Universidade de Mogi das Cruzes

A Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) é uma instituição de ensino superior particular no Brasil. Está localizada em Mogi das Cruzes, no Estado de São Paulo. Foi fundada em 1964 e ministra cursos de graduação e pós-graduação em 2 campi, em Mogi das Cruzes e no bairro da Vila Leopoldina, no campus Villa-Lobos/Lapa.

A história da fundação e do desenvolvimento da Universidade de Mogi das Cruzes inicia-se com a criação da Organização Mogiana de Educação e Cultura (OMEC), em 1962. Nessa época, com o objetivo de oferecer mais oportunidades educacionais à população da cidade de Mogi das Cruzes e região, o então Presidente da OMEC, Professor Manoel Bezerra de Melo, fundou uma escola de ensino fundamental – um “ginásio” como era chamado na época.

O “ginásio” atendeu à demanda e, por isso mesmo, prosperou e cresceu a ponto de buscar sua própria continuidade, com a implantação de cursos superiores, o que se concretizou em 1964, com o funcionamento da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, autorizada pelo Conselho Federal de Educação com os Cursos de Filosofia, Letras, Pedagogia e Ciências Sociais. Outros cursos foram sendo implantados no decorrer do tempo até que, em 1973, a Instituição foi credenciada como Universidade de Mogi das Cruzes – UMC, sendo 1ª Universidade particular criada no Estado de São Paulo e 2ª no Brasil.

Ao período de implantação da UMC sucedeu uma época de crescimento físico nos anos 70 e 80. A Instituição chegou a contar 22.000 alunos e por mais de 10 anos foi a única IES a oferecer cursos noturnos de Engenharia na Região Leste da Grande São Paulo. Nesse período, a Instituição dimensionou áreas de atuação e investiu na construção do Campus Sede e no aumento significativo da estrutura de instalações e laboratórios, para corresponder às suas necessidades e garantir a qualidade de seu desempenho.

A Missão da UMC é gerar e disseminar o conhecimento para formar profissionais socialmente responsáveis, empreendedores e transformadores da realidade contemporânea, norteando sua ação educativa em princípios humanísticos e princípios organizacionais.

São princípios humanísticos da Universidade:

a) o princípio da supremacia do ser humano;

b) os princípios de justiça e fraternidade na relação entre as pessoas e a relação recíproca dos direitos e deveres de cada pessoa;

c) o princípio da liberdade dos indivíduos serem responsáveis na realização dos seus objetivos;

d) o princípio de que os interesses comuns se sobrepõem aos interesses pessoais.

São princípios organizacionais da Universidade:

a) a gestão racional de patrimônio, administração e recursos humanos:

b) a estrutura orgânica, com base em cursos com dimensões do ensino, pesquisa e extensão, vinculados à administração superior;

c) a flexibilidade de métodos e critérios, tendo em vista a possibilidade de combinar conhecimentos para novos cursos e projetos de investigação a partir das diferenças individuais dos alunos e características locais;

d) a avaliação institucional, que utilizará mecanismos de avaliação interna e externa para integrar o processo de melhoria da qualidade do ensino e se estenderá a toda a comunidade universitária.

Os Valores da UMC estão fundamentados:

a) no desenvolvimento de consciência crítica da sociedade e do indivíduo, favorecendo o crescimento econômico e social da região;

b) no desenvolvimento de senso de justiça e de solidariedade, promovendo a melhoria na qualidade de vida da comunidade em seu entorno;

c) no desenvolvimento da consciência de que os interesses social e individual são igualmente importantes para o equilíbrio das relações humanas;

d) na inovação e na criatividade tecnológica, com ética e respeito aos indivíduos, na produção e disseminação do conhecimento científico;

e) na valorização e priorização dos direitos humanos, sejam individuais ou coletivos, com respeito à diversidade e à tolerância;

f) na análise e na preservação do meio ambiente, em todas as suas vertentes;

g) na promoção da inclusão, da responsabilidade e do desenvolvimento social.

As Finalidades da UMC são:

a) promover a pesquisa, desde a iniciação até a consolidação e a divulgação da produção científica;

b) desenvolver atividades de extensão em suas várias modalidades;

c) formar profissionais aptos para o exercício de suas funções e para participação no desenvolvimento da região e do país;

d) contribuir para o avanço da ciência e para formação da cidadania.

Em 2024, La Universidade de Mogi das Cruzes dita 7 carreiras universitarias, 2 pos-graduação y 1 carreira curta. Entre suas carreiras universitarias, você pode estudar algumas de suas 7 bacharelados.
La Universidade de Mogi das Cruzes atualmente não dita carreiras online, bacharelados online, engenharias online ni pos-graduação online.

Carreiras Universitarias

Carreiras Curtas