Doutorado e PhD: Conheça as diferenças
miércoles, 23 de noviembre de 2022
Você sabe a diferença entre doutorado e PhD? Ambos os títulos são muito semelhantes, mas há uma diferença entre eles, o doutorado é um grau acadêmico que se obtém no Brasil, já o PhD tem a mesma equivalência de grau, porém se alcança quando realizado no exterior. Aqui te contamos tudo com todos os detalhes.
Muita gente fica na dúvida sobre a diferença entre um Doutorado e um PhD, por mais diferenças que estes programas tenham, eles são mais semelhantes do que de fato diferentes, e isso é ótimo, pois traz ao estudante uma visão macro de ambos os programas e o que vale a pena investir de imediato.
Ser doutor é uma coisa, ter um PhD é outra. Mas o que estudar para cada um? Quantos anos leva para concluir cada um? Por que ser um ou outro? Nesta nota, trouxemos tudo o que você precisa saber sobre a diferença entre Doutorado e PhD!
O Doutorado é concedido após 4 a 5 anos de estudos, enquanto o PhD é concedido após 5 a 6 anos de estudos. Ambos os graus envolvem pesquisa intensiva, mas o objetivo do Doutorado é proporcionar uma formação mais abrangente na área de interesse, enquanto o objetivo do PhD é conduzir pesquisas originais em uma determinada área. Confira abaixo tudo que separamos para você.
Pode te interessar: Qual a diferença entre uma pós-graduação lato sensu e stricto sensu?
O que é um PhD?
A sigla PhD, vem do latim Philosophiae doctor, philo significa amigo ou amante e sophia significa sabedoria, conhecimento. Portanto, a palavra Philosophy é usada em PhD pelo seu significado original em latim: “amor pelo conhecimento”.
O PhD é o título mais alto que um acadêmico pode atingir. É concedido à aqueles que realizaram pesquisas inovadoras e de alta qualidade que contribuem para o avanço do conhecimento científico, e significativamente para o avanço do conhecimento em sua área de especialização.
Nesta perspectiva, o PhD, doutor ou doutora demonstra que possui total desenvoltura e domínio sobre um assunto, no sentido de stricto sensu. Além disso, são altamente qualificados para assumir posições de liderança em suas respectivas áreas, e seus trabalhos continuam a inspirar novas gerações de pesquisadores.
O que é um doutorado?
Um doutorado é um título acadêmico que pode ser obtido após a conclusão de um programa de estudos avançados, como o mestrado. Os programas de doutorado são normalmente oferecidos por universidades e podem levar até 5 anos para serem concluídos. Neste tempo, os alunos devem realizar pesquisas extensivas e escrever uma tese sobre seu tema de escolha. A obtenção do título de doutor é um grande feito acadêmico e profissional e pode abrir muitas portas para a carreira dos indivíduos.
Aprenda mais sobre o que é um doutorado em: Qual a diferença entre Pós-graduação, MBA, Mestrado e Doutorado?
Qual a diferença entre Doutorado e PhD?
Após terminar seus estudos de mestrado, você pode estar pensando em se especializar em um grau ainda maior, mas isso dependerá de onde você estiver. A base de estudos de ambos programas não muda muita coisa, uma vez que você terá que se empenhar bastante.
Estes títulos são mais semelhantes do que diferentes, mas há diferenças que seguramente farão diferença no seu currículo, conheça algumas delas:
- No Brasil, após o final do mestrado, o pesquisador, se desejar prosseguir os estudos, pode ingressar no doutorado.
- Nos Estados Unidos e nos países europeus, o grau equivalente é o PhD
- O PhD pode ser mais longo que o doutorado
- Ambos pedem segunda língua (geralmente inglês)
- Para fazer um doutorado deve-se ter concluído o mestrado
- Para fazer um PhD o aluno deve ter concluído o bacharelado
Em geral, são programas de pós-graduação stricto sensu com algumas diferenças em sua estrutura de ensino, veja:
Estrutura de ensino
A estrutura de ensino americano e europeu são bem diferentes das brasileiras, começando desde o ensino básico ao ensino superior, com isso a estrutura curricular varia com o tempo de formação de cada etapa.
No total, a duração de um PhD nos EUA é geralmente de 4 a 6 anos (tempo integral), mas, em outras partes do mundo, esse tempo pode ser menor, com um mínimo de 3 anos.
Além disso, demora mais para um estudante brasileiro chegar a um doutorado (ou PhD) do que um europeu. Enquanto os alunos do Brasil passam de 4 a 6 anos na graduação e mais um 18 a 24 meses no mestrado para então chegarem ao doutorado; os europeus passam primeiro pela licenciatura, que dura 3 anos, depois pelo mestrado (que também são 2 anos, como no Brasil), e então vão para o PhD. Sendo assim, os brasileiros demoram pelo menos 6 meses a mais estudando para chegar ao doutorado.
Já na Europa, a Euraxess é uma organização da Comissão Europeia que visa promover a mobilidade de pesquisadores — tanto de europeus querendo imigrar, quanto de estrangeiros querendo ir para a Europa. E segundo a organização Euraxess: “quando um estudante vai fazer um doutorado no Brasil, os estudos e trabalhos que ele realizará são basicamente iguais aos que um aluno europeu ou estadunidense de PhD realizaria. Curiosamente, o aluno brasileiro chega ao PhD com mais tempo de estudo que o aluno europeu.”
Com isso conclui-se que a base gerada pela graduação, e claro, pelo mestrado, dão aos alunos brasileiros um repertório maior e mais experiente com relação a alunos estrangeiros, mesmo que disponham de um tempo maior com relação à conclusão.
Quais os requisitos de admissão de um PhD e de um Doutorado?
Para se candidatar a um PhD ou a um Doutorado, você precisará apresentar algumas equivalências à instituição que deseja se candidatar. Novamente reforçamos a semelhança que ambos os títulos exigem, como: o perfil de pesquisador analítico, o desejo de lecionar, ser afiliado à ciência e claro a disponibilidade de tempo. Veja abaixo os requisitos de admissão para um PhD e para um Doutorado: