Tecnólogo em Alimentos
A Carreira em Tecnólogo em Alimentos é uma das las Tecnólogo do Nutrição e Alimentação que dita a el Instituto Federal de Sergipe.
Duraçao: 7 SEMESTRES.
Sobre o Curso
Após integralizar todas as disciplinas e demais atividades previstas no Projeto Pedagógico de Curso, o aluno fará jus ao Diploma de Tecnólogo em Alimentos, podendo se filiar ao Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA) ou ao Conselho Regional de Química (CRQ). O Tecnólogo em Alimentos é o profissional com competências e habilidades para planejar, implementar, administrar, gerenciar, promover e aprimorar, com tecnologia adequada e sustentável, os processos relacionados ao desenvolvimento da cadeia produtiva de alimentos e bebidas. O profissional formado poderá atuar em áreas que envolvam aspectos tecnológicos da industrialização das matérias-primas alimentícias, participando também da implementação e fiscalização de projetos de instalações de processamento de alimentos.
O Tecnólogo em Alimentos irá exercer atividades como:
- Acompanhar as etapas de industrialização dos alimentos;
- Desenvolver novos produtos alimentícios;
- Desenvolver novas tecnologias a partir de projetos de pesquisa e extensão;
- Atuar no controle de qualidade e otimização dos processos industriais;
- Realizar análises físico-química, microbiológica e sensoriais;
- Supervisionar equipamentos utilizados no processamento de alimentos;
- Elaborar estudos de programas alimentares;
- Atuar na área de processos, determinando as medidas necessárias para a redução de custos e a maximização da qualidade na industrialização de alimentos;
- Prestar consultoria técnica em padarias, restaurantes, hotéis, supermercados, cozinhas industriais e hospitalares, escolas e demais empresas do ramo alimentício.
Mercado de Trabalho
O mercado de trabalho para o profissional da área de Tecnologia em Alimentos é amplo, visto que o Brasil é um país de economia muito baseada nos produtos primários e na produção de alimentos. Além do Brasil ser um dos principais produtores de alimentos do mundo, a crescente preocupação com a qualidade de vida e com a saúde também impulsiona essa área, bem como a busca pelo desenvolvimento de tecnologias sustentáveis. E como o Brasil tem muitas possibilidades de aumento da produção de alimentos, o mercado de trabalho deste profissional está em crescente desenvolvimento em todo o país.
Atualmente, existe um mercado promissor para este profissional como:
- Indústrias de produção alimentícia;
- Laboratórios de análises físico-químicas e microbiológicas;
- Empresas de consultoria;
- Instituições de ensino, de pesquisa e de inspeção sanitária;
- Empresas do ramo alimentício (armazenamento e distribuição de alimentos, cozinhas industriais, restaurantes, hotéis, supermercado, frigoríficos, entre outros).