Bacharelado em Geologia
A Carreira em Bacharelado em Geologia é uma das las Bacharelado do Meio Ambiente e Geologia que dita a la Universidade de Brasília.
Duraçao: 10 SEMESTRES.
SOBRE O CURSO
O curso de Geologia da Universidade de Brasília (UnB) teve início em 1965, juntamente com a criação do Instituto de Geociências (IG). Foi planejado com o objetivo de formar os profissionais indispensáveis para o mapeamento geológico básico e para atuar na exploração mineral do País. No ano de sua criação, sobreveio a primeira grande crise que abalou a UnB. Destacados professores foram demitidos, em solidariedade aos quais grande número de docentes pediu desligamento. A partir de então, buscou-se recompor o grupo e fortalecer o curso, com proporção cada vez maior de docentes doutores e de laboratórios bem equipados. Atualmente, o curso conta com 100% de docentes doutores e é avaliado com nota máxima pelo MEC (5) e pelo Guia do Estudante (5 estrelas).
Um dos grandes diferenciais do curso de Geologia da UnB nesses quase 50 anos é o projeto final de graduação. Trata-se de mapeamento geológico integrado, orientado por vários docentes e feito por duplas de estudantes. O mapa geológico gerado, além de servir para que os alunos coloquem em prática todo o aprendizado adquirido durante o curso, é disponibilizado para a comunidade. Ao longo desses anos, o Distrito Federal, parte substancial do Estado de Goiás e algumas áreas de Tocantins e Minas Gerais foram mapeados em escalas 1:25.000 e 1:50.000.
Até 2014, aproximadamente 1.000 geólogos foram graduados na UnB. Os geólogos egressos da UnB estão inseridos nas maiores empresas públicas e privadas da área, nacionais e internacionais, no serviço público e na Academia. Para manter a excelência na preparação dos seus alunos para o mercado de trabalho e para a sociedade, o IG possui estreita relação com empresas e desenvolve diversas ações formadoras, como palestras com renomados profissionais do mercado, muitos deles ex-alunos da UnB, e diferentes atividades práticas, como mapeamento geológico, excursões didáticas, trabalhos práticos em laboratórios e simulação da criação de empresa de mineração. Novas metodologias de ensino e aprendizagem estão disponíveis para docentes e estudantes.
Currículo
A graduação em Geologia na UnB é concluída em 10 semestres, ao cursar 264 créditos (3960 horas), sendo 216 em disciplinas obrigatórias, 24 em disciplinas optativas e até 24 em disciplinas de Módulo Livre. Em 2014, o IG iniciou ampla discussão curricular, que teve incentivo extra após a publicação recente das Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de Geologia. O novo currículo foi aprovado pela Câmara de Ensino de Graduação em 21/06/2016.
PERFIL DO EGRESSO
O egresso do curso de Geologia da UnB deve ser um profissional polivalente, que tenha condições de desempenhar suas funções em qualquer área das ciências geológicas. Deve ter sólida formação básica. O geólogo formado na UnB está preparado para exercer a profissão de forma interdisciplinar, autônoma e inovadora, considerando tanto os aspectos técnico-científicos como os sociais e ambientais, dentro da realidade nacional e internacional.
O perfil do egresso em Geologia da UnB é coerente com o disposto nas Diretrizes Curriculares do curso e está materializado na organização curricular do curso de Geologia da UnB e no desempenho dos egressos na sociedade brasileira e mundial ao longo das últimas 5 décadas.
A excelente formação dos geólogos egressos da Universidade de Brasília permite que atuem em qualquer área em que um profissional formado em meio físico seja requerido.
As principais competências e habilidades dos egressos incluem:
- Mapeamento geológico e trabalhos de prospecção e pesquisa para a cubagem de jazidas e determinação de seu valor econômico;
- Planejamento e execução de projetos e pesquisas científicas básicas ou aplicadas para uso racional dos recursos naturais renováveis e não renováveis;
- Pesquisa de novas alternativas de exploração, conservação e gerenciamento de recursos hídricos;
- Fornecimento das bases para o planejamento urbano e territorial, além da previsão e prevenção dos riscos de desastres naturais e daqueles provocados pela ação humana;
- Emissão de parecer em assuntos legais e realização de perícias e arbitramentos relacionados com a especialidade;
- Desenvolvimento de métodos de ensino e pesquisa em Geociências.