Bacharelado em Ciências Biológicas
A Carreira em Bacharelado em Ciências Biológicas é uma das las Bacharelado do Ciências Biológicas que dita a la Universidade Federal de Sergipe.
Duraçao: 4 ANOS.
Sobre o Curso
O Curso de Ciências Biológicas da UFS foi aprovado pela Resolução s/nº de 04 de fevereiro de 1969, e implantado no ano de 1972 com a oferta de 30 vagas anuais e a entrada de 15 alunos por semestre.
Atendendo à regulamentação do MEC em 1978, a estrutura da UFS foi reorganizada e passou a contar com quatro unidades de ensino: o Centro de Ciências Exatas e Tecnologia (CCET), o Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), o Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) e o Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH).
Nesse período também foi promovida uma reforma acadêmica, aprovada pela Resolução 20/79/CONEPE, que estabeleceu a organização do currículo de todos os cursos da Universidade em dois ciclos: o Ciclo Básico e o Ciclo Acadêmico.
O Ciclo Acadêmico contemplava a formação básica em Biologia tanto para licenciandos quanto para bacharelandos e a formação específica para a Licenciatura, com as disciplinas pedagógicas e o estágio da prática de ensino, ou para o Bacharelado, com disciplinas de metodologia e prática de pesquisa. Naquela ocasião, o aluno entrava no Curso de Ciências Biológicas através de vestibular único e cursava a Licenciatura ou, a partir do 3º período, optava por cursar o Bacharelado. Após concluir qualquer uma das modalidades, o aluno podia pleitear a continuidade de estudos e complementar a sua formação na outra modalidade.
No início da década de 90 foram extintos os Ciclos Básico e Acadêmico e os currículos dos cursos da Universidade Federal de Sergipe passaram por nova reformulação. O currículo do Curso de Ciências Biológicas com as habilitações Licenciatura e Bacharelado foi aprovado pela Resolução 20/93/CONEP e permaneceu vigente até o ano de 2009 quando houve uma nova reformulação currricular para atender as novas demandas.
A modalidade Bacharelado, com ingresso via processo seletivo teve início em 1996, com a aprovação da Resolução 07/95/CONEP. Em 1998, através da Resolução nº 12, o CONSU aprovou a criação do curso noturno de Licenciatura em Ciências Biológicas.
Atualmente, houve uma reforma em seu projeto pedagógico, através das resoluções 39 e 40/2014 CONEPE, para melhor atendimento as exigência do MEC e especificações das formações (bacharelado e licenciatura).