Bacharelado em Dança
A Carreira em Bacharelado em Dança é uma das las Bacharelado do Arte e Belas Artes que dita a la Universidade Estadual de Campinas.
Duraçao: 8 SEMESTRES.
O título do Bacharelado em Dança é o título atribuído pela la Universidade Estadual de Campinas para carreira Bacharelado em Administração.
SOBRE O CURSO
O projeto inicial do curso de graduação em Dança do Instituto de Artes da Unicamp foi idealizado por Antonieta Marília de Oswald de Andrade que, juntamente com um grupo de profissionais da área da dança, concretizou o seu início em 1985. Ao longo destes 25 anos procurou-se perseguir um ideal, presente no projeto inicial, que é o de conferir à dança o status de área de conhecimento inserida na universidade.
Técnicas, danças do Brasil e ateliês
Nas disciplinas de Técnicas de Dança há ênfase no desenvolvimento técnico-artístico do corpo integrado à expressividade e à criatividade. O objetivo desta visão é formar um corpo consciente, capaz de uma resposta criativa, através da sensibilidade sinestésica e do domínio técnico do movimento. O aluno será estimulado a constantes investigações, na procura de um movimento espontâneo assim como de pesquisa orientada. As técnicas tradicionais são utilizadas, não como modelo, mas como instrumento e estudo dos princípios básicos do movimento. Espera-se uma resposta corporal individual e centrada no potencial criativo de cada estudante, estabelecendo um vínculo com as correntes da dança que vigoram na atualidade, possibilitando a inserção do aluno no panorama vigente.
Nas disciplinas de Dança do Brasil, concebe-se a dança como forma expressiva de criação artística cuja realização leva em conta os valores da cultura onde se encontra inserida, bem como a história dos indivíduos que dela fazem parte. O objetivo é contribuir para a formação mais ampla do profissional em dança, com perfil para a atuação social e transformadora da realidade na qual exerce sua profissão. As disciplinas propõem fundamentos corporais alicerçados nas manifestações culturais da diversidade brasileira. Busca-se construir conhecimento através da experiência do convívio plural, na validação de uma identidade rica em dramaturgia e movimentação corporal. Seja no âmbito do ensino ou da pesquisa, o aluno é levado a explorar o contexto social e cultural no qual se encontra inserido. Trata-se, portanto, de comunicação numa perspectiva histórica e artística, de uma estética fundada na realidade cotidiana, na convivência com o outro.
Nos Ateliês, de estruturas mais flexíveis, encontram-se integradas estas duas tendências. Trata-se, portanto, de unir as habilidades técnicas às competências de refletir e compreender criticamente os fundamentos que organizam um conhecimento específico. Trata-se de um saber das artes, entendido como tecido artesanal, construído gradativamente através da aprendizagem do sensível, do olhar focado não só no corpo que dança, mas na sua relação com o mundo. Os Ateliês abrangem os conteúdos de improvisação e composição coreográfica, trabalhados em métodos que propiciam diferentes leituras corporais. Os Ateliês estão articulados às disciplinas de Técnicas de Dança e às de Dança do Brasil, sempre buscando trajetórias prático-teóricas na área artística integradas ao ensino da dança.
O exercício da alteridade permeia a construção de uma dança que o aluno deverá vivenciar em seu corpo. Esta dança passa a refletir e a discutir as questões ligadas ao movimento, de modo a caminhar junto com as idéias políticas, sociais e culturais do seu tempo. Na estrutura do curso constam disciplinas nas áreas biológicas tais como anatomia, fisiologia e cinesiologia. Nas áreas das ciências humanas e sociais, a história, a antropologia e a psicologia, dentre outras.
O amadurecimento e a experiência do curso de graduação em Dança possibilitam não só gerar a integração entre conteúdos do projeto pedagógico, como também a integração entre as distintas áreas artísticas, no âmbito do Instituto de Artes. Assim foram criadas disciplinas comuns a todo o Instituto tais como os fundamentos filosóficos da arte-educação.
Se, por um lado, o curso permite a formação do aluno como intérprete e/ou como professor de dança (de acordo com a sua opção), por outro, dada a possibilidade de escolha própria sobre quais disciplinas eletivas cursar, terá a responsabilidade sobre sua própria formação, ampliando o campo de saber e aumentando as relações dentre os mais diversos espaços da universidade. Busca-se, assim, o vôo, onde novas tendências irão despontar.
Horários de Funcionamento:
- Manhã: Das 08:00 às 12:00 horas, de segunda a sexta.
- Tarde: Das 14:00 às 18:00 horas, de segunda a sexta.
Período: diurno em período integral
Não há atividades didáticas no período noturno, no entanto, há o funcionamento do Laboratório de Dança e dos Estúdios para pesquisa acadêmica.
Duração da hora/aula: 60 minutos
Carga horária total do Curso de Dança:
- Bacharelado: 3315 horas
- Licenciatura: 4170 horas
Número de vagas oferecidas, por período: 25 vagas em período integral