Atividades extracurriculares: por que são importantes para o desenvolvimento acadêmico?


lunes, 15 de mayo de 2023

Você sabia que a educação formal é apenas uma pequena parte da educação das pessoas? Quer saber como adquirir e desenvolver conhecimentos e melhorar as suas competências? Saiba como e porque realizar atividades extracurriculares é tão importante e não envolve necessariamente uma sala de aula.




As pessoas estão em constante aprendizado, você já ouviu falar de alguém que possui uma determinada habilidade sem tê-la adquirido em sala de aula? Claro, a maioria da população precisa de um guia para realizar certos processos de aprendizagem. No entanto, esta instância não é necessariamente acompanhada pela teoria adquirida na universidade.

Segundo o MEC (Ministério da Educação), as atividades extracurriculares oferecidas pelas escolas brasileiras são utilizadas para diversas finalidades, como despertar a criatividade e o talento dos estudantes e melhorar o desempenho em sala de aula. Acompanhe nesta nota e saiba como melhorar seu currículo acadêmico com as atividades extras. 

Leia também: Qual a importância do estudo na formação do cidadão?


O que são atividades extracurriculares?

As atividades extracurriculares complementam a vida estudantil e universitária que ocorre em programas acadêmicos formais. O aluno aprende conhecimentos e experiências que não fazem parte das disciplinas oficiais nem são avaliados ou considerados para qualificar o desempenho acadêmico de um aluno. Ao definir em que consistem, vários fatores são considerados:

  • Eles são desenvolvidos em uma área relacionada à educação;
  • Contribuem para a formação integral do aluno;
  • Eles complementam os conteúdos que os alunos recebem numa área formal de educação.

Em um apanhado geral, a atividade extracurricular é qualquer atividade desenvolvida no âmbito educacional como complemento para o aluno à formação recebida em sala de aula. E geralmente dependentes da instituição, planejados e desenvolvidos por ela, é uma forma eficaz de fortalecer o conhecimento na prática universitária, para contribuem para o desenvolvimento integral da personalidade do aluno e favorecem atividades como linguagem verbal e não verbal, experiência lógico-matemática, contato com a natureza e relacionamento interpessoal. 

Indicamos a leitura sobre os tipos de inteligência: saiba de que tipo é o seu cérebro


O são atividades complementares?

As atividades complementares, também conhecidas como horas complementares ou extracurriculares e ACC (Atividades Curriculares Complementares) – foram instituídas pelo Ministério da Educação (MEC) através do parecer n.º 67 do CNE/CES. O objetivo é que o estudante tenha acesso a outras fontes de conhecimentos, ampliando a sua formação acadêmica e enriquecendo o processo de ensino-aprendizado.

Como é de conhecimento, cada curso de graduação possui uma carga horária específica, que varia entre 2.400 e 7.200 horas, distribuídas em diferentes atividades, incluindo as ACC (Atividades Curriculares Complementares). No curso de Pedagogia, por exemplo, o aluno precisa cumprir 100 horas de atividades complementares. Já em Direito cerca de 5% da carga horária total do curso deve ser destinada às horas extracurriculares.

Leia também: O que é ensino superior?


O que pode ser considerado como atividade complementar?

Atividades específicas são aceitas como horas complementares pelo MEC. Estas ações têm o objetivo de favorecer o desenvolvimento acadêmico do estudante. É importante que se verifique com a instituição de ensino quais as atividades que podem ser consideradas ACC (Atividades Curriculares Complementares) em seu curso, como: 

  1. Semanas acadêmicas
  2. Congressos
  3. Seminários
  4. Palestras
  5. Conferências
  6. Atividades culturais (Teatros e espetáculos)
  7. Publicação em revistas científicas 
  8. Integralização de cursos de extensão e/ou atualização acadêmica e profissional
  9. Atividades de iniciação científica, assim como de monitoria acadêmica, entre outras.

Obs.: Cursos gratuitos, usualmente, são reconhecidos em todas as instituições desde que o conteúdo guarde alguma relação com o âmbito de estudos do acadêmico.


A importância das atividades extracurriculares

Embora as atividades extracurriculares não determinem o CR (Coeficiente de Rendimento) final do aluno, muitas vezes o mais importante não é o quanto o aluno estuda, mas o quanto ele aprende. A verdade é que este tipo de atividades tem um impacto extremamente positivo no rendimento acadêmico dos estudantes e, consequentemente, no seu desenvolvimento pessoal

A realização de atividades extracurriculares tem múltiplos benefícios. Alguns deles são:

  • Melhora notável no desempenho acadêmico: a combinação de atividades que reforçam os conhecimentos adquiridos nas disciplinas escolares juntamente com o lazer, que envolve esvaziar a mente da sala de aula e estar em contato com outros estímulos, permite que os alunos apresentem uma melhora notável em seu desempenho acadêmico. Atividades realizadas de forma ordenada, consistente e por níveis aumentam as habilidades do sistema cognitivo e permitem a criação de conexões neurais. 
  • Descoberta e desenvolvimento de talentos: quantas pessoas descobrem que são boas em fazer algo que nunca fizeram antes? As atividades extracurriculares permitem ao aluno atuar em diversas áreas, podendo descobrir e desenvolver talentos ocultos, percebendo habilidades especiais que não imaginava possuir. 
  • Aumento da autoestima: se o aluno puder resolver várias atividades, complementadas pela teoria, aprenderá não só mais, como melhor. Não há nada mais agradável para alguém em um caminho acadêmico do que a chance de acreditar em si. Esses tipos de atividades geram satisfação, alcançando conquistas reais. Ter alunos motivados é possível. 
  • Promoção de habilidades sociais: poder interagir com pessoas que tenham os mesmos interesses, ou mesmo diferentes, permite que o aluno aprimore suas habilidades sociais. As atividades extracurriculares são uma excelente ideia para conhecer novas pessoas e fazer amigos num contexto descontraído.
  • Diversão garantida: é um benefício direto. Se alguém está procurando uma maneira agradável e produtiva de passar o tempo, este é o caminho certo. No entanto, é necessário fazer uma combinação adequada entre atividades acadêmicas oficiais e atividades extracurriculares. 


Tipos de atividades extracurriculares

Existem vários tipos de atividades extracurriculares e cada uma delas tem suas características. Entre os mais conhecidos estão:

  • Oficinas culturais: cerâmica, teatro, comédia musical, pintura, fotografia, canto, dança, literatura, artesanato, bandas de música, ilustração, entre outras.
  • Oficinas desportivas: tênis, basquetebol, handebol, hóquei, futebol, voleibol, karatê, atletismo, patinagem artística, ioga, natação, entre outros.
  • Oficinas de conhecimento: clube de leitura, clube de cinema, fóruns, ciências, matemática, xadrez, clube de idiomas, clube de ciências, clube de literatura, entre outros.
  • Oficinas práticas: cozinha, carpintaria, costura, gamão, entre outras.

Além disso, é possível participar de projetos voluntários ou de serviço comunitário, presentes em boa parte das escolas ou universidades. Atuar em tais iniciativas não se resume a ser uma ótima atividade extracurricular, mas também é uma forma de compreender a relevância de pertencer ao bairro ou comunidade e, acima de tudo, contribuir para aqueles que mais precisam.

Trabalhos voluntários podem ter um peso importante na hora de uma candidatura, alguns inclusive, não mencionam este trabalho no currículo, mas indicamos que estes sejam mencionados e apresentados ao recrutador, afinal, você tem desprendido voluntariamente de seu tempo e conhecimento a favor de uma causa. 

Muitas escolas e universidades dão importância às atividades extracurriculares de um aluno quando se trata de processos de admissão e de concessão de bolsas de estudo. Estas instituições desejam identificar candidatos motivados que tenham um interesse verdadeiro além do que é ensinado nos seus cursos.


Como saber qual é a melhor atividade extracurricular?

É tão importante frequentar uma atividade extracurricular como saber escolher. Para que você não perca tempo, trouxemos as melhores dicas para descobrir qual é a certa para você:

1. Conecte-se com seu desejo

Este é certamente o ponto fundamental na sua escolha. Não é aconselhável participar de uma atividade pela qual você não seja apaixonado ou interessado, porque é provável que você não a sustente com o tempo. A ideia é que, além de adquirir novas habilidades, você se divirta e se sinta confortável com o que está fazendo. Para potencializar o aprendizado é necessário sentir-se bem.

2. Seja realista

Muitas vezes, embora o desejo seja o mais importante, você se sentirá frustrado por não poder participar de determinada atividade por algum motivo. Se as aulas são muito caras, você não se sente confortável em fazê-las, ou elas são muito difíceis para você por algum motivo, não importa o quão ansioso você esteja para aprender, você precisa ser compreensivo. É melhor escolhê-los de forma realista do que lidar com a frustração de eventualmente desistir deles. 

3. Considere suas necessidades

As atividades extracurriculares podem ser uma ótima maneira de relaxar, mas também podem ser a melhor solução. Se você está tendo problemas para estudar matemática, talvez matricular-se em um curso de números possa incentivá-lo a reforçar as habilidades necessárias. As atividades não são apenas divertidas, mas também podem ser o impulso que você precisa para melhorar seu desempenho acadêmico.

Pode ser do seu interesse: 5 razões para estudar o que você gosta e aprender mais!

E aí, gostou das dicas? Nem todas as informações valiosas são adquiridas em sala de aula, esta é a razão pela qual a Universidades e Carreiras acompanha você em sua escolha acadêmica. Você pode internalizar e aprender sobre o mundo universitário na seção Notícias. 

Se você deseja saber quais são as universidades mais adequadas para você, obter informações sobre uma determinada carreira ou simplesmente receber conselhos sobre as diferentes instituições do país, estamos à sua disposição. Preencha o formulário que está disponível neste site e entraremos em contato. O melhor está por vir!





Informações instantâneas sobre preços e data de início

Ao solicitar relatórios, autorizo universidadesecarreiras.com, seus dependentes, subcontratados ou associados a entrar em contato comigo para me aconselhar sobre propostas educacionais relacionadas a qualquer uma das alternativas existentes no território brasileiro.