Mestrado em Administração



A Carreira em Mestrado em Administração é uma das las Mestrado do Administração e Administração Pública que dita a la Universidade de São Paulo.

Duraçao: 22 MESES.

SOBRE O CURSO

O curso de Mestrado em Administração tem por objetivo iniciar a formação de seus alunos nas atividades de pesquisa e docência em administração. É um curso de natureza estritamente acadêmico e gratuito. Também é possível a obtenção de bolsas de estudo através das agências que financiam a pós-graduação: CAPES, CNPq e FAPESP. O curso é semestral e as disciplinas são oferecidas apenas no período diurno (das 8h às 12h ou das 14h às 18h), não havendo aulas aos sábados. Cada disciplina tem duração de 15 semanas com sessões de 4h por semana. A disponibilidade para o curso deverá ser em tempo integral, sendo pelo menos três vezes por semana para assistir as aulas e o restante para atividades de pesquisa e extraclasse. Cada disciplina equivale a 8 créditos, com exceção da disciplina Monitoria I que equivale a 4 créditos. É possível aproveitar créditos de disciplinas de outros programas strictu sensu reconhecido pela CAPES.

Para conclusão dos créditos, é necessário cursar oito disciplinas das quais duas são obrigatórias e de natureza metodológica: Metodologia de Pesquisa em Administração e Monitoria I. A Monitoria faz parte da formação docente, pois envolve o aluno nas atividades de docência como Monitor junto ao Programa de Graduação em Administração. O Mestrado exige o desenvolvimento de uma dissertação cujo projeto é submetido a um exame de qualificação. O prazo para o exame de qualificação ao mestrado é de 22 meses.

A dissertação consiste num trabalho supervisionado onde o aluno deve demonstrar capacidade de sistematização da literatura existente sobre o tema tratado e capacidade de utilização dos métodos e técnicas de investigação científica. O prazo para conclusão do curso com a defesa da dissertação é de 30 meses.


ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO E LINHAS DE PESQUISA

A área de concentração do PPGA é “Administração” e seus professores são alocados em diferentes áreas de especialização. As áreas de especialização não se confundem com as linhas de pesquisa do PPGA. Uma mesma linha de pesquisa pode ser conduzida por professores de diferentes áreas de especialização, dependendo da abordagem metodológica e/ou conceitual. O PPGA trabalha em sete Linhas de Pesquisa. Esta seção apresenta as áreas de especialização e as linhas de pesquisa do programa.


ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO DO PROGRAMA

Independentemente da área de especialização e da linha de pesquisa escolhida para a realização dos cursos de Mestrado ou Doutorado, o egresso receberá seu título na área de concentração do PPGA, a saber: “Administração”.

Entretanto, o(a) aluno(a) desenvolverá sua pesquisa (dissertação de mestrado ou tese de doutorado) em uma determinada área de especialização e dentro de uma linha de pesquisa muito bem definida. Para que isso aconteça de forma satisfatória, o(a) aluno(a) receberá a orientação de um professor doutor devidamente credenciado pela USP.

A área de concentração do PPGA é “Administração” e seus professores são alocados em diferentes áreas de especialização.

  • Administração Geral
  • Economia das Organizações
  • Finanças
  • Gestão de Pessoas nas Organizações
  • Marketing
  • Métodos Quantitativos e Informática
  • Operações e Produção


LINHAS DE PESQUISA DO PROGRAMA

O PPGA desenvolve seus projetos em sete linhas de pesquisa, como descritas a seguir.

Estratégias e Organizações:

Nesta linha estão alocados os projetos, pesquisa e estudos que objetivam acompanhar, desenvolver e consolidar modelos de estudos de estratégias competitivas e corporativas, Planejamento Estratégico e as diferentes dimensões do contexto organizacional que favorecem a sistematização de seu processo de evolução.

Finanças e Economia das Organizações:

Esta Linha de Pesquisa tem fortes raízes e interações com a microeconomia e desenvolve modelos teóricos e empíricos envolvendo os mercados financeiros, as finanças empresariais e a economia das organizações. Especificamente, os estudos dessa linha se concentram em investigar temas relacionados a decisões de investimentos e financiamentos das empresas, bem como o comportamento dos investidores (acionistas e credores) que fornecem capital para financiar o crescimento das organizações em geral. Esses temas são baseados em importantes teorias econômicas, como as teorias da firma, dos custos de transação, de agency bem como em modernas teorias de finanças, como a teoria de carteiras e as diversas teorias de estrutura de capital.

Gestão de Pessoas nas Organizações:

Nesta linha estão alocados os projetos, pesquisas que estudam as práticas recentes e tradicionais adotadas na gestão de pessoas, em recrutamento, seleção, treinamento, desenvolvimento, plano de carreira, plano de remuneração, gestão por competências, gestão da cultura e do clima organizacional e EAD.

Inovação e Gestão Tecnológica:

Nesta linha estão alocados os projetos, pesquisas que estudam a Gestão da Inovação Tecnológica e da Tecnologia de Informação, desenvolvendo conceitos e modelos gerenciais para empresas públicas e privadas, institutos de pesquisa, centros de tecnologia cativos e organizações afins.

Internacionalização de Empresas:

Esta linha de pesquisa tem foco nas empresas brasileiras que estão se internacionalizando. Este é um processo recente e os referenciais teóricos elaborados a partir de experiência de empresas de países desenvolvidos têm se mostrado pouco apropriado a realidade brasileira.

Marketing:

Nesta linha estão alocados os projetos, pesquisas que estudam as relações de marketing com as estratégias das organizações. Com base nas teorias que dão suporte ao marketing estratégico focaliza as relações de distribuição, comportamento do consumidor e suas diferentes aplicações.

Responsabilidade Socioambiental:

Nesta linha estão alocados os projetos que estudam a gestão de organizações, responsabilidade social e empreendedorismo no Terceiro Setor, voluntariado, parcerias e franchising; e gestão socioambiental e seus impactos sobre o meio físico e desdobramentos sociais.


Faculdades onde estudar Mestrado em Administração em Universidade de São Paulo

Informações instantâneas sobre preços e data de início

Ao solicitar relatórios, autorizo universidadesecarreiras.com, seus dependentes, subcontratados ou associados a entrar em contato comigo para me aconselhar sobre propostas educacionais relacionadas a qualquer uma das alternativas existentes no território brasileiro.