Licenciatura em Ciências da Natureza

A Carreira em Licenciatura em Ciências da Natureza é uma das las Licenciatura do Ciências Biológicas que dita a el Instituto Federal Fluminense.

Duraçao: 4 ANOS.

O título do Licenciatura em Ciências da Natureza é o título atribuído pela el Instituto Federal Fluminense para carreira Licenciatura em Ciências.

A estrutura do curso fundamenta-se no diálogo imprescindível à garantia da unidade dos saberes que compõem a formação de docente na área das Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Além disso, pauta-se na compreensão do processo histórico de construção do conhecimento bem como o seu significado para sociedade, a partir do entendimento da ciência e da tecnologia enquanto atividade humana, histórica, associada a aspectos de ordem social, econômica, política e cultural. A opção por uma das graduações possíveis (Biologia, Física ou Química) é efetivada pelo cursista a partir do 4º. Período. Licenciados aptos ao exercício da docência de Ciências do 6º. ao 9º. ano de escolaridade do Ensino Fundamental e Física ou Química ou Biologia nos cursos de Nível Médio.

PERFIL DO PROFISSIONAL

As competências gerais do egresso do curso de Ciências da Natureza devem credenciá-lo a:

• Compreender o processo histórico de construção do conhecimento bem como o seu significado para sociedade, a partir do entendimento da ciência e da tecnologia enquanto atividade humana, histórica, associada a aspectos de ordem social, econômica, política e cultural;
  • Estabelecer diálogo entre a área educacional, de ciências da natureza (física, química e biologia) e as demais áreas do conhecimento, bem como articular o processo de vivências de aprendizagem e pesquisa na produção do conhecimento e na prática pedagógica;
  • Desenvolver metodologias adequadas à utilização das tecnologias da informação e da comunicação nas práticas educativas, especificamente na área de ciências da natureza.

ÁREA DE ATUAÇÃO

Os egressos estarão aptos ao exercício da docência em Ciências do 6° ao 9° ano de escolaridade do Ensino Fundamental e de Biologia ou de Física ou de Química nos cursos de Nível Médio.