Mestrado Profissional em Educação para o Ensino na Área de Saúde
A Carreira em Mestrado Profissional em Educação para o Ensino na Área de Saúde é uma das las Mestrado do Saúde e Medicina que dita a Faculdade Pernambucana de Saúde.
Duraçao: 690 HORAS.
Conteúdos: 10.
O título do Mestrado Profissional em Educação para o Ensino na Área de Saúde é o título atribuído pela Faculdade Pernambucana de Saúde para carreira Mestrado em Saúde.
SOBRE O CURSO
O Mestrado Profissional em Educação para o Ensino na Área de Saúde da Faculdade Pernambucana de Saúde foi criado em 2011, com o intuito de contribuir com a resolução de problemas reais identificados na prática profissional, fortalecendo assim a educação e o ensino em saúde na região Nordeste.
Trata-se de um programa stricto sensu de cunho multiprofissional que discute de forma ativa e inovadora as dimensões dos processos cognitivos de aprendizagem, pesquisa e elaboração de projetos, além da gestão de processos educacionais na saúde, com ênfase na análise e (re)desenho curricular, desenvolvimento de expertise e de produtos educacionais, habilidades profissionais e práticas docentes nos múltiplos ambientes de ensino-aprendizagem da saúde com foco nas metodologias ativas de ensino e com a participação de docentes e discentes na construção colaborativa do conhecimento.
O principal objetivo do programa é prover formação técnico-científica pós-graduada a docentes, preceptores e profissionais que comprovadamente atuam em processos educacionais na área de ensino em saúde tornando-os altamente qualificados para identificar problemas reais e buscar soluções, formando um perfil de profissional mais crítico, reflexivo e inovador, capaz de intervir e impactar positivamente na sua área de atuação.
O curso é regulamentado pela Coordenação de aperfeiçoamento de Pessoal de nível Superior (CAPES). Vide Portaria DOU nº609, de 14 de março de 2019.
PÚBLICO-ALVO
Profissionais de nível superior que possuam vínculo com atividades ou processos pedagógicos formais na área de docência, gestão, supervisão ou preceptoria nos diversos campos de atuação e níveis de ensino na área da saúde.
OBJETIVOS
Objetivo Geral
O Mestrado Profissional em Educação para o Ensino na Área de Saúde tem por objetivo prover formação técnico-científica pós-graduada a docentes, preceptores e profissionais de nível superior que comprovadamente atuam em processos educacionais na área da saúde.
Objetivos Específicos
Promover formação altamente qualificada, de forma que profissionais, preceptores e docentes produzam conhecimento e desenvolva habilidades para o desenvolvimento de docência e pesquisas em ensino na área da saúde a partir da identificação de problemas reais de sua prática profissional, utilizando-se de metodologias ativas de ensino-aprendizagem;
Promover o desenvolvimento de profissionais, preceptores e docentes mais críticos, reflexivos e inovadores, capazes de avaliar processos de ensino, desenvolver produtos, gerir e promover ações e mudanças inovadoras dentro do seu ambiente profissional, tanto na esfera pública quanto privada;
Promover formação interprofissional conferindo capacidade técnica, pedagógica e científica ao discente, voltada para o desenvolvimento de educação permanente, além de avaliação, produtos e ações educacionais com foco na atenção à saúde integral e de melhor qualidade, comprometida com o fortalecimento e consolidação do SUS.
ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO E LINHAS DE PESQUISA
ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: Educação na Área de Saúde
Linhas de Pesquisa:
ESTRATÉGIAS, AMBIENTES E PRODUTOS EDUCACIONAIS INOVADORES: investiga como o processo de ensino-aprendizagem promove o desenvolvimento de competências profissionais (conhecimentos, habilidades e atitudes), destacando a utilização de diferentes estratégias e ambientes educacionais com ênfase em metodologias ativas. Propõe o desenvolvimento de produtos educacionais como agentes transformadores para a educação e o ensino na área de saúde, considerando o contexto e as especificidades regionais.
PLANEJAMENTO, GESTÃO E AVALIAÇÃO DE PROCESSOS EDUCACIONAIS: propõe estratégias de planejamento e de gestão educacional enfatizando os processos organizacionais, de liderança, gestão do conhecimento, bem como o desenvolvimento de modelos instrucionais de análise e (re)desenho de currículos na área da saúde. Destaca abordagens inovadoras de avaliação de aprendizagem em ambientes educacionais e cenários de prática.
REGIME DE AULAS
A oferta dos módulos (disciplinas) acontece nas sextas-feiras (17h às 22h) e sábados (8h às 18h), quinzenalmente.
Os horários de acompanhamento e desenvolvimento da dissertação são definidos em conjunto com o orientador ao longo da semana.
PROCESSO SELETIVO 2022-2023
São oferecidas anualmente, 30 (trinta) vagas para o Curso de Mestrado Profissional em Educação para o Ensino na área de Saúde da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS) disponibilizadas através de edital público.
O concurso conta com as seguintes etapas:
1ª Etapa: Prova escrita (Prova de conhecimentos específicos discursiva e prova escrita discursiva de compreensão de língua inglesa
2ª Etapa: Análise de Currículo Lattes
3ª Etapa: Análise do pré-projeto
4ª Etapa: Entrevista
AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM
Nosso curso de Mestrado é presencial, e como parte integrante das metodologias ativas, principalmente considerando a expertise da FPS com a utilização da Aprendizagem Baseada em Problemas, os estudantes são estimulados a utilizarem como ferramenta de apoio um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) como parte integrante das suas atividades para discussão de objetivos de aprendizagem dos grupos tutoriais, contato com os colegas para troca de informações em grupos de discussão ou mesmo com os docentes do mestrado ao longo do curso.
O uso dessa ferramenta facilita o acompanhamento dos estudantes considerando o intervalo entre as atividades de sala de aula na FPS. É também um ambiente utilizado para disponibilização de notas das atividades e para dar e receber feedback entre coordenação, discentes e docentes.
ESTRUTURA CURRICULAR
Módulo e Carga horária
- O Mestrado Profissional em Educação para o Ensino na Área de Saúde tem um mínimo 46 (quarenta e seis) créditos distribuídos em módulos (disciplinas), sendo 24 (vinte e quatro) créditos correspondentes aos módulos (disciplinas) obrigatórios, 04 (quatro) créditos correspondentes aos módulos (disciplinas) optativos e 18 (dezoito) créditos correspondentes a elaboração e defesa do trabalho de conclusão de curso (dissertação).
- No total, o curso terá uma carga horária mínima de 690 horas.
- Será exigido um mínimo de 75% (setenta e cinco por cento) de frequência nos módulos (disciplinas) cursados;
- Os módulos (disciplinas) serão ministrados em forma de exposição, seminários, discussão em grupo, trabalhos práticos, investigação, estágios ou outros procedimentos didáticos próprios de cada área, incluindo treinamento em serviço e atividades extramuros, como por exemplo, nos projetos de extensão.
- Além dos módulos (disciplinas), a estrutura curricular prevê a elaboração do trabalho de conclusão de curso (Dissertação) que deve contribuir para o desenvolvimento de produtos técnicos e científicos com aplicabilidade prática para o ensino na área de educação e saúde, devendo o pós-graduando demonstrar capacidade de domínio e sistematização do tema e da metodologia científica adotada.
- O programa desenvolve ainda atividades extramuros, como por exemplo, visitas ao campo de prática profissional e/ou local de trabalho do discente pelos orientadores como forma de supervisionar a prática profissional do mestrando e auxiliá-lo no desenvolvimento de alternativas para a resolução dos problemas propostos para o desenvolvimento da pesquisa no mestrado, possibilitando a identificação de demandas e acompanhamento da implementação de produções adequadas, de acordo com a real necessidade dos serviços.
- Além disso, os mestrandos contam com cenários de prática real no hospital escola da FPS, o Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira - IMIP e são estimulados a participarem de projetos de extensão da Instituição. Com isso, busca-se ampliar a visão de atuação profissional e estimular a busca de conhecimento para desenvolver habilidades e competências necessárias para a atuação profissional nos diferentes contextos educacionais da saúde.
- Os módulos (disciplinas) optativos poderão ser cursados em uma das Pós-graduações stricto sensu da FPS ou de outra Instituição, desde que reconhecidas pelo MEC e validadas pelo Colegiado do Programa. Mantemos uma parceria estabelecida com o Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Saúde Integral do IMIP (cursos de mestrado acadêmico e doutorado em Saúde Integral) que anualmente disponibiliza vagas em suas disciplinas optativas para os nossos mestrandos.
MÓDULOS (DISCIPLINAS) OBRIGATÓRIAS
O Sistema Único de Saúde e a educação no Brasil (02 créditos/30h) Processo de ensino-aprendizagem: aprendizagem e cognição (03 créditos/45h) Análise e Desenho de Currículos na Saúde (02 créditos/30h) Metodologia Científica da Pesquisa (04 créditos/60h) Avaliação e garantia de qualidade (02 créditos/30h) Habilidades profissionais e práticas docentes (02 créditos/30h) Liderança, Organização e Gestão educacional (02 créditos/30h) Docência e Planejamento Educacional (03 créditos/45h) Seminários em Educação para o Ensino na área de Saúde (02 créditos/30h) Prática Profissional Supervisionada (02 créditos/30h)
MÓDULOS (DISCIPLINAS) OPTATIVAS
Formação de tutores para EAD (4 créditos/60horas) Elaboração de produtos técnico-tecnológicos (2 créditos/30horas) Ciência e tecnologia aplicada à educação em saúde (2 créditos/30horas) Tópicos avançados em pesquisa em educação em saúde (2 créditos/30horas) Elaboração de artigo técnico-científico (2 créditos/30horas) Leitura crítica de artigo técnico-científico (1 crédito/15 horas)