Como fazer um TCC nas normas da ABNT?
martes, 11 de octubre de 2022
Você está prestes a fazer seu TCC e precisa seguir as normas da ABNT? Nesta nota te apresentaremos como produzir um trabalho científico seguindo as normas estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Vem com a gente e saiba por onde começar!
Se você é estudante universitário, certamente já se deparou com questões relacionadas à normatização de trabalhos acadêmicos em algum momento da sua vida acadêmica. Geralmente este primeiro contato acontece logo no primeiro ano da graduação, de início ela parecer ser bem complexa, mas com o tempo você acaba se acostumando e se torna rotineiro normatizar seus trabalhos a cada entrega.
Também é muito comum associarmos a ABNT somente a trabalhos acadêmicos, porém esta associação rege toda e qualquer norma brasileira que requer desenvolvimento técnico. Ou seja, ela tem um peso enorme em comércios, indústrias e prestação de serviços no Brasil.
Os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) são importantes para a formação acadêmica dos estudantes. Em alguns casos é o principal requisito para obtenção do diploma de nível superior. O TCC consiste em um estudo acadêmico sobre um determinado tema. Neste trabalho, o aluno tem a oportunidade de colocar em prática os conhecimentos adquiridos durante o curso e desenvolver suas habilidades. Para que o TCC seja aceito, é importante seguir as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Nos tópicos a seguir abordamos de uma maneira simples e fácil a importância da utilização das normas da ABNT para você não errar mais.
Independente da sua carreira acadêmica, é importante verificar se seu curso requer um Trabalho Acadêmico e como ele será entregue, por isso recomendamos fortemente que você também leia:
Pode te interessar: Como é feito o TCC de Administração?
Qual a importância de seguir as normas da ABNT?
- Confiabilidade da aprovação de um organismo reconhecimento, que fornece regras e diretrizes para obtenção de um grau de ordenação de dados.
- Além do entendimento padronizado e de fácil compreensão em todas as regiões brasileiras. Ou seja, caso o seu trabalho alcance níveis de publicação, este poderá ser consultado por qualquer pessoa, de qualquer região do Brasil.
- É de extrema importância que a aplicação da ABNT seja feita justamente para que cada pessoa não estruture dentro de suas preferências pessoais, fato que certamente pode incompatibilizar o entendimento do conteúdo.
Como estruturar um TCC nas normas da ABNT?
Segundo a ABNT NBR 14724 (Informação e documentação — Trabalhos acadêmicos — Apresentação) “Esta Norma específica os princípios gerais para a elaboração de trabalhos acadêmicos (teses, dissertações e outros), visando sua apresentação à instituição (banca, comissão examinadora de professores, especialistas designados e/ou outros). Esta Norma aplica-se, no que couber, aos trabalhos acadêmicos e similares, intra e extraclasse”
A estrutura da monografia, conforme as normas da ABNT, rege obrigatoriedades e algumas partes opcionais. Vamos apresentá-las de forma ampla e visual para que você compreenda melhor.
Elementos obrigatórios segundo a ABNT
Capa
Este elemento é obrigatório, elaborado conforme a ABNT NBR 14724.
- Nome da instituição: Deve ser centralizado no topo em letra maiúscula e sem negrito;
- Nome do autor: a ABNT 14724 não especifica medidas ao nome do autor, mas é recomendado a utilização de 3 parágrafos abaixo do nome da instituição em letra maiúscula e sem negrito;
- Título: Deve estar centralizado em letra maiúscula e negrito;
- Subtítulo: Se houver, deve estar ao lado do título, separado por (:) dois pontos, letra maiúscula sem negrito;
- Número de volume: Se houver, mencionar na capa a especificação do respectivo volume.
- Local: Local (cidade) da instituição onde deve ser apresentado
Sumário
Este é um elemento obrigatório, elaborado conforme a ABNT NBR 6027
- A palavra sumário deve estar centralizada, em letra maiúscula, negrito e com a mesma tipologia da fonte utilizada nas seções primárias, separada do seu texto por um espaço de 1,5 entrelinhas;
- O corpo do sumário é composto pelo indicativo ou número da seção, o título da seção e a página correspondente ao texto;
- Os indicativos ou números de seções que acompanham seus respectivos títulos devem ser apresentados alinhados à margem esquerda da página;
- A grafia dos capítulos, seções e subseções deve ser idêntica a utilizada no texto do trabalho.
- Os elementos pré-textuais não devem constar no sumário. (A contagem das páginas se inicia depois da capa, a partir da folha de rosto. Mas, a impressão dos números começa na primeira página dos elementos textuais – INTRODUÇÃO);
- Cada item constante no sumário deve remeter à página que aparece no texto, visando facilitar a localização da matéria contida no trabalho;
Referências
Este elemento é obrigatório, elaborado conforme a ABNT NBR 6023.
- Sobrenome do autor: Último sobrenome em letra maiúscula
- Nomes e outros nomes: Primeiro nome e nome do meio (se houver), separado por vírgula do sobrenome em letra minúscula
- Título: Em negrito, grifo ou itálico
- Subtítulo: Separado por dois pontos após o título, sem recursos tipográficos, não deve conter negrito, grifo ou itálico
- Edição: Se houver edição
- Local: Local de publicação (cidade)
- Data: Data de publicação, impressão ou distribuição
Exemplos de normatização de trabalhos acadêmicos:
1 Autor
Exemplo com abreviação: RODRIGUES, P. S. Qualidade ao alcance de todos. 3. ed. São Paulo, Contexto, 2000.
Exemplo sem abreviação: RODRIGUES, Paulo Souza. Qualidade ao alcance de todos. 3. ed. São Paulo, Contexto, 2000.
Até 3 Autores
Ex. SILVA, A; GOMES, B. Casa Grande e Senzala: Formação da família brasileira sob regime patriarcal. 2. ed. Rio de Janeiro, Ática, 2010.
Ex. SILVA, Amanda; GOMES, Bruno. Casa Grande e Senzala: Formação da família brasileira sob regime patriarcal. 2. ed. Rio de Janeiro, Ática, 2010.
4 Autores ou mais - Referência ao primeiro autor e colocar a expressão “et. al.” do latim, “entre outros.”
Ex. RODRIGUES, P.S. et. al. Qualidade ao alcance de todos. 3. ed. São Paulo, Contexto, 2000.
Entenda detalhadamente cada ABNT correspondente aos campos obrigatórios do seu Trabalho de Conclusão de Curso:
NBR 6022 - Artigos Científicos Impressos: “Esta Norma estabelece um sistema para a apresentação dos elementos que constituem o artigo em publicação periódica científica impressa.”
NBR 6023 - Referências bibliográficas: “Esta Norma estabelece os elementos a serem incluídos em referências, também destina-se a orientar a preparação e compilação de referências de material utilizado para a produção de documentos e para inclusão em bibliografias, resumos, resenhas, recensões e outros.”
NBR 6024 - Numeração progressiva de seções: “Esta Norma específica os princípios gerais de um sistema de numeração progressiva das seções de um documento, de modo a expor em uma sequência lógica o inter-relacionamento da matéria e a permitir sua localização.”
NBR 6027 - Sumário: “Esta Norma específica os princípios gerais para elaboração de sumários em qualquer tipo de documento. NOTA Sumário difere de índice.”
NBR 6028 - Resumo e Abstract: “Esta Norma estabelece os requisitos para redação e apresentação de resumos, resenhas e recensões.”
NBR 6034 - índice: “Esta Norma estabelece os requisitos de apresentação e os critérios básicos para a elaboração de índices. Esta Norma aplica-se, no que couber, aos índices automatizados.”
NBR 10520 - Citações: “Esta Norma específica as características exigíveis para apresentação de citações em documentos.”
NBR 14724 - Trabalhos acadêmicos: “Esta Norma específica os princípios gerais para a elaboração de trabalhos acadêmicos (teses, dissertações e outros), visando sua apresentação à instituição (banca, comissão examinadora de professores, especialistas designados e/ou outros).”
NBR 15287 - Projeto de pesquisa: “Esta Norma específica os princípios gerais para a elaboração de projetos de pesquisa.”
Agora que você já sabe um pouco mais sobre as normas da ABNT, é importante que continue acompanhando os nossos artigos. Aqui, publicamos conteúdos variados sobre carreiras e universidades, sempre visando ajudar você a tomar as melhores decisões para a sua vida acadêmica e profissional. Além disso, nosso artigo sobre normatização de trabalhos acadêmicos detalha cada um dos elementos obrigatórios que podem te ajudar a produzir um TCC nota 10 e garantir uma produção de qualidade. Não perca tempo e comece sua produção agora mesmo!