Bacharelado em Ciências Sociais
A Carreira em Bacharelado em Ciências Sociais é uma das las Bacharelado do Ciências Sociais e Humanas que dita a la Universidade Federal do Norte do Tocantins.
Duraçao: 4 ANOS.
SOBRE O CURSO
O Curso de Ciências Sociais, pioneiro na Universidade Federal do Tocantins (UFT), nasce voltado para a região do Bico do Papagaio e seu entorno. Leva em consideração o campo profícuo na área da pesquisa, ensino e extensão, de forma a inserir um espaço que reúna reflexões da realidade cultural, política, social e econômica desta região. Com base neste pressuposto, o Curso de Ciências Sociais foi criado no ano de 2006, a partir do Parecer nº 001/2006, autorizado no dia 24 de maio de 2006. E tem seu funcionamento iniciado no dia 01 de agosto de 2007, com as primeiras contratações dos professores/as do Curso.
Atualmente o Curso conta com 11 professores e professoras efetivos/as: três antropólogos (doutores), três sociólogos (doutores), dois cientistas políticos (um doutor e um fase de doutoramento), duas pedagogas (uma doutora e uma em fase de doutoramento) e uma professora cedida para a Defensoria Pública da cidade de Niterói. Esses professores e professoras possuem formações em universidades nacionais e internacionais, fato este que garante a pluralidade em nossas disciplinas.
O Curso Ciências Sociais do Câmpus de Tocantinópolis tem como objetivo primeiro a formação de profissionais capazes de fazer uma leitura crítica da realidade social, econômica, política e cultural do país e, em nosso caso, da região do Bico do Papagaio, bem como interferir nessa realidade a fim de transformá-la. E a isto, seguem outros objetivos:
- Formar docentes críticos e conscientes de sua missão como formadores de outros cidadãos;
- Propiciar debates sobre a realidade sócio-econômica-cultural da região para os profissionais que atuam em diversas áreas, inclusive no magistério;
- Consolidar o Curso para construir, a partir do diálogo com o Curso de Pedagogia (Tocantinópolis) e demais cursos da UFT, a possibilidade de cursos de pós-graduação na Área de Ciências Humanas e Sociais;
- Propiciar o diálogo com os demais cursos da UFT, principalmente àqueles da área de Ciências Humanas e Sociais, e estabelecer contatos efetivos com os demais cursos de Ciências Sociais das regiões Norte e Nordeste, objetivando a elevação do debate acadêmico sobre os temas de interesse do Curso.
PERFIL DO EGRESSO
A formação em Ciências Sociais permite um profissional dinâmico, uma vez que o mesmo contará com uma ampla formação básica. Os licenciados em nosso curso poderão incorporar diversas ocupações nos setores público, privado e não governamental (ONG's).
Em se tratando da licenciatura, o cientista social deverá construir um perfil capaz de atuar na Educação Básica e no Ensino Superior. Sempre compromissado com a garantia da qualidade da educação, e do desenvolvimento de pesquisas educacionais ancoradas por ampla formação acadêmica teórica e prática sólidas. No Ensino Médio, o licenciado poderá atuar no ensino de Sociologia. Além disso, o cientista social poderá atuar no magistério superior a partir da realização de uma pós-graduação. Na Pós-Graduação poderá escolher uma das seguintes áreas: Antropologia, Sociologia, Ciência Política, Educação, dentre outras.
Em síntese, temos que o perfil do formando abrange as seguintes formas de atuação:
- Professor de Ensino Médio e de Ensino Superior.
- Pesquisador seja na área acadêmica ou não acadêmica.
- Profissional que atue em planejamento, consultoria, formação e assessoria junto a empresas públicas, privadas, organizações não-governamentais, governamentais, partidos políticos, movimentos sociais, centros culturais e atividades similares.
MERCADO DE TRABALHO
Temos alunos e alunas egressos/as do Curso de Ciências Sociais atuando em escolas públicas na região do Bico do Papagaio e também em outros estados brasileiros como, por exemplo: Goiás.
Também temos ex-estudantes desenvolvendo pesquisa em Programas de Pós-Graduação de todo país: Universidade Nacional de Brasília, Universidade Federal do Maranhão, Universidade Federal de Goiás, dentre outras instituições.