Bacharelado em Engenharia Ambiental e Sanitária



A Carreira em Bacharelado em Engenharia Ambiental e Sanitária é uma das las Bacharelado do Meio Ambiente e Geologia que dita a la Universidade Federal de Alagoas.

Duraçao: 5 ANOS.

Conteúdos: 50.

O título do Bacharelado em Engenharia Ambiental e Sanitária é o título atribuído pela la Universidade Federal de Alagoas para carreira Engenharia Ambiental.

SOBRE O CURSO

O objetivo do curso é trabalhar formação do Engenheiro Ambiental da Universidade Federal de Alagoas, de modo a atender às demandas da sociedade com vistas às políticas de desenvolvimento nacional, com base nos conhecimentos científicos, tecnológicos e sociais visando o desenvolvimento sustentável.

Objetivos

Definir uma política pedagógica para formação do Engenheiro Ambiental da Universidade Federal de Alagoas, de modo a atender às demandas da sociedade com vistas às políticas de desenvolvimento nacional, com base nos conhecimentos científicos, tecnológicos e sociais visando o desenvolvimento sustentável. 

Os objetivos específicos são:

  • Direcionar uma estratégia do ensino de graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária, visando formar um engenheiro (pleno e de concepção) que transite nas diversas áreas do conhecimento humano que tenham interface com o Meio Ambiente.
  • Além de oferecer ao aluno condições de se tornar um bom profissional, um cidadão com pleno conhecimento das suas responsabilidades dentro da realidade atual de seu país, e das medidas a serem adotadas na promoção do bem estar da sociedade;
  • Proporcionar condições para a formação de um profissional com capacidade e aptidão para pesquisar, elaborar e prover soluções que permitam a harmonização das diversas atividades humanas com o meio físico e os ecossistemas. Recorrer-se-á à tecnologia a partir de uma sólida formação em Engenharia, envolvendo os campos da Matemática, Física e Química, contando com o adequado suporte de conhecimento em Informática, Biologia, Geociências, Ecologia e Legislação;
  • Ofertar conteúdos que proporcionem aos alunos compreensão clara da área de atuação da Engenharia Ambiental e Sanitária, que atualmente exige a integração entre diversos campos do conhecimento, com ênfase nas áreas de recursos hídricos, saneamento ambiental, avaliação e monitoramento dos impactos ambientais do setor industrial e urbano, e gerenciamento e avaliação de recursos naturais.
  • Ofertar atividades afins ao curso como: programas de extensão universitária, estágios, atividades de pesquisa, monitoria, participação em congressos e seminários entre outras atividades. Todas estas coordenadas pelo Colegiado do Curso.


PERFIL DO CURSO

A estrutura do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária do CTEC/UFAL possibilita a versatilidade profissional em função das várias áreas abrangidas. Busca formar um engenheiro com perfil múltiplo, que se adapte a várias outras funções, além daquelas ofertadas diretamente em seu curso, destacando-se pelo raciocínio lógico e facilidade na resolução de problemas.  


CAMPO DE ATUAÇÃO

O Engenheiro Ambiental e Sanitarista terá como principais atividades: o desenvolvimento e avaliação de projetos para preservação dos recursos naturais (água, ar e solo); o desenvolvimento de projetos de tratamentos de resíduos industriais e urbanos e a preparação de projetos que possibilitem as empresas e demais empreendimentos receber licença de operação e certificados de preservação ambiental. O crescimento das exigências para a criação de novos empreendimentos através do aumento das exigências legais relacionadas à preservação do meio ambiente e, o aumento da consciência da população que tem exigido mais respeito com o meio ambiente, o que tem levado ao crescimento da oferta de vagas em cursos de Graduação e Pós-Graduação na área de Engenharia Ambiental. 


PERFIL DO EGRESSO

O Curso de bacharelado em Engenharia Ambiental e Sanitária entende que a formação do aluno de graduação se dá a partir da sua entrada na Academia e continua permanentemente durante o curso e posteriormente a ele.

Este profissional deve estar em consonância com os princípios propostos para a educação no século XXI: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser. De acordo com o MEC, através do Conselho Nacional de Educação (CNE), no modelo de enquadramento das propostas de diretrizes curriculares, o perfil traçado para o profissional egresso do Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária é o seguinte:

Perfil Comum: formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, capacitado a absorver e desenvolver novas tecnologias, estimulando a sua atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanista, em atendimento às demandas da sociedade;

Perfil Específico: compreensão dos elementos e processos concernentes ao ambiente natural e ao construído, com base nos fundamentos filosóficos, teóricos e metodológicos da Engenharia e a aplicação desse conhecimento na busca do desenvolvimento sócio-ambiental e econômico; domínio e permanente aprimoramento das abordagens científicas e suas aplicações em busca do desenvolvimento sustentável.

O graduado deverá possuir sólida formação para atuar nas diversas áreas de concentração devido aos conteúdos contemplados na grade curricular, proporcionando aos mesmos uma visão ampla e crítica além de estimular a criatividade para a identificação e resolução de problemas relacionados ao meio ambiente.

Para obter o perfil desejado o projeto pedagógico dará especial ênfase aos recursos hídricos, saneamento ambiental e todas as suas ramificações em função das características ambientais regionais. O graduado em Engenharia Ambiental e Sanitária deverá apresentar conhecimentos para o exercício das seguintes competências e habilidades:

  • Exercer atividade profissional atendendo a legislação ambiental vigente;
  • Aplicar conhecimentos matemáticos, científicos, tecnológicos e instrumentais;
  • Projetar e conduzir experimentos e interpretar resultados;
  • Conceber, projetar e analisar sistemas, produtos e processos relacionados à Engenharia Ambiental e Sanitária;
  • Planejar, supervisionar, elaborar e coordenar projetos e serviços de Engenharia Ambiental e Sanitária;
  • Identificar, formular e resolver problemas de Engenharia Ambiental e Sanitária;
  • Estimular e acompanhar processos de mudanças tecnológicas significativas;
  • Desenvolver e/ou utilizar novas ferramentas e técnicas;
  • Supervisionar a operação e a manutenção de sistemas ambientais;
  • Avaliar criticamente a operação e a manutenção de sistemas ambientais;
  • Comunicar-se eficientemente nas formas escrita, oral e gráfica;
  • Atuar em equipes multidisciplinares, sabendo transitar pelas diversas áreas do conhecimento fronteiriço das Engenharias, diferenciando-as;
  • Compreender e aplicar a ética e a responsabilidade profissionais;
  • Avaliar o impacto das atividades da Engenharia Ambiental e Sanitária no contexto social e ambiental, buscando promover o bem estar do ser humano;
  • Estimular o aprendizado da autonomia e da responsabilidade profissional;
  • Favorecer e estimular a vivência de relações profissionais e interpessoais;
  • Avaliar a viabilidade sócio-econômica e ambiental de projetos de engenharia;
  • Assumir a postura de permanente busca de atualização profissional.

Sedes onde estudar Bacharelado em Engenharia Ambiental e Sanitária em Universidade Federal de Alagoas


Informações instantâneas sobre preços e data de início

Ao solicitar relatórios, autorizo universidadesecarreiras.com, seus dependentes, subcontratados ou associados a entrar em contato comigo para me aconselhar sobre propostas educacionais relacionadas a qualquer uma das alternativas existentes no território brasileiro.