Bacharelado em Administração
A Carreira em Bacharelado em Administração é uma das las Bacharelado do Administração e Administração Pública que dita a Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo.
Duraçao: 4 ANOS.
SOBRE O CURSO
O curso de Administração da Escola de Sociologia e Política (ESP) foi desenvolvido para oferecer uma formação prática, tendo como base o Aprendizado Baseada em Projetos. Com ampla flexibilização curricular, o curso possibilita ao (a) discente, a escolha do itinerário formativo, que possibilita ao (a) estudante ampliar seus conhecimentos e aprendizagem sobre Gestão Pública ou Ciência de Dados para Tomada de Decisão. Nesse contexto, a ESP apesenta um Projeto Pedagógico inovador, haja vista que (a) administrador (a) formado em nosso curso, adquire competências para diagnosticar, propor soluções, tomar decisões e desenvolver ações para as questões organizacionais, respeitando os stakeholders envolvidos nas ações e no meio ambiente, seja no em organizações privadas, públicas ou do 3º setor.
O Projeto Pedagógico da ESP estimula a inovação, trabalho em equipe e proposição para soluções de desafios, potencializadas pela interação apresentada pelas tecnologias digitais de informação e comunicação, desenvolvendo competências para que o aluno e a aluna atendam as demandas organizacionais para um mercado cada vez mais competitivo.
Para compreenderem a importância do sentido e propósito para as organizações e para estimular a prática dos conceitos aprendidos em sala de aula, desde o primeiro período nossos alunos e alunas realizam projetos, tendo como lócus a Cidade de São Paulo, que incentivam o desenvolvimento das competências socioemocionais, do trabalho em equipe, da inovação, do pensar “fora da caixa”. Este processo fortalece o respeito às diversidades, do consenso, da tolerância e fundamenta uma perspectiva humanista, crítica e cidadã, que caracteriza a missão da Instituição,
Os projetos propostos no curso têm com alicerce os conceitos de Sustentabilidade (ambiental, econômica e social), nas premissas da ONU (PRME - Princípios para Educação Executiva Responsável), nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e no ESG (Environmental, Social and Governance), com objetivo de promover impactos positivos por meio da ciência da Administração.
Para atender a proposta do Projeto Pedagógico do Curso, as turmas são formadas com até 40 alunos (as).
Eixos Estruturantes:
- Ciências Sociais Aplicadas: reconhecimento, valorização e a necessidade de projetar ações inovadoras que trabalham com aplicação que tenham por princípio a melhoria da sociedade e organizações públicas e privadas.
- Pesquisa: visa assegurar autonomia para que os (as) estudantes em formação e egressos (as) possam buscar, eleger, apropriar-se e construir instrumentos e ferramentas para elaborar projetos de transformação da realidade.
- Definição e resolução de problemas / Direito à cidade: conhecimentos que permitem assumir a cidade, tendo por referência a cidade de São Paulo, como universo de atuação dos estudantes durante a sua etapa formativa, com vistas a conhecer, problematizar, construir bases para elaborar futuras pesquisas, diagnósticos e, especialmente, estruturar respostas às necessidades, com solução de problemas.
- Inovação: eixo voltado para o reconhecimento, a valorização e a necessidade de projetar ações inovadoras que causem impactos positivos para as organizações, sociedade e meio-ambiente.
Eixo transversal
Sustentabilidade (ambiental, econômica e social) com base nas premissas da ONU (PRME - Princípios para Educação Executiva Responsável), alicerçado nas premissas da ESG (Environmental, Social and Governance)
Projetos aplicados
Ao longo do curso, os (as) discentes são desafiados no desenvolvimento de 2 projetos completos, considerando:
- Diagnóstico do Problema;
- Concepção (desenvolvimento do projeto);
- Intervenção (colocar o projeto em prática);
- Aprendizado (rever os pontos fortes e onde poderia ser melhorado, bem como socialização do aprendizado).
- Os dois projetos são realizados de forma inter e transdisciplinar, com orientação docente e participação da comunidade beneficiada. O método utilizado é o Challenge Based Learning (CBL).
Incentivo à pesquisa
Na Sociologia e Política nós te incentivamos a produzir pesquisa remunerada!
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) é um programa voltado para o desenvolvimento do pensamento científico e iniciação à pesquisa de estudantes de graduação, que conta com bolsas concedidas pela nossa instituição e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq.
Os estudantes regularmente matriculados nos cursos de graduação da Sociologia e Política podem se candidatar para concorrer às bolsas, mediante edital publicado anualmente.
O atual valor da bolsa é de R$ 450,00* mensais, diretamente depositado em conta-corrente no nome do estudante. A vigência das bolsas é de 12 meses.
Acompanhe as publicações de edital neste link (ou no site: fespsp.org.br/pesquisa/pibic).
DIFERENCIAIS E RECONHECIMENTOS
Flexibilidade curricular proporciona sólida formação na Administração, com opção de dois itinerários formativos
Administração Pública ou Ciência de Dados para Tomada de Decisões.
Curso Premiado em 2022 na 2a Edição do Prêmio Angrad de Inovação em Ensino e Aprendizagem em Administração Challenge Based Learning (CBL): Uma experiência inovadora de aprendizagem baseada em desafios".
Curso 4 Estrelas no Guia do Estudante Estadão (edição de 2021 e 2022).
Parceria com o Instituto do Capitalismo Consciente, proporcionando apoio nos projetos dos novos negócios com a visão de uma gestão baseada nos pilares do Propósito maior, Liderança Consciente, Cultura Consciente e Ações direcionadas para os stakeholder
Selo de Instituição Amiga do Empreendedor (IAE), fornecido pelo MEC, SEBRAE, ANGRAD, Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) dentre outros, a fim de apoiar, gratuitamente, por meio dos seus alunos e com apoio docente, os microempreendedores.
Salas com até 40 alunos permitem a prática pedagógica proposta e o uso de metodologias ativas e que estimulam o trabalho colaborativo.
Curso alicerçado no aprendizado baseado na prática por meio do desenvolvimento de projetos que causem impactos positivos na sociedade.
Processo Seletivo
Prova: a partir de outubro, para ingresso no 1º semestre de 2023.
Para realizar sua matrícula os documentos devem ser enviados para o e-mail: [email protected]
Documentos para Matrícula:
- Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou equivalente;
- Comprovante de residência;
- Histórico Escolar do Ensino Médio ou equivalente;
- Cédula de Identidade;
- Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) do requerente da matrícula ou de seu responsável;
- Certidão de Nascimento ou Casamento;
- 1 (uma) foto recente, em formato 3x4
- Os candidatos que optarem por utilizar a nota do ENEM, deverão enviar o arquivo como comprovante original com a nota do exame.