Bacharelado em Engenharia Civil
A Carreira em Bacharelado em Engenharia Civil é uma das las Bacharelado do Engenharia, Produção e Construção que dita a la Universidade Federal do Sul da Bahia.
Duraçao: 5 ANOS.
O título do Bacharelado em Engenharia Civil é o título atribuído pela la Universidade Federal do Sul da Bahia para carreira Engenharia Civil.
SOBRE O CURSO
O desenvolvimento econômico regional não foi acompanhado pela construção de infraestrutura, tanto em termos de saneamento básico e transportes como na construção civil, que o crescimento da economia proporcionou e o crescimento populacional exigiu. Assim, tem-se hoje, especificamente no Extremo Sul da Bahia, um grande déficit de obras em todas as áreas atendidas pela Engenharia Civil. O Curso de Engenharia Civil do Centro de Formação em Desenvolvimento Territorial da Universidade Federal do Sul da Bahia (CFDT-UFSB) foi criado em dezembro de 2020 para atender demandas regionais e nacionais na formação voltada às demandas tecnológicas do mercado de trabalho. Sua duração média é de quatro anos e oito meses o que equivale a 14 quadrimestres em regime quadrimestral e seu currículo permite a formação em diversas áreas da Engenharia Civil, possibilitando ao graduando escolher alguns componentes complementares nas áreas de seu maior interesse. Para ingressar no curso o candidato poderá entrar de forma direta por seleção unificada ou por migração, quando este concluir um curso de primeiro ciclo da UFSB.
Como critério para avaliação do curso tem-se a revisão periódica do projeto pedagógico, com a participação de docentes, discentes e técnicos administrativos, para que se possam realizar as adequações necessárias à melhoria na qualidade de ensino. Para tanto é indispensável o acompanhamento sobre a aceitação dos egressos em instituições públicas e privadas, áreas de pesquisa bem como o desempenho destes como profissionais autônomos individuais ou coletivos.
PERFIL DO EGRESSO
O Engenheiro Civil é o profissional capaz de propor soluções tecnicamente corretas, ambientalmente e socialmente aceitas e economicamente viáveis, devendo considerar os problemas inseridos numa cadeia de causas e efeitos de múltiplas dimensões. Daí, a inserção de uma estrutura curricular que permita uma maior preocupação com a valorização do ser humano, com a inserção na realidade socioeconômica local e regional, e a preservação do meio ambiente visando a integração social e política do profissional, como também, a articulação com a possível pós-graduação. O Egresso deve estar apto também a atuar em projetos de produtos (bens e serviços) e de seus componentes, sistemas e processos produtivos, operando em todo o ciclo de vida, com inovação e empreendedorismo.
O perfil desejado ao egresso do Curso de Engenharia Civil do CFDT - UFSB é de um engenheiro que atue na concepção, planejamento, projeto, construção, fiscalização, operação e manutenção de infraestruturas referentes a edificações, estradas, aeroportos, sistemas de transporte, de abastecimento de água e de saneamento, portos, canais, barragens e diques, drenagem urbana, pontes e viadutos, túneis, grandes estruturas, serviços afins e correlacionados. Em sua atividade este profissional, acompanha o desenvolvimento de obras de edificações e infraestruturas, elabora orçamentos, garante a padronização, realiza a mensuração e o controle de qualidade. Acompanha equipes de instalação, montagem, operação, reparo e manutenção de obras. Executa desenho técnico e se responsabiliza por análise, experimentação, ensaio, divulgação e produção técnica especializada. Coordena e supervisiona equipes de trabalho, realiza pesquisa científica e tecnológica e estudos de viabilidade técnico-econômica; executa e fiscaliza obras e serviços técnicos; efetua vistorias, perícias e avaliações, emitindo laudos e pareceres. Em sua atuação, considera a ética, a segurança, a legislação e os impactos socioambientais.
Espera-se um profissional com sólida formação técnico-científica e capaz de absorver e desenvolver novas tecnologias, uma vez tendo sido desenvolvido, durante a sua vida acadêmica, o senso crítico e o criativo para identificar e solucionar problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanística visando atender as demandas da sociedade. Além disso, espera-se promover competências e habilidades que proporcionem um aprendizado cognitivo e sensível, promovendo criatividade, empreendedorismo, com consciência de sua responsabilidade profissional e social, inserido no mundo produtivo, mantendo-se atualizado e contribuindo, efetivamente, utilizando-se da tecnologia adquirida, em prol do desenvolvimento da sociedade em que vive.
ÁREA DE ATUAÇÃO
São diversas as atuações do (a)profissional, destacando-se as fases de concepção, construção, operação, manutenção, elaboração de projetos e planejamento de obras de construção civil bem como em estudos de viabilidade técnica e econômica das mesmas, seja de forma autônoma com projetos e consultorias, em empresas públicas ou privadas, ou em docência no ensino superior.
O currículo do Curso de Engenharia Civil do CFDT – UFSB possibilita formação em áreas diversificadas da Engenharia Civil com possibilidade de ampliação destas por meio de componentes opcionais que o graduando poderá cursar. O profissional poderá atuar em: Construção Civil - Materiais de Construção e Processos Construtivos; Estruturas - Alvenaria Estrutural, Análise de Estruturas, Construções de Concreto, Construções de Madeira, Construções Metálicas, Métodos Numéricos e Projeto Assistido por Computador; Recursos hídricos - Hidráulica, Hidrologia e Geoprocessamento; Estradas e Transportes - Projetos de Estradas, Planejamento de Transportes; Geotecnia - Fundações, Estabilidade de taludes, Muros de Arrimo, Barragens; Saneamento - Sistemas de Abastecimento de Água e Esgotos, Sistema de Drenagem Urbana, Tratamento de Resíduos; Instalações – instalações hidráulicas e elétricas prediais.