Residência Médica em Oftalmologia
A Carreira em Residência Médica em Oftalmologia é uma das las Pós graduação do Saúde e Medicina que dita a la Universidade de São Paulo.
Duraçao: 3 ANOS.
O título do Residência Médica em Oftalmologia é o título atribuído pela la Universidade de São Paulo para carreira Especialização em Medicina.
SOBRE O CURSO
A FMUSP possui 54 programas de treinamento em áreas médicas reconhecidas, a maioria credenciada em 1980. São 883 vagas credenciadas pela Comissão Nacional de Residência Médica para o 1º ano de Residência, distribuídas em especialidades básicas de acesso direto e vagas com pré-requisito, além dos chamados programas de anos adicionais/áreas de atuação. Cerca de 60% dos alunos graduados na FMUSP ingressa nos programas de Residência Médica da instituição. As outras vagas são preenchidas por alunos de outras instituições, muitos oriundos de outros estados brasileiros.
Parte da RM pode ser cumprida no Hospital Universitário (HU) da USP, ou no Hospital das Clínicas da FMUSP, ou mesmo em Unidades Básicas de Saúde (UBS), conforme a especialidade escolhida.
Unless you ask us not to, we may contact you via email in the future to tell you about specials, new products or services, or changes to this privacy policy.
No início da integração das turmas, os Residentes recebem informações gerais, conteúdos esperados ou manuais, conforme o curso. Em cada área, variam o formato e o período do programa, que pode ter de 1 a 5 anos de duração. A carga horária anual é de 2.880 horas, ou 60 horas semanais, incluindo 24 horas semanais de plantão, com folgas previstas conforme as normas estabelecidas por legislação específica.
Por se tratar de um treinamento em serviços, a RM é constituída obrigatoriamente por estágios práticos, que ocupam de 80% a 90% da carga horária. O tempo restante é dirigido a atividades teórico-pedagógicas complementares.
A COREME é órgão de assessoria vinculado à Diretoria da FMUSP, encarregado da coordenação da Residência Médica na instituição. Sua finalidade é planejar e zelar pela perfeita execução dos seus programas de Residência Médica e atividades correlatas, no âmbito da Unidade, de acordo com as normas da Comissão Nacional de Residência Médica (http://portal.mec.gov.br/residencias-em-saude/residencia-medica).
A Comissão é coordenada por um grupo de gestores, um coordenador geral, o 1º vice coordenador geral, o 2º vice coordenador geral e a Comissão Executiva de Residência Médica (CoExRM). Os membros são assim designados: um coordenador administrativo, um coordenador de comunicação, um coordenador pedagógico e um coordenador de recursos humanos e os respectivos suplentes para cada cargo. O grupo se reúne a cada 15 dias. Uma sessão plenária é realizada na última quarta-feira de cada mês, com a participação de todos os supervisores de programas e representantes de Residentes Médicos para deliberações conjuntas.