Tecnólogo em Gestão do Agronegócio
A Carreira em Tecnólogo em Gestão do Agronegócio é uma das las Tecnólogo do Ciências Agrárias que dita a la Universidade Estadual do Tocantins.
Duraçao: 6 SEMESTRES.
O título do Tecnólogo em Gestão do Agronegócio é o título atribuído pela la Universidade Estadual do Tocantins para carreira Bacharelado em Agronomia.
SOBRE O CURSO
O curso de Tecnologia em Gestão do Agronegócio do Câmpus Paraíso possui corpo docente formado de mestres e doutores. Seu principal diferencial é a formação de um profissional totalmente capacitado para atuar nas cadeias produtivas de maior importância econômica no Estado do Tocantins: soja, milho e pecuária. Outro diferencial é que se trata de um curso de nível superior com duração de 3 anos.
Objetivo
Preparar profissionais para o planejamento, organização e gerenciamento de organizações agroindustriais, de forma a permitir uma visão sistêmica, capacitando-o para atuar nesse meio, sobretudo na pequena e média propriedade rural, maximizando os recursos locais e regionais, através da adoção otimizada de tecnologias que respeitem o homem e a natureza.
CAMPOS DE ATUAÇÃO
O profissional Tecnólogo em Gestão do Agronegócio viabiliza soluções tecnológicas competitivas para o desenvolvimento de negócios na agropecuária e agroindústria a partir do domínio dos processos de gestão da produção, transformação e comercialização nas diversas cadeias produtivas do setor. Prospecção de novos mercados, análise de viabilidade econômica, identificação de alternativas de captação de recursos, beneficiamento, logística e comercialização são atividades gerenciadas por esse profissional que está atento às novas tecnologias do setor rural e agroindustrial, à qualidade e produtividade do negócio, definindo investimentos, insumos e serviços, visando à otimização da produção e o uso racional dos recursos.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
O curso de Tecnologia em Gestão do Agronegócio forma um profissional capacitado na gestão do agronegócio, apto a analisar, diagnosticar, planejar, dirigir e controlar um empreendimento. O egresso apresenta habilidades para avaliar projetos de investimentos, implementar estratégias competitivas e cooperativas no setor, modelar e operacionalizar atividades de logística, analisar e tomar decisões em meio a um cenário complexo e de extrema competição.
O egresso desse curso pode atuar em diversos empreendimentos do agronegócio, tanto nas organizações de produção primária, quanto na indústria ou comércio, na gestão de cooperativas, agroindústrias, indústrias de máquinas e equipamentos, logística, comercialização, em organizações comerciais do atacado e varejo, setor público, consultorias e assessorias.
Esse profissional tem amplo potencial de ação no fortalecimento e desenvolvimento rural ao participar na operação de projetos agropecuários e/ou agroindustriais, tais como:
- Gerenciar e empreender negócios rurais e agroindustriais;
- Operar e assessorar, projetos de pesquisa de sistemas de produção agropecuários e agroindustriais nas propriedades familiares;
- Supervisionar o manejo de matérias primas e processos de produção agropecuários e agroindustriais;
- Controlar a qualidade dos produtos nas propriedades e nas agroindústrias familiares.
PERFIL DO PROFISSIONAL
O profissional irá contribuir na geração de recursos humanos qualificados que dominem os conceitos e princípios básicos na Gestão do Agronegócio;
- Será capaz de compreender as organizações rurais sob o enfoque das cadeias de produção e do agronegócio e a inter-relação entre os elos das cadeias produtivas;
- Dirigirá e coordenará estudos e análises, bem como implementar programas de desenvolvimento da agricultura familiar;
- Dirigirá programas de avaliação, políticas e planos, levando em consideração as características dos empreendimentos rurais, a pluriatividade, o associativismo e o cooperativismo no agronegócio;
- Irá fomentar a discussão do objeto e da prática da gestão rural;
- Desenvolverá, além da capacidade analítica, executiva e decisória, condições de discutir novas alternativas de negócios no espaço rural;
- Sairá capacitado para a prática do cooperativismo e o desenvolvimento de redes de produção;
- Sairá capacitado para assessorar tecnicamente os segmentos do agronegócio para a utilização sustentável dos recursos ambientais.