Bacharelado em Ciência da Computação
A Carreira em Bacharelado em Ciência da Computação é uma das las Bacharelado do Computação e Tecnologias da Informação que dita a la Universidade Católica de Pernambuco.
Duraçao: 3230 HORAS.
SOBRE O CURSO
Objetivo do Curso
O Curso de Ciência da Computação da UNICAP tem como objetivo formar profissionais capazes de contribuir, eticamente, com o desenvolvimento científico e tecnológico da computação, a fim de atender às necessidades das organizações e da sociedade.
PERFIL PROFISSIONAL
Os bacharéis em Ciência da Computação estão capacitados a atuar nas diversas áreas da Computação, embasados em um aprendizado que possibilite o conhecimento científico e a prática profissional tecnologicamente atualizada e inserida no contexto social. Esses profissionais estão aptos a identificar e solucionar problemas de informação do mundo contemporâneo, através da modelagem adequada desses problemas e da utilização de recursos computacionais e humanos nas suas soluções, pesquisando, analisando e dominando o processo da informática.
MERCADO DE TRABALHO
Ao Bacharel em Ciência da Computação compete atuar em empresas da área de Computação de uma forma geral ou exercer sua capacidade empreendedora, criando sua própria empresa, voltada para o desenvolvimento de ferramentas para ambientes computacionais e de novas tecnologias para áreas comerciais, técnicas e de aplicações gerais. Áreas de atuação: desenvolvimento de sistemas de informação, desempenhando os papéis de analista de sistemas, programador de sistemas, gerente de desenvolvimento de sistemas, gerente de projetos de sistemas; infra-estrutura de tecnologia da informação, desempenhando funções tais como analista de suporte, administrador de banco de dados, gerente de redes de computadores; gestão de sistemas de informação como gerente de sistemas de informação, consultor/auditor em gestão de sistemas de informação. O Bacharel em Ciências da Computação poderá, também, seguir a carreira acadêmica, como docente ou pesquisador, ingressando em cursos de pós-graduação: especialização, mestrado e doutorado.
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
As Atividades Complementares são componentes curriculares de caráter científico, cultural e acadêmico cujo foco principal é o estímulo à prática de estudos independentes, transversais, opcionais e interdisciplinares, de forma a promover, em articulação com as demais atividades acadêmicas, o desenvolvimento intelectual do estudante, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. Quando são efetivadas de acordo com as diretrizes da UNICAP, aprovadas pela Resolução CONSEPE/UNICAP nº 009/2005 de 06.05.2005, e promovem a aquisição de conhecimento e o desenvolvimento de competências e habilidades, verificados por meio de avaliação, serão validadas academicamente pela UNICAP, mesmo se realizadas em situações de aprendizagem fora da Universidade, desde que vinculadas ao mundo do trabalho e à prática social.
PROGRAMA DE EXTENSÃO
A extensão é entendida como prática acadêmica que aproxima a Universidade, nas suas atividades de ensino e pesquisa, às demandas da sociedade na qual ela está inserida, possibilitando, assim, a formação do profissional cidadão e caracterizando o ambiente universitário como espaço privilegiado de produção do conhecimento significativo para superação das desigualdades sociais existentes. Dentre os programas de Extensão desenvolvidos, destacam-se:
- Cursos, Conferências, Seminários
- Atividades Artístico-Culturais
- Atividades Desportivas
- Assistência à Saúde
- Assistência Espiritual e Religiosa
- Assistência Estudantil
- Assistência Social
- Assistência Jurídica Gratuita
- Assistência Psicológica e Fonoaudiológica
- Apoio aos Movimentos Populares
- Unicap para a 3ª Idade
- Projeto Horizonte
INICIAÇÃO CIENTÍFICA
O Programa Institucional de Base de Iniciação Científica – PIBIC/UNICAP foi implantado em 1998. Desde então, têm-se realizado as Jornadas de Iniciação Científica e a Mostra de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão, mobilizando as comunidades interna e externa. A partir de 2003, tais eventos foram reunidos e fazem parte da Semana de Integração Universidade-Sociedade. O PIBIC/UNICAP conta com 330 bolsas da própria instituição, nos moldes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), 30 bolsas do PIBIC/CNPq e 12 bolsas de Iniciação Científica da Fundação de Amparo à Ciência e à Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE) por demanda espontânea.
INTERCÂMBIO ESTUDANTIL
O Programa de Intercâmbio Estudantil oferecido pela UNICAP visa a propiciar aos alunos uma experiência acadêmica, durante um ou dois semestres, numa IES nacional ou internacional, através de convênios de cooperação mútua educacional. Esse Programa tem sua origem nas diretrizes da AUSJAL – Associação de Universidades confiadas à Companhia de Jesus na América Latina, que propõe a integração dos estudantes de IES jesuítas latino-americanas, como modalidade para complementar sua formação. Por outro lado, a UNICAP recebe estudantes estrangeiros das IES conveniadas que desejem realizar estudos de graduação por um ou dois semestres.
PROCESSOS DE AVALIAÇÃO
Acompanhamento e avaliação do Projeto Pedagógico do curso:
- Avaliação Institucional - a UNICAP está realizando a auto-avaliação conforme o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), estabelecido pela Lei nº 10.861, de 14.04.2004.
- Avaliação do Aluno - a avaliação é concebida como um dos mecanismos de acompanhamento da aprendizagem do aluno e se realiza de forma processual e diagnóstica, cujo o objetivo é atuar preventivamente na melhoria do desempenho dos alunos.
- Regime de Aprovação - O regime de aprovação em cada disciplina obedece ao Regimento da UNICAP.