Universidade Federal de Roraima

Universidade Federal de Roraima (UFRR) é uma instituição de ensino superior pública do estado brasileiro de Roraima. Ao lado do Instituto Federal de Roraima, é a unica universidade pública do estado mantida pelo Ministério da Educação (MEC). Seu estatuto define-a como uma "fundação pública, dotada de personalidade jurídica de direito privado", tendo como atribuições a promoção de cursos de graduação, pós-graduação em diversos níveis, pesquisa, extensão, ensino básico e profissional.

Autorizada pela Lei n.º 7.364, de 12 de setembro de 1985, de autoria do então deputado federal do Ex-Territirio Federal de Roraima, Mozarildo Cavalcanti, foi efetivamente criada quatro anos após com o Decreto n.º 98.127, em 8 de setembro de 1989. Com três campi, todos na capital Boa Vista, é a maior universidade de Roraima com quase quarenta cursos de graduação. Registra ainda cursos de doutorado, mestrado e especialização; fornece ainda ensino fundamental, médio e ensino profissional através do Colégio de Aplicação e da Escola Agrotécnica.

Sua Comissão Permanente de Vestibular realiza anualmente o processo seletivo para preenchimento de suas faculdades; o acesso aos cursos de graduação dá-se também pelo Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Em 2012 as vagas ofertadas totalizaram 1.198.

Sua faculdade de Medicina foi considerada a melhor do Norte no ano de 2010. O curso de Direito, reconhecido pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) como um dos melhores do Brasil, obteve sucessivas notas máximas no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE), assim como Zootecnia. Os cursos de geologia, agronomia e secretariado executivo são também destacados como os mais bem avaliados da Região Norte. A UFRR leciona o único curso de relações internacionais da Amazônia.

A Universidade Federal de Roraima (UFRR) é uma fundação pública federal, localizada na região Norte do Brasil, foi autorizada pela Lei n° 7.364, de 12 de setembro de 1985, e criada por meio do Decreto-Lei n° 98.127, de 08 de setembro de 1989, cuja aula inaugural ocorreu em 19 de março de 1990. A UFRR é vinculada ao Ministério da Educação (MEC), o qual homologou o primeiro Estatuto da Universidade, por meio da Portaria no 578, de 24 de outubro de 1989, publicada no Diário Oficial da União (DOU) em 04 de dezembro de 1989. A UFRR fundamenta-se no princípio constitucional da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, e tem autonomia didático- científica, administrativa, financeira e patrimonial.

A UFRR foi a primeira experiência brasileira de criação de universidade federal sem a disposição de instituições preexistentes que pudessem ser incorporadas à estrutura da Universidade. E sendo a primeira instituição de ensino superior do Estado de Roraima, em sua implementação, havia a necessidade de oferecer ao Estado a capacitação técnica e científica, que até o ano de 1989, esteve somente ao alcance das pessoas da comunidade roraimense que tinham condições de estudar em outros estados do Brasil.

Em março de 1990, foram iniciadas as atividades acadêmicas e administrativas da UFRR em uma área cedida pelo Governo do Estado, que hoje constitui o Campus Paricarana, composta por um prédio semiacabado, um prédio em construção e uma terceira edificação em estágio inicial de construção, os quais são denominados hoje de Bloco I, Bloco II e Bloco III, respectivamente.

A UFRR foi uma força emergente e dinâmica para o suprimento do processo de transformação do Território em Estado de Roraima, introduzindo novos perfis profissionais e novas posturas éticas. Nesse período, o estado ensaiou um deslanche empresarial na cidade e no campo, bem como as instituições educacionais passaram a ser contempladas com professores possuindo a habilitação requerida. Desde a sua criação, destacam-se alguns marcos históricos descritos de forma sintética a seguir:

  • 1991 – Formatura da primeira turma de graduação;
  • 1993 – Doação pelo Governo do Estado da Escola Agrotécnica de Roraima;
  • 1993 – Criação do primeiro curso do Campus Cauamé (Agronomia);
  • 1995 – Criação do primeiro curso do Campus Cauamé (Agronomia);
  • 2001 – Criação da Escola de Aplicação (CAp);
  • 2004 – Criação do Núcleo Insikiran de Formação Superior Indígena;
  • 2007 – Criação do primeiro Curso de Mestrado da UFRR (Recursos Naturais);
  • 2008 – Primeiro curso sequencial em EaD da UFRR (Gerência de Conteúdo para Web); – Criação do Campus do Murupu;
  • 2012 – Início da oferta de assistência estudantil, por meio do Plano Nacional de Assistência Estudantil (PNAES);

MISSÃO E VALORES

Missão: Produzir, integrar e socializar conhecimentos para formar cidadãos comprometidos com o desenvolvimento cultural, social, econômico e ambiental.
Valores: Valorização humana, Transparência, Excelência, Comprometimento, Responsabilidade, Respeito e Proatividade.

ÁREA DE ATUAÇÃO

A Universidade Federal de Roraima atua no desenvolvimento do ensino, da pesquisa e da extensão, com o conceito e a prática da interdisciplinaridade e transversalidade, por meio, das modalidades de educação presencial e a distância.

Em 2024, La Universidade Federal de Roraima dita 5 carreiras universitarias. Entre suas carreiras universitarias, você pode estudar algumas de suas 5 bacharelados.
La Universidade Federal de Roraima atualmente não dita carreiras online, bacharelados online, engenharias online ni pos-graduação online.


Carreiras Universitarias



Bacharelados


Informações instantâneas sobre preços e data de início

Ao solicitar relatórios, autorizo universidadesecarreiras.com, seus dependentes, subcontratados ou associados a entrar em contato comigo para me aconselhar sobre propostas educacionais relacionadas a qualquer uma das alternativas existentes no território brasileiro.


Localização da La Universidade Federal de Roraima