Bacharelado em Psicologia
A Carreira em Bacharelado em Psicologia é uma das las Bacharelado do Psicologia e Psicanálise que dita a Faculdades Pequeno Príncipe.
Duraçao: 5 ANOS.
SOBRE O CURSO
O curso de Psicologia da Faculdades Pequeno Príncipe oferece uma formação técnico-científica comprometida com o exercício da cidadania, da ética e da transformação social, por meio de uma visão abrangente e integrada dos processos psicológicos do ser humano.
Informações gerais
Total de vagas: 50 por semestre
- O curso de Psicologia da Faculdades Pequeno Príncipe foi autorizado pelo Ministério da Educação através da portaria nº 08, publicada no Diário Oficial da União do dia 11 de janeiro de 2010. Conceito 4.
- O curso de Psicologia da Faculdades Pequeno Príncipe teve reconhecimento renovado pelo Ministério da Educação através da portaria nº949 de 30 de agosto de 2021. Conceito 4.
Objetivos do curso
Formar Psicólogos generalistas numa perspectiva humanista, com capacidade reflexiva, que sejam críticos e criativos, com competência para realizar a prevenção, promoção e recuperação da saúde humana, por meio do desenvolvimento de atividades ligadas às áreas de pesquisa, diagnóstico e intervenção clínica, inserindo-se no contexto social, político, econômico, tecnológico e científico.
Diferenciais do curso
- Atividades de inserção na comunidade: desde o 2º período o curso oferece a vivência para a construção da competência técnico-científica e para a atuação dentro do contexto de relações sociais. A partir do 5º período, por exemplo, o aluno participa do Projeto Solidariedade, o que permite a ele trabalhar em uma comunidade, utilizando como eixo norteador de suas ações o cuidado solidário voltado à saúde psicológica dos indivíduos;
- Momento Integrador: um tema norteia as discussões de cada um dos períodos, levando cada disciplina a transcender sua especialidade para acolher a contribuição de outras disciplinas;
- Atividades Científicas: os estudantes estarão aptos a elaborar trabalhos de investigação científica para a contribuição da ciência psicológica;
- A experiência do Serviço de Psicologia do Hospital Pequeno Príncipe, que desde a década de 80 presta assistência psicológica a crianças, adolescentes, familiares e equipes de saúde;
- Uso de metodologias ativas para o processo de ensino-aprendizagem;
- Possibilidade de continuidade dos estudos após a graduação, com cursos de Especialização como o de Psicologia da Saúde e Hospitalar, além de Programa de Mestrado e Doutorado na área da Saúde.
ÁREAS DE ATUAÇÃO
O curso de Psicologia permite a atuação profissional em diversas áreas, como Psicologia na Atenção Básica: no âmbito das Políticas Públicas e dispositivos que se articulem com o Sistema Único de Saúde; Cuidado às populações vulneráveis; Projetos de intervenção e cooperação na comunidade. Psicologia Hospitalar baseada nos modelos de compreensão da saúde e doença, na assistência. Psicodiagnóstico, promoção e prevenção nos programas de saúde hospitalar, relativos aos pacientes, familiares e equipe multidisciplinar. Modalidades de atuação, objetivando a saúde e qualidade de vida humana; Psicologia Clínica: aplicação de conhecimentos em psicopatologia, avaliação psicológica e neuropsicológica; Técnicas psicoterapêuticas no contexto individual e grupal; Estudos de Caso; Psicologia Escolar e Educacional: com possibilidades de pesquisa, avaliação diagnóstica e tratamento da queixa escolar; Observação e intervenção no planejamento das condições de aprendizagem; Inclusão; Orientação a pais e educadores; Escolha profissional; Serviço de consultoria escolar; Psicologia Organizacional e do Trabalho: visando a compreensão dos relacionamentos individuais e de grupo nas relações humanas no ambiente organizacional, utilizando técnicas específicas para intervenção nas organizações, atuando em todos os subsistemas de Recursos Humanos, Dinâmicas de Grupo; Processos de recrutamento, seleção e treinamento. Avaliação de desempenho; Desenvolvimento de pessoal; Psicologia do Trânsito e suas interfaces com outras ciências; Comportamento humano no trânsito; Políticas públicas no Brasil em trânsito e transporte; Educação para o Trânsito; Avaliação psicológica e Psicologia Jurídica: interfaces com o Direito; Judicialização dos conflitos psicossociais; Diferentes áreas de atuação do psicólogo jurídico no sistema de Justiça; Aspectos éticos da atuação do psicólogo jurídico; Documentos elaborados por psicólogo jurídico.