Prouni 2023: Tudo que você precisa saber antes de se inscrever


viernes, 10 de febrero de 2023

O Ministério da Educação (MEC) disponibilizou o novo cronograma para inscrições do Prouni, programa que está entre os mais populares sistemas de ingresso nas universidades privadas brasileiras, com possibilidade de bolsas de estudos de 50% a 100%. Encontre aqui tudo que precisa saber antes de realizar sua inscrição. 




O Programa Universidade para Todos (Prouni) é uma iniciativa do Governo Federal que tem como objetivo oferecer bolsas de estudo integrais e parciais em instituições privadas de ensino superior (Tecnólogo e Bacharelado)

A seleção é feita por meio de sorteio eletrônico, em que os candidatos são classificados conforme a nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

As inscrições para o Prouni 2023 começam no dia 28 de fevereiro e vão até o dia 3 de março. Neste artigo, você vai encontrar todas as informações necessárias para se inscrever no programa. 

Pode te interessar: Conheça as principais formas de ingressar nas faculdades brasileiras


Como funciona o Prouni?

Segundo o Portal Prouni do Ministério da Educação (MEC) o programa é destinado a candidatos brasileiros sem diploma de curso superior, que tenham participado da última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com no mínimo 450 pontos na média das notas e nota na redação que não seja zero.

Ou seja, o Programa Universidade para Todos (Prouni) oferece bolsas de estudo integral ou parcial em universidades particulares para pessoas com baixa renda econômica que não têm condições de pagar pela graduação. Não há taxa de inscrição e todas as etapas do processo, desde a inscrição à classificação, são realizadas pelo próprio Prouni. Por fim, a matrícula é feita diretamente na instituição escolhida pelo candidato.

Lembrando que, todos os anos, o Ministério da Educação (MEC) anuncia 2 seleções pelo Prouni. Uma é realizada no início do ano e vale para quem vai ingressar na universidade no 1° semestre. A outra é feita no 2° semestre e tem início em meados de agosto do mesmo ano. 

Pensando em você, recomendamos fortemente a leitura do artigo: Quais as diferenças entre faculdade, universidade e centro universitário, para que você possa escolher a melhor opção para desenvolver seus estudos acadêmicos. 


Quem pode participar do Prouni?

Para o Prouni, os requisitos para participação são diferentes dos do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), sendo que as normas visam ajudar aqueles que não possuem condições financeiras de financiar a educação superior. Por essa razão, todos os candidatos que preencherem um dos critérios descritos são aptos a se inscrever.

Leia também: SiSU 2023: Cronograma e resultados

Os candidatos interessados, devem comprovar renda familiar bruta mensal de até 3 salários mínimos (R$3.636,00 por pessoa). Além de atender os critérios sociais exigidos pelo programa, como ter estudado em escola pública. 

O programa oferece bolsas integrais (100%) e parciais (50%) em instituições privadas. Além disso, o candidato deve satisfazer a pelo menos uma das condições abaixo:

  • Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública.
  • Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede particular, na condição de bolsista integral da própria escola.
  • Ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em escola da rede particular, na condição de bolsista integral da própria escola privada.
  • Ser pessoa com deficiência.
  • Ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica, integrante de quadro de pessoal permanente de instituição pública e concorrer a bolsas exclusivamente nos cursos de licenciatura. Nesses casos, não há requisitos de renda.
Pode te interessar: Conheça os tipos de graduação no Brasil: Bacharelado, licenciatura e tecnólogo


Qual Enem posso usar no Prouni 2023?

No Prouni 2023 serão aceitas as notas do Enem 2021 e 2022. Vale lembrar que o resultado do Enem 2022 será publicado em 09 de fevereiro de 2023. Com isso, reforça-se a importância de se sair bem no ENEM para garantir sua inscrição no programa. 


Precisa fazer vestibular para o Prouni?

Segundo o Ministério da Educação (MEC) em divulgação no portal Prouni, informa que: “O candidato a bolsas do Prouni não precisa fazer vestibular nem estar matriculado na instituição na qual pretende se inscrever. Entretanto, é permitido às instituições participantes do programa submeter os pré-selecionados a processo seletivo específico, isento de cobrança de taxa. Essa informação será dada ao candidato no momento da inscrição”.


Como vai funcionar o Prouni 2023?

Em 2021, o presidente Jair Bolsonaro editou uma Medida Provisória (MP) que incluiu estudantes matriculados em colégios particulares que são bolsistas parciais como elegíveis para participar do Prouni. A MP também instituiu uma alteração nas cotas do programa, permitindo que os grupos representativos de negros, pardos, índios e pessoas com deficiência fossem contabilizados de forma distinta em vez de em conjunto como era antes.

Outras mudanças como a inclusão de alunos pagantes e modificações de lista de espera, foram alterados este ano, confira como irá funcionar: 

A Medida Provisória (MP) de nº 1075 altera as regras do Prouni 2023. Com a nova regra, o Prouni agora também está disponível para os alunos que concluíram a educação básica com bolsas parciais ou seja que pagaram um percentual na mensalidade junto as escolas privadas 

Além disso segundo a medida provisória o MEC, órgão responsável pelo Prouni pode retirar a obrigatoriedade de documentação que comprove renda familiar mensal per capita 

O cálculo para cotas também recebeu uma modificação. Com a nova mudança a distribuição das bolsas será feita levando em consideração o percentual mínimo das pessoas autodeclaradas, indígenas, deficientes, pardas ou pretas de cada estado.

Recentemente, o Ministro da Educação Camilo Santana alterou o regulamento do Prouni relacionado à lista de espera. Com a mudança, o Programa passa a adotar uma lista única que contempla tanto os candidatos às vagas de ampla concorrência quanto às cotas. 

Segundo declarações do Ministério da Educação (MEC) através da portaria n°94: “A lista de espera do Prouni será única para cada curso e turno de cada local de oferta, independentemente da opção original dos estudantes pela concorrência às vagas destinadas à implementação de políticas de ações afirmativas ou à ampla concorrência”.


Como funciona a lista de espera do Prouni?

Se você não conseguiu atingir a nota de corte exigida para o cadastro no Prouni, não desista! 

O Prouni oferece a oportunidade de que aqueles que não conseguiram uma vaga na 1° ou 2° opção de curso possam experimentar sua sorte novamente. Essas vagas são denominadas como "Vagas remanescentes do Prouni 2023" e são preenchidas com os candidatos incluídos no sistema. Para verificar os resultados, verifique o site da universidade acompanhando suas publicações. A consulta pelo resultado deve ser feita no site da universidade, acompanhando as publicações dos editais.

As convocações da lista de espera são de responsabilidade da própria instituição e respeitam as mesmas ordens de prioridade mencionadas nos requisitos de inscrição. 


Qual a nota de corte do Prouni 2023?

Ao encaminhar sua ficha de inscrição ao portal, o sistema começará o procedimento de seleção. A fim de avaliar os candidatos, o Prouni emprega a nota obtida no ENEM e a categoria para a qual o interessado se inscreve como base. Para cada curso e turno de uma universidade, é definida uma nota de corte do Prouni. Esta nota de corte indica a pontuação mínima necessária para se aplicar a essa vaga.

Quanto melhor sua pontuação, maior é a possibilidade de obter um bom desempenho. Além disso, quanto mais concorrido o curso, mais elevada é a nota de corte. Por exemplo, o curso de medicina em uma universidade conceituada recebe milhares de inscrições, mas tem apenas algumas vagas, o que faz com que a nota de corte seja mais alta devido à intensa disputa.

Conheça os 10 cursos mais concorridos, onde a nota de corte costuma ser bem alta. 

  1. Medicina: entre 710 e 815 pontos
  2. Farmácia: entre 565 e 765 pontos
  3. Engenharia Elétrica: entre 625 e 760 pontos
  4. Fisioterapia: entre 560 e 755 pontos
  5. Medicina Veterinária: entre 600 e 750 pontos
  6. Odontologia: entre 520 e 745 pontos
  7. Engenharia Civil: entre 590 e 740 pontos
  8. Psicologia: entre 470 e 735 pontos
  9. Letras (Português/Inglês): entre 500 e 735 pontos
  10. Ciências Econômicas: entre 680 e 730 pontos


Cronograma Prouni 2023

Em alguns dias você saberá sua nota do ENEM 2022, e na sequência pode se programar para se inscrever nos programas que deseja, neste caso se se quiser se candidatar a faculdades privadas, confira abaixo o cronograma completo e não perca tempo, caso deseje se candidatar a universidades públicas, confira o Sisu, por isso recomendamos a leitura de nossos artigos, onde você encontrará tudo que precisa saber, informações, cronogramas e resultados: 

Período de inscrições
28 de fevereiro a 3 de março
Primeira chamada
7 de março
Comprovação de documentos e eventual processo seletivo adicional
7 a 16 de março
Segunda chamada
21 de março
Comprovação de documentos e eventual processo seletivo adicional
21 a 30 de março
Período para manifestar interesse na lista de espera
5 e 6 de abril
Lista de espera
10 de abril
Comprovação de documentos e eventual processo seletivo adicional
10 a 19 de abril



Resultados Prouni 2023

De acordo com o calendário, o resultado do Prouni é divulgado em torno de 4 dias após o fim das inscrições. Por meio do site, o candidato vai conseguir conferir se foi classificado para um dos cursos que escolheu. Os candidatos classificados devem comparecer à universidade na data indicada no site para confirmar a matrícula e garantir a vaga.

Em suma, as vagas do ProUni não são definidas pelo programa, mas sim pelas instituições de ensino superior privado. Por isso, você irá encontrar mais e menos vagas referente ao mesmo curso em instituições diferentes. Geralmente, a quantidade de vagas para bolsas de 100% são menores do que as de 50%, afinal, é a universidade quem define as suas vagas.

  • Acesse o site do Prouni e clique em “Ver resultado”;
  • Informe seus dados de login para acesso;
  • O sistema vai informar se você foi aprovado em uma das opções escolhidas;
  • Para os aprovados será avisado o prazo para matrícula. Os demais têm a opção de se inscrever na lista de espera.

Matrícula

A feliz notícia dos aprovados no Prouni veio acompanhada da oportunidade de realizarem a matrícula, abaixo confira os documentos que devem ser apresentados:

  • RG e CPF de todos os membros da família;
  • Carteira profissional da Previdência Social (CTPS) de todos os membros da família;
  • Histórico escolar completo;
  • Comprovante de residência atualizado;
  • Comprovante de separação, divórcio ou óbito dos pais (quando necessário);
  • Três últimos holerites, no caso de membros com renda fixa;
  • Comprovante de pagamento de pensão alimentícia (quando necessário);
  • Comprovante de professor da educação básica (quando necessário);
  • Comprovante de deficiência (quando necessário);
  • Se o aprovado estudava em uma escola particular como bolsista, será preciso entregar algum documento que comprove essa afirmação;
  • Declaração de IRPF (Imposto de Renda), acompanhada do recibo de entrega à Receita Federal e da respectiva notificação de restituição (quando houver);
  • Entre outros (podem ser solicitados diretamente na instituição escolhida pelo estudante). 

Para que sua experiência seja ainda melhor e você possa desfrutar de uma jornada acadêmica incrível, conheça também: Quais são as melhores faculdades do Brasil? Confira o Ranking e escolha a sua!
Se você tem dúvidas sobre o Prouni 2023, saiba que estamos aqui para te ajudar. Temos todas as informações que você precisa sobre o processo seletivo, e podemos te orientar quanto à melhor forma de se inscrever. Além disso, leia os nossos artigos para ter uma ideia de como funciona o programa e de quais são seus benefícios. Entre em contato conosco através do nosso formulário caso tenha alguma dúvida!





Informações instantâneas sobre preços e data de início

Ao solicitar relatórios, autorizo universidadesecarreiras.com, seus dependentes, subcontratados ou associados a entrar em contato comigo para me aconselhar sobre propostas educacionais relacionadas a qualquer uma das alternativas existentes no território brasileiro.