Universidade Estadual do Rio de Janeiro

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) é uma universidade pública do estado do Rio de Janeiro, Brasil e uma das maiores e mais prestigiadas universidades do país e da América Latina. Possui campi em oito cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro. Os outros campi estão situados nos municípios de Petrópolis, Angra dos Reis, Nova Friburgo, Resende, Teresópolis, São Gonçalo e Duque de Caxias, além de unidades externas nos bairros de Botafogo, Lapa, São Cristóvão, Rio Comprido, São Francisco Xavier, Campo Grande e Vila Isabel (todos na capital). Na soma de todos os campis, a UERJ possui um total de 100 cursos de graduação, 63 cursos de mestrado, 46 cursos de doutorado, 2,8 mil professores e 43 mil alunos matriculados entre graduação e pós-graduação

A Universidade

A história da Universidade do Estado do Rio de Janeiro começa em 4 de dezembro de 1950, pela promulgação da lei municipal nº 547. Ao longo dessas décadas, a Uerj cresceu e firmou-se como uma das principais universidades do país. Sua importância no espaço acadêmico brasileiro pode ser atestada pela qualidade da formação superior que oferece, pelo valor da sua produção científica, pelas centenas de projetos de extensão em desenvolvimento, pela promoção da cultura e pelos inúmeros serviços prestados à população.

Sua preocupação com o atendimento ao público e o aprimoramento constante de seus serviços fez com que a Universidade fosse pioneira na criação de uma Ouvidoria própria: foi a primeira universidade pública do estado do Rio de Janeiro a criar essa instância de exercício da cidadania. Instituição pública, sua missão se baseia em princípios de igualdade e pluralidade: também foi precursora na implantação do sistema de reserva de vagas para ingresso via vestibular.

O nome inicial era Universidade do Distrito Federal (UDF). Mas, diferente da instituição homônima, fundada em 1935 e extinta em 1939, a nova Universidade ganhou força e tornou-se uma referência em ensino superior, pesquisa e extensão na Região Sudeste. Nesse trajeto, a instituição viu seu nome mudar, acompanhando as transformações políticas que ocorriam. Em 1958, a UDF foi rebatizada como Universidade do Rio de Janeiro (URJ). Em 1961, após a transferência do Distrito Federal para a recém-inaugurada Brasília, passou a se chamar Universidade do Estado da Guanabara (UEG). Finalmente, em 1975, ganhou o nome definitivo de Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Criada a partir da fusão da Faculdade de Ciências Econômicas do Rio de Janeiro, da Faculdade de Direito do Rio de Janeiro, da Faculdade de Filosofia do Instituto La-Fayette e da Faculdade de Ciências Médicas, a Universidade cresceu, incorporando e criando novas unidades com o passar dos anos. Às faculdades fundadoras uniram-se instituições como a Escola Superior de Desenho Industrial (Esdi), o Hospital Geral Pedro Ernesto, a Escola de Enfermagem Raquel Haddock Lobo, entre outras. Além disso, novas unidades foram criadas para atender às demandas da Universidade e da comunidade, como o Instituto de Aplicação. Nessas sete décadas de história, a Universidade cresceu em tamanho, estrutura e importância nos cenários regional e nacional.

Em 2024, La Universidade Estadual do Rio de Janeiro dita 3 carreiras universitarias y 2 pos-graduação. Entre suas carreiras universitarias, você pode estudar algumas de suas 3 bacharelados.
La Universidade Estadual do Rio de Janeiro atualmente não dita carreiras online, bacharelados online, engenharias online ni pos-graduação online.


Carreiras Universitarias



Especialidades



Bacharelados



Pós-graduação


Informações instantâneas sobre preços e data de início

Ao solicitar relatórios, autorizo universidadesecarreiras.com, seus dependentes, subcontratados ou associados a entrar em contato comigo para me aconselhar sobre propostas educacionais relacionadas a qualquer uma das alternativas existentes no território brasileiro.


Localização da La Universidade Estadual do Rio de Janeiro