5 dicas de como escolher uma boa escola de negócios no Brasil


viernes, 2 de diciembre de 2022

Escolher uma boa escola de negócios é importante, mas pode ser difícil saber qual é a melhor para você. Por isso, trouxemos 5 dicas que farão você decidir hoje quais as melhores escolas de negócios do Brasil. Confira




Como você geralmente decide escolher uma boa instituição de ensino? Escolher uma boa escola de negócios pode ser uma tarefa difícil. Há muitas opções e cada uma oferece seus próprios benefícios. Ao selecionar algumas dentro das suas expectativas, você quer ter certeza de que está fazendo a escolha certa, afinal, essa é uma decisão importante, não é mesmo? 

Essa é a pergunta que será respondida nesta nota! Nós analisamos todas as principais instituições de ensino do país e descobrimos quais delas oferecem os programas mais completos e relevantes para o mercado brasileiro. Confira as melhores escolas de negócios do Brasil!

Leia também: Conheça as principais formas de ingressar nas faculdades brasileiras


Como escolher uma boa escola de negócios no Brasil?

O Brasil é gigantesco, e não deixa nada a desejar com relação ao ensino superior, ainda mais quando se fala em áreas como administração, gestão, negócios e empreendedorismo. Nesta nota trouxemos 5 dicas que facilitarão e ajudarão a impulsionar seus critérios de escolha de uma boa escola de negócios. 

1. Reconhecimento do Ministério da Educação (MEC)

Fazer um curso com reconhecimento federal é extremamente importante, o MEC é o órgão que reconhece e junto ao INEP e o CAPES avalia os cursos de graduação e especialização do Brasil, com isso, cursos que levam este reconhecimento passam mais confiança na hora de decidir entre uma boa escola, além disso, engloba conceitos, como: CPC (Conceito Preliminar de Curso), IGC (Índice Geral de Cursos Avaliados) e ainda o Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes).

2. Diversidade em modalidades de ensino

Atualmente muitos alunos têm buscado por formações que possam oferecer-lhes conforto e segurança, além claro, da autonomia de estudarem quando puderem. É importante saber se a instituição que você busca utiliza de modalidades diversificados na oferta de cursos, segundo a Agência Brasil “O crescimento do número de matrículas no ensino superior na modalidade de ensino à distância (EAD) aumentou 7,7 pontos percentuais de 2019 para 2020, saltando de 19,1% para 26,8%. Com queda de 3,8% em 2019, as matrículas para cursos presenciais diminuíram ainda 5,6 pontos percentuais, chegando à queda de 9,4% em 2020”.

3. Corpo docente de alto nível (mestres e doutores) 

Quanto maior o nível acadêmico dos professores universitários de uma instituição, maior será seu nível de alcance, reconhecimento e empregabilidade. Além disso, o corpo docente pode influenciar diretamente no credenciamento de uma faculdade, a fim de se tornar uma universidade ou centro universitário. 

Em suma, ter boas referências acadêmicas, pode sim te trazer diversos benefícios, inclusive muitas instituições apresentam com antecedência os professores que irão ministrar as aulas, inclusive há escolas de negócios renomadas como a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRGS) que sempre apresenta grandes empreendedores, escritores e investidores em seu corpo docente nos cursos de especialização (pós-graduação e MBA)

4. Influência Global ou Internacionalização

Estudar em instituições reconhecidas globalmente te coloca em outro patamar de aprendizagem, de confiança e competência. Há diversas instituições públicas e privadas reconhecidas em diversos países, como a Universidade de São Paulo (USP), Fundação Dom Cabral, Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Insper. O que também pode te proporcionar um intercâmbio entre universidades brasileiras e internacionais. 

5. Níveis de empregabilidade e mercado

Ainda falando sobre a vida profissional, uma boa escola de negócios compreende que o seu papel vai além de oferecer uma grade curricular preenchida. A presença de um centro de estágios, por exemplo, faz toda a diferença. O convênio com empresas permite que os alunos possam iniciar os seus caminhos profissionais com tranquilidade e abrem espaço para o networking.

Além das escolas que profissionalizam ainda mais o estudante com experiência que galgam cargos maiores, você sabe qual curso fazer para se tornar gerente? Te contamos tudo, acesse nosso artigo. 


Quais as melhores escolas de negócios segundo Financial Times e Eduniversal Ranking? 

Segundo o Financial Times (FT), jornal diário internacional inglês, com uma ênfase especial em negócios e notícias econômicas, utiliza como base a percepção dos clientes e alunos que corresponde a 80% das notas, sendo avaliados os métodos e materiais de ensino, o corpo docente, novas competências e a aprendizagem dos alunos, entre outros critérios.

Os outros 20% da avaliação se referem a internacionalização dos programas, crescimento em receita e qualidade das escolas parceiras, além de diversidade no corpo docente, entre mestres e doutores. É importante ressaltar que a pesquisa aqui demonstrada contém dados de 2019 a 2022. 

Além disso, o Financial Times divide as escolas em categorias, como: Educação Executiva, Melhor MBA, MBA Online, entre outras:

Leia mais: Por que eu devo fazer um MBA?

1. Fundação Dom Cabral

Educação Executiva - Programas customizados 
Classificado em 11º lugar no Executive Education Custom 2022
Educação Executiva - Programas abertos
Classificado em 9º lugar no Executive Education Open 2022


2. Fundação Getúlio Vargas 

Educação Executiva - Programas customizados
Classificado em 49º lugar no Executive Education Custom 2022


3. Insper

Educação Executiva - Programas customizados
Classificado em 42º lugar em Educação Executiva - Personalizada - 2019
Educação Executiva - Programas abertos
Classificado em 46º lugar em Educação Executiva - Open - 2019


Conheça mais sobre programas executivos no artigo: MBA Global: confira as melhores escolas de negócio do Brasil

Ao nível mundial, a FT avaliou em 2020 o desempenho das escolas de negócios para MBAs, MBAs executivos e mestrados em gestão com base em fatores que incluem resultados salariais, bem como em cursos personalizados e abertos de educação executiva sem graduação, usando métricas que incluem a satisfação dos participantes, conheça as 10 melhores:


  1. HEC Paris - França
  2. London Business School - Reino Unido; Emirados
  3. Insead - França; Cingapura; Emirados
  4. Iese Business School - Espanha; EUA
  5. SDA Bocconi/Università Bocconi - Itália
  6. Essec Business School - França
  7. University of St Gallen - Suiça
  8. ESCP Business School - França; Reino Unido; Alemanha; Espanha; Itália; Polônia
  9. ESMT Berlin - Alemanha
  10. University of Oxford: Saïd - Reino Unido


Segundo Eduniversal Ranking 2022 Business School, empresa de ranking universitário da consultoria e agência de classificação francesa SMBG especializada em Ensino Superior, mostra excelentes posicionamentos quanto às faculdades brasileiras no campo dos negócios, aqui, as avaliações levam critérios como: influência global, influência internacional, reforço de influenciadores internacionais, considerável influência local e regional, conheça abaixo:  




Com estas informações, esperamos que você tenha aprendido um pouco mais sobre as melhores escolas de negócios do Brasil, e o que de fato fazem elas estarem onde estão, com reconhecimento internacional e concorrendo com escolas de alto nível; por isso, é importante valorizarmos o que o nosso país produz, nossa educação e nossos professores, afinal, as chances de você investir tempo e dinheiro em um programa de educação executiva são grandes, por isso te ajudamos a tomar as melhores decisões para que você possa realizar seu sonho e alcançar patamares ainda melhores dentro da sua área de atuação, seja ela administração, finanças ou gestão. 

Por isso, entre em contato conosco hoje mesmo, através do nosso formulário, você será atendido por um de nossos consultores. 





Informações instantâneas sobre preços e data de início

Ao solicitar relatórios, autorizo universidadesecarreiras.com, seus dependentes, subcontratados ou associados a entrar em contato comigo para me aconselhar sobre propostas educacionais relacionadas a qualquer uma das alternativas existentes no território brasileiro.