Bacharelado em Engenharia de Computação
A Carreira em Bacharelado em Engenharia de Computação é uma das las Bacharelado do Engenharia, Produção e Construção que dita a el Instituto Mauá de Tecnologia.
Duraçao: 5 ANOS.
O título do Bacharelado em Engenharia de Computação é o título atribuído pela el Instituto Mauá de Tecnologia para carreira Engenharia em Computação.
SOBRE O CURSO
O curso de Engenharia de Computação oferecido pela Mauá forma profissionais com uma visão ampla do potencial da computação para a resolução de problemas da sociedade, capazes de propor e desenvolver soluções inovadoras para a transformação digital nos setores industrial, comercial e de serviços com a aplicação da inteligência artificial, da ciência de dados, projetando e implantando redes e infraestrutura de Tecnologia da Informação (TI), com a engenharia de software , a computação em nuvens, a segurança cibernética, a internet das coisas e várias outras competências na construção de soluções.
O Engenheiro de Computação atua nas mais diversas áreas, construindo soluções de engenharia que integram hardware e software de maneira ágil, segura e eficiente. Conceitos, componentes, práticas e ferramentas da computação, tecnologia da informação e eletrônica digital são os principais componentes dessas soluções.
A formação sólida e simultânea em Engenharia e em Computação torna esse profissional inovador, criativo, empreendedor e um ótimo executivo na proposição e desenvolvimento de soluções para cidades inteligentes, para a automação industrial e comercial, na otimização de processos e logística, de maneira isolada, composta com as outras modalidades de Engenharia ou qualquer outra área de forma multidisciplinar.
O mercado de trabalho para o Engenheiro de Computação é amplo, promissor e altamente potencializado, pois a computação tem-se tornado presente em todas as dimensões da sociedade para a criação de soluções para a integração de hardware e software . Com isso, há oportunidades em empresas de diversos ramos de atividades e setores.
Objetivos do curso de Engenharia de Computação
Quer saber mais sobre o curso de Engenharia de Computação da Mauá?
A formação do engenheiro da Mauá conta com a capacitação profissional e humana, que prepara o aluno para enfrentar os desafios do dia a dia da profissão e para desenvolver habilidades para:
- aplicar conhecimentos matemáticos, científicos, tecnológicos e instrumentais à Engenharia;
- projetar e conduzir experimentos e interpretar resultados;
- conceber, projetar e analisar sistemas, produtos e processos;
- planejar, supervisionar, elaborar e coordenar projetos e serviços de Engenharia;
- identificar, formular e resolver problemas de Engenharia;
- desenvolver e/ou utilizar novas ferramentas e técnicas;
- supervisionar a operação e a manutenção de sistemas;
- avaliar criticamente a operação e a manutenção de sistemas;
- comunicar-se eficientemente nas formas escrita, oral e gráfica;
- atuar em equipes multidisciplinares;
- compreender e aplicar a ética e responsabilidade profissionais;
- avaliar o impacto das atividades da Engenharia no contexto social e ambiental;
- avaliar a viabilidade econômica de projetos de Engenharia;
- assumir a postura de permanente busca de atualização profissional.
Ciente do propósito do curso de Engenharia de Computação, o Instituto Mauá de Tecnologia busca fundamentar o conhecimento tecnológico e de Engenharia sobre o conhecimento científico, preparando um profissional capaz de acompanhar o desenvolvimento tecnológico sempre levando em conta fatores como:
- ensino-aprendizagem como processo continuado ? deve ser dada ênfase em ensinar a aprender. Tanto o aluno quanto o profissional já formado devem estar abertos a novas ciências, novos métodos, novos conceitos e também devem entender que o processo de aprendizagem ocorre durante toda a vida;
- criatividade e experimentação ? o currículo de Engenharia de Computação deve proporcionar a possibilidade de aprendizado incidental, incentivando, também, a escolha de métodos, a autonomia, a inovação e a experimentação;
- estrutura curricular flexível com disciplinas eletivas ? para ser possível acompanhar mudanças e tendências tecnológicas;
- adoção do conceito de que o docente é, fundamentalmente, docente do curso e não da disciplina. Com isso, estimula-se a atuação de docentes em áreas que se intercomuniquem, para permitir que tenham visões múltiplas do processo de formação, favorecendo a visão global do ensino.
Com isso, o profissional de Engenharia de Computação formado no Instituto Mauá de Tecnologia passa a ter a capacidade de:
- gerir negócios em TI;
- desenvolver hardwares embarcados (integração entre hardware e software);
- desenvolver softwares (aplicativos para dispositivos móveis, de propósito geral e redes inteligentes);
- prover segurança da informação;
- gerenciar sistemas computacionais e infraestrutura de redes.
Perfil de Egressos
Qual profissional você vai ser no final do curso superior?
O engenheiro de computação formado pela Mauá destaca-se no mercado de trabalho e é preparado para as atividades profissionais aprimorando as competências relacionadas com as atividades do engenheiro de computação como:
1) Conhecimentos gerais
- nos diversos aspectos da sua habilitação profissional, pronto para atuar nas áreas da Engenharia de Computação;
- nas áreas da Engenharia de Computação relativas a linguagens de programação, Engenharia de Software, Arquitetura de Computadores, Sistemas Operacionais, Algoritmos, Banco de Dados, Métodos de Otimização, Comunicações, Inteligência Artificial, Redes de Computadores, Sistemas Embarcados, Computadores e Sociedade, Modelos de Negócios em TI;
- nas áreas de Eletrônica, Sistemas Digitais, Microcontroladores e Sistemas Embarcados;
- conhecimentos de TI Verde e Sustentabilidade relativos a instalações elétricas, dimensionamento de cargas, eficiência energética, fontes renováveis;
- transdisciplinar não apenas para atuar nas diversas áreas da Engenharia de Computação, mas também para propiciar uma visão sistêmica na solução de problemas técnicos;
- para avaliar os impactos sociais e ambientais do seu trabalho, atuar em equipes multidisciplinares envolvendo especialistas de várias áreas, projetar, executar experimentos e analisar seus resultados.
2) Habilidades específicas do engenheiro para
- avaliar o impacto das atividades de Engenharia no contexto social e ambiental;
- avaliar a operação e manutenção de sistemas e processos na sua área de atuação;
- conceber, projetar e analisar sistemas, produtos e processos na sua área de atuação;
- desenvolver visão sistêmica e interdisciplinar na solução de problemas técnicos;
- desenvolver e/ou utilizar novas ferramentas e técnicas;
- projetar e conduzir experimentos e interpretar seus resultados;
- sintetizar informações e desenvolver modelos para a solução de problemas nas áreas da Engenharia de Computação;
- gerenciar pessoas e recursos em projetos de TI;
- utilizar os recursos de informática necessários para o exercício da sua profissão.
3) Atitudes pessoais para o exercício da profissão
- espírito de liderança e capacidade para inserir-se no trabalho em equipe;
- interesse em buscar, continuamente, a sua atualização e aprimoramento profissional;
- postura ética e consciência crítica em questões sociais e ambientais;
- consciência de seu papel como agente transformador da sociedade;
- compromisso com a qualidade e segurança do trabalho;
- dinamismo para saber acompanhar as mudanças tecnológicas em constante transformação.
Ciclo básico
O Ciclo Básico da Escola de Engenharia Mauá reúne as disciplinas de ciências básicas do curso de Engenharia. Estas disciplinas visam proporcionar uma base sólida de conhecimentos indispensáveis à formação profissional do futuro Engenheiro.
Coordenador: Prof. Héctor Alexandre Chaves Gil