Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo
A Carreira em Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo é uma das las Bacharelado do Arquitetura e Urbanismo que dita a la Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
Duraçao: 5 ANOS.
O título do Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo é o título atribuído pela la Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho para carreira Bacharelado em Arquitetura.
SOBRE O CURSO
Arquiteto é o profissional que projeta e idealiza os espaços para os mais diversos usos humanos. O profissional formado em Arquitetura e Urbanismo pela Unesp está apto a trabalhar em órgãos públicos (municipais, estaduais ou federais), em empresas privadas, em organizações não governamentais ou como profissional autônomo, no desenvolvimento de projetos de edifícios, de urbanismo e de paisagismo e, ainda, em restauração de monumentos, em estudos de impactos ambientais e arquitetura de interiores.
Os cursos têm como objetivo formar um profissional que tenha uma visão histórico-crítica da realidade e que a entenda como um processo em permanente mutação.
Para essa formação este profissional deverá obter conhecimento das diferentes áreas que envolvem a sua formação: ciências da natureza, ciências exatas – aplicadas à Arquitetura e Urbanismo – e ciências humanas, através da apropriação, construção e socialização de conhecimentos teórico-práticos que garantam: a valorização da criatividade intelectual; a capacidade de compreender e traduzir as necessidades sociais do indivíduo, de grupos e da sociedade em geral; e uma visão social de mundo, comprometida com a cidadania e com a transformação da sociedade brasileira.
A matriz curricular em Bauru tem como objetivo orientar a formação de um profissional generalista, possibilitando formação nas seguintes áreas: Estética e História das Artes, Estudos Sociais e Econômicos, Estudos Ambientais, Desenho e Meios de Representação e Expressão, Teoria e História da Arquitetura, do Urbanismo e do Paisagismo, Projeto de Arquitetura, de Urbanismo e de Paisagismo, Planejamento Urbano e Regional, Tecnologia da Construção, Sistemas Estruturais, Conforto Ambiental, Técnicas Retrospectivas, Informática Aplicada à Arquitetura e Urbanismo, Topografia, Trabalho Final de Curso, Estágio Supervisionado, Atividades Complementares.
Os procedimentos didáticos são compostos por aulas teóricas, aulas práticas (têm como fundamentação a experimentação prática de um conteúdo programático ministrado – aulas de laboratório – LAUPs), visitas ou viagens técnicas (são realizadas anualmente, sendo uma viagem por ano e por turma – por exemplo: São Paulo, Petrópolis, Brasília, Belo Horizonte, Ouro Preto, Inhotim, Goiás Velho e Curitiba) e Semana de Arquitetura e Urbanismo (cujo objetivo é realizar o debate com as questões relacionadas ao universo da arquitetura, do urbanismo e do paisagismo, envolvendo a troca de experiências e abordagens sobre diferentes temas com profissionais externos ao curso).
Na Faculdade de Ciências e Tecnologia, Câmpus de Presidente Prudente, o curso, em período integral, além de formar o Arquiteto Urbanista Generalista, como regem as Diretrizes Curriculares Nacionais, possui o enfoque em Planejamento e Projetos Urbanos. Propõe uma formação em que os futuros profissionais sejam capazes de conhecer, analisar, formular, gerenciar e avaliar ações e políticas que coloquem a questão urbana como elemento central da promoção da qualidade de vida e da diminuição das desigualdades socioespaciais.
Para garantir a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e a compreensão das novas dimensões econômicas, políticas, sociais e culturais da cidade contemporânea, o curso possui uma matriz curricular inter e multidisciplinar, além de uma infraestrutura com sete laboratórios, salas de desenho, oficina para a construção de maquetes e um canteiro experimental. O currículo busca a formação de arquitetos e urbanistas que contribuam com a construção de uma cidade mais justa e democrática, a partir de intervenções pontuais ou amplas no tecido urbano, entendendo que a cidade é resultado e processo de (re)produção de um modo de vida que exige intervenções criativas e responsáveis para a solução de seus problemas.