Licenciatura em Matemática
A Carreira em Licenciatura em Matemática é uma das las Licenciatura do Matemática, Economia e Finanças que dita a la Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
Duraçao: 4 ANOS.
SOBRE O CURSO
O curso de Matemática apresenta duas modalidades: Licenciatura e Bacharelado. A primeira tem como objetivo principal a formação de professores para atuar no ensino fundamental e médio. No entanto, o egresso da Licenciatura poderá atuar ainda em editoras como revisor e parecerista de livros didáticos. O campo de atuação do profissional formado pela Licenciatura amplia-se com o curso de mestrado e doutorado. Mantendo-se na área de Educação ele, além de poder atuar no ensino superior, pode desenvolver pesquisas relacionadas ao ensino e à aprendizagem da Matemática.
O bacharel pode ingressar em setores que utilizam a Matemática como recurso básico, por exemplo, engenharia, mercado financeiro, computação, telecomunicações, indústria eletrônica e até mesmo medicina. Com formação de mestre ou doutor, também poderá se tornar professor universitário.
Fornecido na duas modalidades, o curso de Matemática na Unesp pode ser encontrado em seis unidades: Bauru, Guaratinguetá, Ilha Solteira e Presidente Prudente, com a oferta da Licenciatura, e em Rio Claro e São José do Rio Preto, que ofertam as duas modalidades, sendo que no Câmpus de São José do Rio Preto há ainda a opção por duas ênfases no Bacharelado: Matemática Pura ou Aplicada.
Nelas, os estudantes participam de atividades de extensão (prestação de serviços à comunidade) e de estágios, nos quais entram em contato com a realidade do ensino fundamental e médio. Também integram pesquisas sobre o ensino de Matemática, por meio de projetos de iniciação científica
O curso de Matemática – Licenciatura de Bauru visa à formação de professores para atuar nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio. Durante o curso, os estudantes têm a oportunidade de participar de diversos projetos de extensão e de iniciação científica. Após a graduação, o aluno tem possibilidades de prosseguir com seus estudos em nível de pós-graduação, em diferentes áreas.
Em Guaratinguetá, o curso conta com o apoio da infraestrutura dos laboratórios de Informática, de Física e de Ensino de Matemática que, aliada a parceria com escolas da rede pública estadual de educação básica, permite aos estudantes desenvolverem atividades para ensinar Matemática e realizar pesquisas, considerando a aprendizagem dos conceitos matemáticos e suas aplicações, como em astronomia e pesquisa operacional, por exemplo.
Durante a Licenciatura em Matemática, na unidade de Ilha Solteira, os graduandos encontram espaços de prática pedagógica no Laboratório de Ensino da Matemática (LEM) e no Laboratório de Informática da Matemática (LIM), onde aprimoram tanto os conhecimentos matemáticos como os pedagógicos. São oferecidas também oportunidades de participação em projetos de iniciação científica e de extensão, e a formação de excelência proporcionada pelo curso permite que muitos dos egressos continuem sua formação em excelentes centros de Pós-Graduação.
No Câmpus de Presidente Prudente, o curso de licenciatura soma sete laboratórios de ensino e de informática. Entre as atividades de extensão, os estudantes dão aulas em cursinhos pré-vestibulares para jovens carentes. É oferecido um conjunto de disciplinas optativas nas áreas de Matemática, Matemática Aplicada e Educação Matemática. De acordo com os editais vigentes no período, os alunos com bom desempenho acadêmico podem concorrer a bolsas nas modalidades de Iniciação à Docência ou Iniciação Científica. Além disso, para aqueles que pretendem continuar os estudos, no Câmpus de Presidente Prudente há a possibilidade do aluno concorrer a uma vaga em diversos Programas de Pós-Graduações, como por exemplo, o Mestrado em Matemática Aplicada e Computacional (pósMAC), o Mestrado em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT) e o Mestrado e Doutorado em Educação.
O curso de Matemática do Câmpus de Rio Claro, iniciado em 1959 na antiga Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, conquistou tradição e prestígio ao longo dos anos. O curso recebeu cinco estrelas em 2019, conceito máximo da avaliação do Guia da Faculdade – Quero Educação/Estadão. O estudante realiza um ciclo comum de disciplinas para as duas modalidades durante o 1º. e 2º. ano do curso. Os alunos com bom desempenho acadêmico podem concorrer a bolsas de estudos de agências de fomento e também dos Programas PET- Matemática, PIBID e Residência Pedagógica - Matemática. Ainda, os alunos têm a possibilidade de ingressar em um dos Programas de Pós-Graduação que o Câmpus de Rio Claro oferece: Programa Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEM), que é o mais tradicional do país nessa área, Programa de Mestrado em Matemática (PGMAT), Mestrado em Matemática (pólo São José do Rio Preto), Mestrado em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT), que é coordenado pela SBM (Sociedade Brasileira de Matemática).
Em São José do Rio Preto, o curso de Matemática, nas modalidades bacharelado e licenciatura, recebeu cinco estrelas, conceito máximo da avaliação do Guia do Estudante, da Editora Abril. Com Laboratórios de Ensino de Matemática, de Física, de Informática e Polo Computacional, o estudante realiza um ciclo comum de disciplinas para as duas modalidades durante o primeito ano, no período diurno. O bacharelado permite ainda a opção entre a ênfase em Matemática Pura ou Aplicada. No período noturno, o aluno tem a opção de cursar a licenciatura.
Os alunos com bom desempenho acadêmico podem concorrer a bolsas de estudos dos Programas .PET- Matemática, PIBID e Residência Pedagógica — Matemática. Ainda, os alunos têm a possibilidade de ingressar em um dos Programas de Pós-Graduação que o Câmpus de Rio Claro oferece: Programa Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEM), que é o mais tradicional do país nessa área, Programa de Mestrado em Matemática (PGMAT), Mestrado em Matemática (pólo São José do Rio Preto), Mestrado em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT), que é coordenado pela SBM (Sociedade Brasileira de Matemática).