questões sociais da saúde, com ênfase no Sistema Único de Saúde (SUS).
O Curso de Medicina do UNIPÊ, avaliado com conceito 4 pelo MEC, forma um profissional pautado em princípios éticos, qualificado com base no rigor científico e capaz de intervir em situações de saúde-doença que fazem parte do perfil epidemiológico nacional.
O futuro médico estará preparado para promover a saúde integral do ser humano com senso de responsabilidade social e compromisso com a cidadania.
Duração do curso de Medicina
Por se tratar de um curso com uma grade curricular mais extensa, o curso de Medicina tem duração de seis anos, divididos em 12 semestres. No entanto, caso os estudantes desejem se especializar, a duração pode aumentar.
MERCADO DE TRABALHO DE MEDICINA
Após a graduação, boa parte dos profissionais opta por montar seu próprio consultório particular ou em regime de cooperativa, mas a maioria está no serviço público, em hospitais, Unidades Básicas de Saúde (UBS), Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASFs) e de Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).
O setor filantrópico e a atividade docente em Medicina também são opções. Também há serviços de atenção:
- Domiciliar;
- Ambulatorial;
- Pré-hospitalar;
- Hospitalar;
- Urgência-emergência;
- Escolas;
- Creches;
- Instituições para idosos.
Na iniciativa privada, médicos atuam conveniados a empresas de planos de saúde, hospitais, clínicas, clubes e centros de pesquisa. O médico, assim que se forma, atende como clínico-geral.
Prosseguindo os estudos na pós-graduação, define a especialização em que deseja atuar. Após colar grau, o médico deve fazer inscrição no Conselho Regional de Medicina (CRM) de seu estado a fim de obter a Carteira Profissional Médica.
ÁREAS DE ATUAÇÃO
Para que os estudantes do curso tenham uma formação completa, a Unipê conta com três residências médicas, com atuação nas seguintes especialidades:
- Ginecologia e Obstetrícia;
- Clínica Médica;
- Medicina de Famílias e Comunidade.
Atualmente, há mais de 50 possibilidades de especialidades médicas que são reconhecidas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). Conheça algumas das principais especialidades:
- Cardiologia;
- Cirurgia plástica;
- Dermatologia;
- Geriatria;
- Infectologia;
- Neurologia;
- Oncologia;
- Ortopedia;
- Pediatria;
- Psiquiatria.
No entanto, para o aluno que desejar atuar como clínico geral e não completar uma residência, as possibilidades podem ser ainda mais vantajosas, já que há um aumento da demanda por médicos com perfil generalista, tanto na rede pública, como na privada.
DIFERENCIAIS
Nossa estrutura é referência em todo o Nordeste. Os alunos da graduação em Medicina contam com o mais completo espaço de prática, onde realizam atendimentos e simulam técnicas:
- Complexo Laboratorial e Clínica-Escola de Enfermagem Florence Nightingale (COLACE);
- Laboratórios preparados para a realização de atividades práticas de acordo com os princípios éticos e de biossegurança.
- Infraestrutura adequada, acessibilidade, materiais e equipamentos modernos, além de toda organização necessária para proporcionar um aprendizado prático que tenha como finalidade a aplicação do que foi adquirido na teoria.
- Os estágios acontecem em espaços físicos de instituições conveniadas, como hospitais e unidades Básica e Avançada de Saúde, cenários em que o estudante vivenciará as áreas de Atenção à Saúde, Gestão em Saúde e Educação em Saúde.
Um lado também importante do aprendizado são as monitorias e demais atividades complementares, como projetos de pesquisa e extensão, visitas técnicas, palestras e workshops no decorrer dos semestres.