Bacharelado em Comércio Exterior
A Carreira em Bacharelado em Comércio Exterior é uma das las Bacharelado do Transporte e Logística que dita a Faculdade Pio XII.
Duraçao: 4 ANOS.
SOBRE O CURSO
Em época de globalização, os conhecimentos de um administrador em Comércio Exterior são de grande valia e as empresas estão cientes disso e o mercado está altamente receptivo a esses profissionais.
OBJETIVO
O curso de Administração com Linha de Formação Específica em Comércio Exterior tem por finalidade formar administradores que, além de conhecerem os principais enfoques de gestão necessários para administrar quaisquer organizações, estejam preparados para a realização de negócios internacionais.
Isto significa não só conhecer os mecanismos reguladores de importações e exportações, mas também e, principalmente, desenvolver a capacidade de fazer negócios com o resto do mundo.
ÁREA DE ATUAÇÃO
O campo de trabalho inclui empresas importadoras ou de logística, empresas privadas dos mais diversos setores, que fazem importação e exportação, instituições financeiras, agências governamentais de desenvolvimento econômico, empresas de câmbio e de seguro. Você pode ingressar na carreira com um curso tecnológico.
O que você pode fazer?
- Agenciamento de carga – Contratar frete e seguro internacional e acompanhar embarque e desembarque de mercadorias.
- Análise – Servir de intermediário para o fechamento de contratos de compra e venda com empresas estrangeiras, de acordo com a legislação vigente.
- Consultoria – Assessorar empresas de médio e pequeno portes que desejem iniciar negociações internacionais.
- Cotação – Fazer cotação de moedas internacionais e de produtos.
- Gestão – Estudar e determinar o mercado com o qual se deseja operar e elaborar os objetivos e as metas da exportação.
- Logística – Determinar a forma de transporte dos produtos.
- Marketing internacional – Fazer a análise de mercado e adaptar as mercadorias para a cultura local onde o produto será comercializado.
PERFIL DO EGRESSO
O Profissional de Comércio Exterior entende das técnicas e dos métodos de compra e venda de produtos e serviços entre empresas e governos de diferentes países. Ele acompanha os acontecimentos internacionais, tanto econômicos quanto políticos, e eventuais conflitos armados, para caracterizar mercados consumidores ou empresas fornecedoras.
Analisa as tendências dos mercados nacional e internacional, identifica as necessidades de seus clientes e fornecedores, identifica oportunidades de compra ou venda, elabora estratégias de negócio e marketing e define a logística, como frete e estocagem dos produtos importados ou exportados.