Bacharelado em Engenharia Civil
A Carreira em Bacharelado em Engenharia Civil é uma das las Bacharelado do Engenharia, Produção e Construção que dita a la Universidade Federal de Pelotas.
Duraçao: 5 ANOS.
O título do Bacharelado em Engenharia Civil é o título atribuído pela la Universidade Federal de Pelotas para carreira Engenharia Civil.
SOBRE O CURSO
O objetivo geral do curso é formar engenheiros civis, com formação generalista. Dentre os objetivos específicos, além de formar um profissional tecnicamente capaz e apto a promover o desenvolvimento da engenharia civil no país, o curso pretende: dar uma sólida formação básica; estimular a autonomia intelectual do aluno e a iniciativa para tomadas de decisões; incentivar os estudantes à pesquisa, desenvolvimento, inovação e ao empreendedorismo; desenvolver habilidades para trabalho interdisciplinar e em equipe; desenvolver formas de expressão e comunicação compatíveis com o exercício profissional, tanto em relação à documentação técnica, como nos relacionamentos interpessoais e intergrupais; desenvolver condutas compatíveis com as legislações reguladoras do exercício profissional, assim como o respeito às regulamentações federais, estaduais, municipais, sob princípios de ética e de responsabilidade; estimular a consciência da responsabilidade profissional nos âmbitos econômico, ambiental, social, político e cultural.
PERFIL DO EGRESSO
O profissional egresso deverá ser um engenheiro civil com formação generalista, crítica e reflexiva para poder trafegar em outras áreas de conhecimento devido à grande abrangência da engenharia civil. Deverá estar preparado para trabalhos de natureza multidisciplinar e comprometido com a finalidade e a qualidade do que faz. Deverá ser um profissional capacitado a identificar e solucionar problemas na área de engenharia civil, com boa capacidade decisória e crítica para poder avaliar e confiar em suas fontes de informações, autônomo, capaz de produzir conhecimentos e atuar considerando aspectos econômicos, sociais, ambientais e culturais, além de estar ciente da necessidade de formação contínua e permanente. A formação é de engenheiro civil pleno, com capacidade de envolver-se nas diversas áreas de aplicação da engenharia civil. O curso deverá formar e dotar o profissional para o exercício das seguintes competências e habilidades (baseado na Resolução CNE/CES 11, de 11 de março de 2002 – Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Engenharia): • Aplicar conhecimentos matemáticos e tecnológicos; • Projetar e conduzir experimentos, bem como analisar e interpretar dados, com enfoque na pesquisa de novos materiais, tecnologias adequadas à Engenharia Civil e em diversos campos de sua área de conhecimento. • Usar as técnicas e as modernas ferramentas da engenharia necessárias ao exercício profissional (projetar, planejar, dimensionar, executar, avaliar técnica e economicamente, supervisionar, elaborar e coordenar projetos e serviços de engenharia civil); • Identificar, formular e resolver problemas de engenharia; • Consciência da responsabilidade profissional e ética; • Consciência da necessidade de um aprendizado contínuo e vitalício; • Atuar em equipes multidisciplinares; • Avaliar o impacto das atividades de engenharia no contexto social e ambiental Além disto, o aluno/egresso/profissional será estimulado a obter cultura geral e conhecimento de temas contemporâneos, para perceber o impacto das soluções em engenharia, além do domínio das instrumentações eletrônicas e de línguas estrangeiras, preferencialmente o inglês.