Especialização em Educação, Sociedade e Violência



A Carreira em Especialização em Educação, Sociedade e Violência é uma das las Especialização do Educação e Pedagogia que dita a la Universidade Estadual do Tocantins.

Duraçao: 360 HORAS.

O título do Especialização em Educação, Sociedade e Violência é o título atribuído pela la Universidade Estadual do Tocantins para carreira Especialização em Educação.

Sobre o Curso

Este curso busca formar profissionais da educação capazes de compreender processos complexos da violência no cotidiano escolar, assim como de intervir e atuar no desenvolvimento de planos de ação, projetos e programas voltados para o enfrentamento da violência nos sistemas de ensino, escolas e organizações encarregadas de processos de formação humana. Além disso, busca ampliar os espaços de atuação dos profissionais que lidam com educação para o desenvolvimento de ações de enfrentamento da violência.


Público Alvo

Graduados em curso reconhecido pelo Ministério da Educação-MEC que sejam profissionais da educação, graduados em Pedagogia, demais licenciaturas em áreas afins, bem como graduados em Direito e Serviço Social.

Disciplinas do Curso

As disciplinas são compostas por 24h de aulas presenciais distribuídas em encontros quinzenais às quintas-feiras e sextas-feiras das 19h ás 22h e sábado das 9h às 12h e das 14h às 17h. Adicionalmente os discentes perfazem 6h em EaD, totalizando 30h por disciplina.

Violência e Instituições Sociais - O conceito de violência e seus marcos históricos. Cidadania, justiça social e direitos humanos. Estrutura e dinâmica da sociedade contemporânea. O medo como ligamento social. Desigualdades socioeconômicas. Trabalho, saúde e vulnerabilidade social. Democracia e violência. Violência escolar. Escola e criminalidade urbana.
Educação, Violência e Políticas Públicas - Educação: interrelações violência e políticas públicas; Políticas públicas, políticas sociais e políticas educacionais; conceitos e abordagens; violência: aspectos históricos, conceituais e culturais; a educação: programas de prevenção e redução de violência expressos nas políticas públicas brasileiras; Violência e desigualdade social; Violência e representações sociais; Violência, poder e controle social; a instituição escolar como reprodutora da violência social.

Modernidade Decolonialidade - O pensamento decolonial; descolonização dos saberes; decolonialidade e identidade cultural; diferença e diversidade cultural; colonialidade do poder (colonização versus decolonização); cultura e diferença cultural; o discurso das margens.

Patrimônio Cultural, Identidade e Políticas de Salvaguardas - Noções e concepções de patrimônio cultural; Legislação e instrumentos de proteção; Reconhecimento das culturas populares: valorização, identidade e cidadania; O patrimônio cultural e sustentabilidade; Os lugares de memória e as instituições de custódia de acervos; Educação patrimonial e Práticas de preservação.
Escola e Cidadania - O conceito de violência e seus marcos históricos. Cidadania, justiça social e direitos humanos. Estrutura e dinâmica da sociedade contemporânea. O medo como ligamento social. Desigualdades socioeconômicas. Trabalho, saúde e vulnerabilidade social. Democracia e violência. Violência escolar. Escola e criminalidade urbana.
Sociedade, Atualidades e Intersubjetividade - Diversidade das teorias sociológicas e as possibilidades de leitura da realidade social. A crise dos paradigmas e nova organização social que se apresenta. Conceito de intersubjetividade e a relação sujeito/sujeito, mediatizada pelo mundo.
Educação em Direitos Humanos - Modernidade, Colonialidade e Direitos Humanos; História dos direitos humanos. Documentos nacionais e internacionais sobre educação e direitos humanos; Diretrizes Nacionais de Educação em Direitos Humanos; Interfaces do Direitos Humanos; Políticas, temas transversais, projetos interdisciplinares e educação em direitos humanos.
Estado, Segurança Pública e Tendências Punitivas - Evolução histórica do Direito Penal. Funções do Direito Penal. Tendências punitivas do Direito Penal. Políticas de Segurança Pública. Sistema Penal e Direitos Humanos. Princípios e garantias constitucionais penais. Garantismo jurídico-penal. Racionalidade e funções da pena. A teoria da ação comunicativa e a contribuição de Jurgen Habermas. Sistema Carcerário. Humanização dos Presídios.
Metodologia Científica - Ciência e conhecimento científico; método científico; pesquisa e desenvolvimento científico; métodos de pesquisa científica; organização e orientação da pesquisa científica; consulta da literatura; difusão do conhecimento científico. Iniciação do aluno no processo do pensamento científico. Apresentação de instrumental teórico-prático para o bom desempenho das atividades acadêmicas a profissionais. Manual de elaboração do Trabalho Final Acadêmico.
Tecnologia, Educação e Violência - A compreensão das categorias violência e insegurança à luz das mudanças que compõem a contemporaneidade. Atuais configurações de práticas violentas e políticas na sociedade. As novas tecnologias da comunicação e informação e suas aplicações na educação. Relação comunicação e educação na sociedade contemporânea. Relações entre mídia, cultura e subjetividade. Cyberbullying: a violência virtual. A influência da TV nos processos escolares. A utilização da mídia como instrumento didático-pedagógico. Tecnologias e as diferentes linguagens dinamizando os procedimentos de ensinar e aprender. Mídia, violência e escola.
Sistemas Alternativos de Resolução de Conflitos - Acesso à Justiça; Conceito, origens, tipos e consequências do Conflito; Teorias Macrossociológicas do Conflito; O Conflito Escolar; Conflito x Indisciplina; A violência escolar; Bullying; Insucesso Escolar; Enquadramento legislativo: Projetos e Programas Oficiais; Formas de Conflitos: Negociação, Conciliação, Mediação. Arbitragem, Justiça Restaurativa.
Didática do Ensino Superior - Funções sociais da educação superior; Políticas de implementação e avaliação de cursos de nível superior; Dimensões do processo didático e seus eixos norteadores: ensinar, aprender, pesquisar e avaliar; Interdisciplinaridade; O processo ensino/aprendizagem e o desenvolvimento de competências; O relacionamento professor/aluno; Estratégias de ensino; Utilização de recursos audiovisuais e Novas Tecnologias (NTICs); Avaliação da aprendizagem.

Sedes onde estudar Especialização em Educação, Sociedade e Violência em Universidade Estadual do Tocantins


Informações instantâneas sobre preços e data de início

Ao solicitar relatórios, autorizo universidadesecarreiras.com, seus dependentes, subcontratados ou associados a entrar em contato comigo para me aconselhar sobre propostas educacionais relacionadas a qualquer uma das alternativas existentes no território brasileiro.