Bacharelado em Engenharia Civil



A Carreira em Bacharelado em Engenharia Civil é uma das las Bacharelado do Engenharia, Produção e Construção que dita a el Instituto Federal do Amazonas.

Duraçao: 5 ANOS.

O título do Bacharelado em Engenharia Civil é o título atribuído pela el Instituto Federal do Amazonas para carreira Engenharia Civil.

SOBRE O CURSO

RESOLUÇÃO n.º 44-CONSUP/IFAM, de 16 de dezembro de 2013.

Aprova o Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Engenharia Civil, oferecido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas / Campus Manaus-Centro.


PERFIL PROFISSIONAL

A indústria da construção civil procura, a cada dia, o aumento da produtividade, da qualidade integrada durante a produção, da racionalização e inovação tecnológica construtiva e, sobretudo, incorporar os modernos sistemas de gestão.

A construção civil requer um Engenheiro Civil com o perfil profissional consolidado nas áreas da construção e gerenciamento, projetos e estruturas, ambiental e transportes.

Neste sentido, o curso de graduação em Engenharia Civil do IFAM tem caráter generalista com disciplinas de núcleo comum e específico, sendo todas de caráter obrigatório, em que o aluno deverá cursar as seguintes subáreas:

I. Construção civil;

II. Estruturas;

III. Hidráulica e Saneamento;

IV. Transportes.

Na fase de construção civil, demanda conhecimentos e habilidades nos estudos em planejamento, programação e controle, agregado à persecução de produtividade e qualidade integrada dos diversos subsistemas construtivos para se atingir as metas do planejamento estratégico do empreendimento.

Durante a fase de estruturas, demanda conhecimentos em desenho, arquitetura, resistência dos materiais, teoria das estruturas, estruturas de concreto, madeira e metálica.

Já a área Hidráulica e Saneamento, demanda do engenheiro civil conhecimento em ciências ambientais, saneamento ambiental, resíduos sólidos, drenagem, além de atitude analítica, crítica e reflexiva, capaz de absorver e desenvolver novas tecnologias, estimulado para atuar de maneira crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, considerando seus aspectos sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanística, em atendimento às demandas da sociedade.

E a área de Transportes necessita de profissionais voltados para o planejamento de transportes, engenharia de tráfego, transporte urbano, rural, conhecimento dos modais, conhecimento em infraestrutura e inovações tecnológicas em transportes.


ÁREA DE ATUAÇÃO

Compete primordialmente ao Engenheiro Civil o desempenho das atividades 01 a 18 do Artigo 1º da Resolução 218 de 29 de junho de 1973 do CONFEA, referente obras civil, seus serviços afins e correlatos, de maneira equivalente ao engenheiro civil.

Em complemento, estão associadas ao currículo da Engenharia Civil, vinculadas à fabricação de bens e à prestação de serviços, abarcando um grande espectro de aplicações. Possui interfaces importantes com todos os demais ramos de engenharia, bem como com várias áreas do conhecimento que interferem horizontalmente nos sistemas produtivos, como Controle da qualidade, Planejamento e controle da produção, Projeto de produtos, Sistema de informação, Gerência, Projeto de fábrica, Ergonomia, dentre outras.

O engenheiro civil utiliza metodologias de planejamento e projeto para implementação de sistemas de produção, buscando, através de uma adequada integração de pessoas, materiais e equipamentos, maximizar a eficácia dos resultados projetados. O trabalho em equipes multidisciplinares e a abordagem sistêmica constituem-se em características marcantes da Engenharia Civil. A melhoria da qualidade de bens e serviços e o aumento da produtividade e da competitividade são seus objetivos primordiais e permanentes.


Faculdades onde estudar Bacharelado em Engenharia Civil em Instituto Federal do Amazonas

Informações instantâneas sobre preços e data de início

Ao solicitar relatórios, autorizo universidadesecarreiras.com, seus dependentes, subcontratados ou associados a entrar em contato comigo para me aconselhar sobre propostas educacionais relacionadas a qualquer uma das alternativas existentes no território brasileiro.