O que a medicina e a administração têm em comum?


martes, 3 de enero de 2023

A administração e o empreendedorismo não discriminam áreas do conhecimento. Portanto, não só é possível, como deve ser incentivado nas carreiras ligadas à saúde! Saiba neste artigo o que as áreas de medicina e administração têm em comum e como tirar vantagem disso.




A medicina e a administração são áreas que, aparentemente, não têm muito em comum. A medicina é uma profissão voltada para a saúde das pessoas, enquanto a administração é voltada para o gerenciamento de empresas. No entanto, as duas áreas têm algumas similaridades.

Ambas as áreas requerem um bom senso de organização e planejamento. A medicina, especialmente, requer que os profissionais consigam organizar seu tempo e o trabalho de forma eficiente. Além disso, as duas áreas lidam com pessoas. A medicina lida com pacientes e suas famílias, enquanto a administração lida com funcionários e clientes.

Leia também: O que você precisa saber antes de estudar Medicina?

Por fim, as duas áreas requerem habilidades de liderança. Os médicos lideram equipes de enfermeiros e outros profissionais da saúde, enquanto os administradores lideram equipes de funcionários em suas empresas.

Neste artigo, vamos explorar as semelhanças entre a medicina e a administração e discutir por que algumas pessoas optam por estudar ambos os campos.


Por que unir as áreas de medicina e administração?

Primeiro, toda combinação de conhecimentos é valiosa, isso gera um enriquecimento genuíno, trazendo a possibilidade de ganhar uma visão mais ampla sobre os serviços que ambas áreas proporcionam aos profissionais. 

Quando combinamos os conhecimentos de administração e gestão com o conhecimento técnico do médico ou do profissional de saúde, é possível ganhar amplitude sobre os serviços de saúde e tudo que ele pode oferecer profissionalmente aos interessados. 

A administração está ligada a diversas áreas, e não diferiria com a área da saúde, esta, é uma área que está diretamente atrelada a tudo. Por exemplo, se um médico deseja abrir seu próprio consultório, certamente ele irá contratar um administrador de empresas, ou terá que estudar sobre empreendedorismo para gerir sozinho seu negócio. Além de tratar de pessoas, este médico estará tocando sua própria empresa, fará a gestão de pessoas e precisará de entendimento sobre finanças, administração, economia e até mesmo contabilidade. 

A junção das áreas é muito vantajosa, e ambas as áreas requerem atenção aos detalhes e as necessidades de cada público, porém, ambas necessitam andar juntas


O que a medicina e a administração têm em comum?

A medicina e a administração têm muito em comum, como: 

  • Ambas as áreas lidam com pessoas, bem-estar e recursos,
  • Requerem um alto grau de habilidade interpessoal,
  • Lidam diretamente com o atendimento ao público. 

A similitude das áreas pode ser uma ótima opção para quem deseja trabalhar na área da saúde, enquanto a administração pode ser uma boa escolha para quem prefere trabalhar em outros campos.

Pode te interessar: Motivos para descobrir se medicina é para você

Quando juntamos as áreas, conseguimos melhorar os principais setores da economia nacional, que movimentam o Brasil cerca de 10% do PIB. Em um cenário profissional cada vez mais competitivo, por conta do aumento do número de formandos em ambas as áreas, se faz necessário uma especialização para se tornar mais que uma ferramenta auxiliar, passando a ser um instrumento no mercado de trabalho.

Atualmente, vemos que diversas instituições de ensino superior, de carreiras em ciências da saúde e administração, oferecem especializações que atrelam as áreas. 

Separamos neste artigo as melhores especializações (pós-graduação e MBA) em Administração com Ênfase nos Serviços de Saúde

Inclusive a Administração em Saúde faz parte de uma das 59 áreas da medicina, segundo o Conselho Federal de Medicina do Brasil (CFM). Veja abaixo:

Segundo pesquisas, faculdades internacionais buscam melhorar a grade curricular do curso de medicina, para que este esteja atrelado a administração e todos os benefícios que a gestão de negócios pode lhes proporcionar. 

Conforme trecho relatado no jornal Valor Econômico, na coluna Ensino Executivo: “Muitos estudantes afirmam que a escola de negócios proporciona um alívio positivo à faculdade de medicina, que exige muita leitura, memorização e trabalho acadêmico solitário. Isso porque elas tendem a envolver mais atividades em grupo”. 

Com isso, eles entendem que algo fundamental está mudando no setor de saúde. Existe um interesse genuíno em aprender sobre os problemas e a maioria está comprometida com a carreira na medicina. 

A medicina e a administração são duas áreas que se complementam. Ambas buscam o bem-estar da população, porém de formas diferentes. A medicina é voltada para o tratamento de doenças, enquanto a administração busca otimizar os recursos para haver uma melhor distribuição de bens e serviços. Leia nossos artigos, acesse nossos cursos e entre em contato através do formulário que se encontra nesta página para saber mais sobre esses assuntos, será um prazer te atender! 





Informações instantâneas sobre preços e data de início

Ao solicitar relatórios, autorizo universidadesecarreiras.com, seus dependentes, subcontratados ou associados a entrar em contato comigo para me aconselhar sobre propostas educacionais relacionadas a qualquer uma das alternativas existentes no território brasileiro.