Bacharelado em Medicina Veterinária
A Carreira em Bacharelado em Medicina Veterinária é uma das las Bacharelado do Medicina Veterinária que dita a la Universidade Federal de Santa Catarina.
Duraçao: 10 SEMESTRES.
Sobre o Curso
O Curso de Graduação em Medicina Veterinária é destinado à formação de Médicos Veterinários, em um período mínimo de cinco anos (dez semestres) e no máximo oito anos (dezesseis semestres). A missão do curso de Medicina Veterinária é fornecer ao profissional os conhecimentos para desenvolver ações e resultados voltados à área de Ciências Agrárias no que se refere à produção animal e de alimentos, saúde animal e de forma ambientalmente consciente, numa perspectiva de educação de excelência pública e gratuita, contribuindo para o desenvolvimento socioambiental, econômico e cultural.
O curso de Medicina Veterinária da UFSC visa ser referência dentre as suas áreas de abrangência, formando profissionais-cidadãos comprometidos com o desenvolvimento de uma sociedade democrática, inclusiva, social e ambientalmente equilibrada.
Objetivos
Objetivo Geral
Formar Médicos Veterinários diferenciados com cunho generalista, sólida formação teórico-prática, com domínio dos instrumentais e com capacidade analítica que facilite o aprendizado de novas técnicas e visão crítica da realidade. O egresso será um profissional apto à tomada de decisões habilitado para atuar em qualquer área do mercado de trabalho.
Objetivos Específicos
- Contribuir para a formação de um profissional comprometido com a realidade social e com a busca de soluções para os problemas de modo crítico e transformador.
- Fornecer suporte técnico, teórico e prático que possam embasar o profissional da natureza crítica e investigativa para a produção e difusão do conhecimento científico.
- Formar o Médico Veterinário pesquisador, através da integração das atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão na perspectiva da articulação do conhecimento cientifico-acadêmico com a realidade em que se insere.
- Dar ao Médico Veterinário uma orientação humanista (forma de ser); uma formação intelectual (saber); e proporcionar o desempenho de suas atividades de forma eficiente, criativa e ética (saber fazer).
Perfil do Egresso
Os alunos formados no Curso de Medicina Veterinária da UFSC serão Médicos Veterinários com um perfil profissional generalista, humanista, crítico e reflexivo, aptos a compreender e traduzir as necessidades de indivíduos, grupos sociais e comunidades, com relação às atividades inerentes ao exercício profissional, no âmbito de seus campos específicos de atuação em saúde animal e clínica veterinária; saneamento ambiental e medicina veterinária preventiva, saúde pública e inspeção e tecnologia de produtos de origem animal; zootecnia, produção e reprodução animal e ecologia e proteção ao meio ambiente.
Terão conhecimento dos fatos sociais, culturais e políticos da economia e da administração agropecuária e agroindustrial. Capacidade de raciocínio lógico, de observação, de interpretação e de análise de dados e informações, bem como dos conhecimentos essenciais de Medicina Veterinária, para identificação e resolução de problemas.
Áreas de Atuação
Conforme a Resolução de Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Medicina Veterinária (Resolução N 1/2003 CES/CNE), o Médico Veterinário terá conhecimento teórico e habilidades para atuar nas seguintes áreas:
- Clínica e cirurgia de animais em todas as suas modalidades.
- Inspeção e fiscalização sob o ponto de vista higiênico, tecnológico e sanitário de produtos de origem animal.
- Ensino, planejamento, direção, coordenação e execução técnica da inseminação artificial, biotecnologia e fisiopatologia da reprodução.
- Estudo da aplicação de medidas de saúde pública, no tocante às zoonoses.
- Exames zootécnicos, laboratoriais e pesquisas ligadas às áreas de biologia geral, zoologia e bromatologia.
- Pesquisa, planejamento, direção técnica, fomento, orientação, execução e controle de quaisquer trabalhos relativos à produção animal.
- Regência de cadeiras ou disciplinas Médico-Veterinárias, bem como direção das respectivas seções e laboratórios.
- Direção técnica e sanitária dos estabelecimentos industriais, comerciais ou de finalidade recreativa, relacionados aos animais domésticos ou selvagens de cativeiro, ou de vida livre, ou de produtos e subprodutos de origem animal.
- Realização de perícias, elaboração e interpretação de laudos técnicos em todos os campos de conhecimento da Medicina Veterinária.
- Assessoria técnica aos diversos órgãos da administração pública federal (Ministério da Agricultura, Ministério das Relações Exteriores, Ministério da Ciência e tecnologia, dentre outros), no país e no exterior, no que se refere a assuntos relativos à produção e à indústria animal.
- Relacionamento com os diversos segmentos sociais e atuação em equipes multidisciplinares da defesa e vigilância do ambiente e do bem-estar social.