Bacharelado em Engenharia de Petróleo



A Carreira em Bacharelado em Engenharia de Petróleo é uma das las Bacharelado do Engenharia, Produção e Construção que dita a la Universidade Federal de Alagoas.

Duraçao: 5 ANOS.

O título do Bacharelado em Engenharia de Petróleo é o título atribuído pela la Universidade Federal de Alagoas para carreira Engenharia Administrativa.

SOBRE O CURSO

A estrutura do curso de graduação em Engenharia de Petróleo possibilita a versatilidade para a atuação profissional, em função das áreas abrangidas pelo mesmo. Foram estabelecidas seis grandes áreas: geologia e geofísica, engenharia de reservatórios, gestão e economia da cadeia do petróleo e gás, processos de produção, sistemas oceânicos e engenharia de poço. 

Objetivos

Estabelecer uma política pedagógica para a formação do Engenheiro de Petróleo da Universidade Federal de Alagoas, de modo a atender às diretrizes curriculares da área e as demandas da sociedade com vistas às políticas de desenvolvimento nacional, com base em conhecimentos científicos e tecnológicos e na responsabilidade para um desenvolvimento sustentável. 

De forma específica, a política pedagógica implantada para o Curso de Engenharia de Petróleo, visa: 

  • Conscientizar o discente de sua condição de futuro Engenheiro, experimentando, desde as primeiras disciplinas, a prática de participação em atividades de extensão e/ou pesquisa e assim possibilitando seu envolvimento com a profissão a vivência com a realidade de mercado;
  •  Definir estratégias de realização atualizada do ensino de graduação, objetivando formar um profissional capaz de propor soluções que sejam não apenas tecnicamente corretas, mas que também incorporem no seu pensar a visualização dos problemas em sua totalidade, inseridos numa cadeia de causas e efeitos de múltiplas dimensões. Essa visão possibilita o contato com os conceitos de controle de qualidade, desenvolvimento sustentável e com o domínio das novas técnicas disponíveis para utilização na Engenharia;
  •  Propiciar ao discente condições de se tornar, além de um profissional bem formado, um cidadão com pleno conhecimento da realidade atual de seu país e das medidas a serem adotadas na promoção do bem estar de nossa sociedade.


PERFIL DO CURSO

A formação em Engenharia permite um perfil múltiplo, capaz de se adaptar a várias outras funções, além daquelas adquiridas diretamente no curso, destacando-se no que se refere ao raciocínio lógico e à facilidade na resolução de problemas, considerando fatores importantes como a ética, a segurança e os impactos socioambientais.

A estrutura do curso de graduação em Engenharia de Petróleo possibilita a versatilidade para a atuação profissional, em função das áreas abrangidas pelo mesmo. Foram estabelecidas seis grandes áreas: geologia e geofísica, engenharia de reservatórios, gestão e economia da cadeia do petróleo e gás, processos de produção, sistemas oceânicos e engenharia de poço. 


CAMPO DE ATUAÇÃO

O Bacharel em Engenharia de Petróleo poderá atuar nas seguintes vertentes:

  • Dimensionamento, avaliação e exploração de jazidas petrolíferas - (upstream);
  • Transporte e industrialização do petróleo (downstream);
  • Aspectos de projeto e análise do comportamento de sistemas offshore;
  • Desenvolvimento de projetos de gestão em toda a cadeia produtiva;
  • Pesquisa e exploração de bacias sedimentares;
  • Perfuração de poços e demais operações que têm por objetivo extrair, com segurança, hidrocarbonetos da subsuperfície;
  • Modelagem e gerenciamento de reservatórios petrolíferos;
  • Planejamento da produção;
  • Processamento de petróleo e gás natural;
  • Transporte e distribuição de hidrocarbonetos e seus derivados;
  • Controle de SMS (saúde, meio ambiente e segurança do trabalho).

Adicionalmente, a interdisciplinaridade do curso de Engenharia de Petróleo com os cursos de Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Civil e Engenharia Química, dentre outras, proporciona a formação de profissionais com perfil multidisciplinar para atuar nas diversas áreas do setor de petróleo, gás e derivados.

Destaca-se, ainda, que toda a atuação deste engenheiro deve se dar em atendimento a requisitos ambientais cada vez mais restritos, em ambiente de coexistência com fontes renováveis de energia.


PERFIL DO EGRESSO

A formação profissional do Engenheiro tem início com o seu ingresso no curso de bacharelado, continuando posteriormente, de forma permanente, através de cursos de pós-graduação, programas de educação continuada, entre outros, e no exercício da profissão.

Este profissional deve estar em consonância com os princípios propostos para a educação no século XXI, tais como: aprender a conhecer; aprender a fazer; aprender a conviver; e aprender a ser, estimulando o desenvolvimento de suas competências em um processo contínuo de inovação técnico-científica.

O Ministério da Educação (MEC), através do Conselho Nacional de Educação, no modelo de enquadramento das propostas de diretrizes curriculares, define as características dos perfis comum e específico traçados para os profissionais egressos do Curso de Engenharia de Petróleo.

De acordo com os referenciais Curriculares Nacionais dos Cursos de Bacharelado e Licenciatura de abril de 2010, o Bacharel em Engenharia de Petróleo, ou Engenheiro de Petróleo, atua na elaboração de estudos, projetos e especificações na área de produção petrolífera. Em suas atividades desenvolve projetos nos diversos segmentos da cadeia produtiva do petróleo, mais especificamente os relacionados à pesquisa de novas jazidas e à produção de petróleo e gás natural; atuando desde a realização dos estudos geológicos iniciais, passando pela perfuração de poços, e pelas operações de produção, transporte e processamento primário do petróleo e do gás; coordena e supervisiona equipes de trabalho; realiza estudos de viabilidade técnicoeconômica; executa e fiscaliza obras e serviços técnicos; e efetua vistorias, perícias e avaliações, emitindo laudos e pareceres técnicos. Em sua atuação, também deve considerar a ética, a segurança e os impactos socioambientais.

Perfil Comum

Formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, capacitado a absorver e desenvolver novas tecnologias, estimulando a sua atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanista, em atendimento às demandas da sociedade.

Perfil Específico

Compreensão dos elementos e processos concernentes à cadeia do petróleo e gás, com base nos fundamentos filosóficos, teóricos e metodológicos da Engenharia e a aplicação desse conhecimento na busca do desenvolvimento social, bem como no domínio e permanente aprimoramento das abordagens científicas pertinentes ao processo de produção e aplicação dos conhecimentos adquiridos. Este egresso deverá possuir sólida formação para atuar como profissional da ciência da engenharia. Por conseguinte, para obtermos o perfil desejado, o projeto pedagógico contempla parâmetros de qualidade igualmente rigorosos no que concerne à estrutura, duração e tipos de atividades curriculares contempladas, assim como, de abordagens propostas para a aquisição do conhecimento adquirido.

Sedes onde estudar Bacharelado em Engenharia de Petróleo em Universidade Federal de Alagoas


Informações instantâneas sobre preços e data de início

Ao solicitar relatórios, autorizo universidadesecarreiras.com, seus dependentes, subcontratados ou associados a entrar em contato comigo para me aconselhar sobre propostas educacionais relacionadas a qualquer uma das alternativas existentes no território brasileiro.