Bacharelado em Ciências Sociais
A Carreira em Bacharelado em Ciências Sociais é uma das las Bacharelado do Ciências Sociais e Humanas que dita a la Universidade Federal do Amapá.
Duraçao: 4 ANOS.
Sobre o Curso
O curso de graduação de Ciências Sociais da UNIFAP visa formar profissionais que tenham uma formação teórico-metodológico sólida, tanto no que condiz à sua fundamentação em torno dos três campos do conhecimento que compõe o curso (Antropologia, Ciências Políticas e Sociologia), quanto a uma formação humanística mais ampla, que lhes propicie o desenvolvimento da economia intelectual e da capacidade analítica necessária ao desempenho das suas atividades profissionais. O projeto acadêmico visa, assim, a formação de cientista sociais que sejam intelectualmente capazes de articular a reflexão teórica e conceitual sobre os fundamentos socioculturais, políticos, históricos e econômicos da realidade social amazônica, brasileira e mundial com a análise empírica de seus desdobramentos contemporâneos em diferentes conjunturas.
O curso de Ciências Sociais, em sua organização pedagógica, parte da ideia que o percurso informativo deve abrir um campo de possibilidade e alternativas de trajetórias acadêmicas aos alunos, ele não representa, portanto, uma grade curricular. Com base nessa proposição, o curso possui caráter generalista e pluri dimensional do ensino superior universitário integrando ensino, pesquisa e extensão que, no caso específico das Ciências Sociais, envolve a formação teórico-metodológico em torno dos três eixos de identidade do curso-Antropologia, Ciência Política e Sociologia.
O foco generalista do curso, em torno dos eixos de formação, tem por intenção evitar a especialização precoce, permitindo a construção de sólido conhecimento da área, assim como ampla formação humanística. Sem perder de foco, situado a região amazônica, ele tem que responder às especificidades de seu entorno. Desse modo, a formação se dará, também, tendo por ênfase o contexto sócio-político amazônico em sua expressiva diversidade, sem abandonar o contexto nacional e internacional. A identidade do curso, vinculada à realidade amazônica, promove um maior conhecimento das necessidades locais e regionais, além de uma formação cultural e crítico-valorativo para permitir ao egresso contribuir para a prática social contextualizada sob a ótica da sustentabilidade da relação do homem-natureza.
Perfil do Egresso
O profissional egresso do curso de Ciências Sociais da Universidade Federal do Amapá – UNIFAP é generalista com ênfase no contexto sócio-político amazônico. Ao longo do curso, desenvolveu habilidades e competências para ser pesquisador na área e docente nos níveis técnico e superior, uma vez que possui formação integral nas áreas que compõem as Ciências Sociais – Antropologia, Sociologia e Ciência Política. Além disso, tem condições teórico-práticas para atuar como profissional em planejamento, consultoria, formação e assessoria, junto a empresas públicas ou privadas, organizações não governamentais, governamentais, partidos políticos, movimentos sociais e atividades similares.