Residência Médica: Conheça as melhores do Brasil


miércoles, 7 de diciembre de 2022

Escolher uma residência médica não é tão simples. Há tantas opções e cada uma oferece seus próprios benefícios. Felizmente, reunimos as melhores instituições de residência médica do Brasil em um só lugar para que você possa comparar facilmente os benefícios e escolher a melhor para você, confira nesta nota!




À medida que a graduação de medicina vai chegando ao fim, o estudante só consegue pensar na área que deseja se especializar e onde fará sua residência médica. Esta é uma decisão que certamente impacta toda sua carreira e claro, os 6 anos de intensa dedicação à faculdade de medicina

Por isso, pode levar tempo pesquisar sobre todas as instituições de residência médica no Brasil, e ainda há o risco de não encontrar as informações corretas ou de confiar em fontes imparciais. 

Com tantas opções de instituições e especialidades, você precisa estar seguro do que deseja se especializar, para então escolher. Cada uma oferece seus próprios programas e vantagens, mas, como saber qual é a melhor para você? Por isso, analisamos cuidadosamente cada uma das principais instituições de residência do país e preparamos um ranking exclusivo com as 10 melhores instituições de residência médica do Brasil.


Qual a diferença entre pós-graduação e residência médica?

Pós graduação e residência médica são duas modalidades de formação acadêmica que têm como objetivo aprimorar os conhecimentos dos profissionais da área da saúde. Ambas são uma modalidade de ensino de pós-graduação, sob a forma de curso de especialização.

  • A pós-graduação é voltada para aqueles que já possuem um diploma de nível superior, podendo ser de formato lato sensu ou stricto sensu, a fim de se tornar especialista.
  • A residência médica é uma modalidade de ensino voltada para médicos recém-formados. É um programa de treinamento não obrigatório para médicos que desejam se especializar em uma determinada área da medicina. 

Ambas as modalidades exigem dedicação e esforço, mas a residência médica é considerada um pouco mais exigente, pois envolve o estudo de assuntos mais complexos.

Está em dúvida do que se especializar? Conheça as 55 especialidades de Medicina

Segundo o Ministério da Educação (MEC) “A Residência Médica (RM) é uma modalidade do ensino de pós-graduação destinada a médicos (as), sob a forma de curso de especialização. Instituída pelo Decreto nº 80.281, de 5 de setembro de 1977, caracteriza-se pela formação em serviço, – em geral, em instituições de saúde – sob a orientação de médicos especialistas de elevada qualificação ética e profissional, sendo considerada o “padrão ouro” da especialização médica.”


Quem pode fazer residência?

Hoje o Ministério da Educação (MEC) através da (Portaria Interministerial MEC/MS nº 16, de 22/12/2014), contempla residências à pelo menos 15 profissões: Biomedicina, Ciências Biológicas, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Serviço Social, Terapia Ocupacional, Saúde Pública e Física Médica

Segundo a Comissão de Residência Multiprofissional e em Área Profissional da Saúde (COREMU – USP) “os programas de Residência Multiprofissional e em Área Profissional da Saúde da Universidade de São Paulo (USP) constituem modalidades de ensino de pós-graduação lato sensu destinada a profissionais recém formados na área da saúde, sob a forma de curso de especialização caracterizado por ensino em serviço, com carga horária de 60 (sessenta) horas semanais, incluindo plantão, e duração de 2 (dois) ou 3 (três) anos (Portaria Interministerial MEC/MS nº 1.077, de 12/01/2009).”

Hoje a USP, considerada a melhor universidade de medicina do Brasil, possui programas com 13 destas profissões (exceto: Ciências Biológicas e Saúde Pública).

O objetivo da expansão destes programas de residência, é a formação profissional focado na concepção de promoção de saúde, prevenção de doenças ou agravos, recuperação e reabilitação da saúde segundo as necessidades dos seres humanos, tendo em vista os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), e o direito à saúde e cidadania.


Como escolher o local da residência médica?

O primeiro passo é considerar qual será a área da medicina que você deseja seguir, após isso, busque pelas residências médicas que oferecem o curso desejado e faça uma lista com as principais opções. Uma vez que você tenha essa lista, é importante avaliar cada uma das residências médicas em relação a fatores como: 

  • Estrutura
  • Localização
  • Corpo docente
  • Custos

Tendo feito toda essa análise, você terá condições de escolher a residência médica ideal para a sua formação, além disso, recomendamos fortemente considerar os seguinte pontos abaixo: 

  1. Qual hospital oferece melhores condições para a residência
  2. Qual cidade/estado oferece melhores oportunidades de trabalho após a conclusão da residência

Pensando nessas e em outras questões, é possível escolher o local ideal para iniciar a carreira como médico.


Quais as melhores residências médicas do Brasil? 

Residências médicas no Brasil estão se tornando cada vez mais populares entre os estudantes de medicina. Isso se deve ao fato de que elas oferecem um ambiente altamente competitivo e desafiador, onde os estudantes podem adquirir as habilidades necessárias para se tornarem médicos bem-sucedidos. Além disso, as residências médicas também oferecem a oportunidade de conhecer outros profissionais da área e trocar experiências. 

Se você está procurando as melhores residências médicas no Brasil, então você veio ao lugar certo! Aqui listamos as 10 melhores residências do país, com base em critérios como infraestrutura, qualidade dos professores e proximidade com hospitais. Confira a lista abaixo:

1. Residência da Universidade de São Paulo (USP)

Universidade de grande prestígio, realmente é um privilégio ocupar uma das cadeiras de residente médico da melhor universidade de medicina do Brasil, oferta programas que acontecem nos respectivos institutos do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, como o Instituto do Coração (Incor) e o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina.

2. Residência da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB)

A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB) lança frequentemente editais para programas de Residência em Saúde nas modalidades Uni e Multiprofissional. Algumas vagas foram alocadas à universidades como: Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) e Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP), nos 3 grandes hospitais da região baiana: Hospital Geral Roberto Santos, Hospital Irmã Dulce e Hospital do Subúrbio.

3. Residência Hospital Sírio-Libanês

Hospital referência nacional e internacional na assistência à saúde de alta complexidade, dispõe do que há de mais sofisticado em tecnologia, oferece 4 programas de Residência Multiprofissional: Cuidado à Saúde da Criança e do Adolescente, Cuidado ao Paciente Crítico, Cuidado ao Paciente Oncológico e Gestão dos Serviços de Saúde e Redes de Atenção à Saúde, e 6 programas de Residência Uniprofissional: Biomedicina em Diagnóstico por Imagem, Enfermagem Clínico-Cirúrgica, Enfermagem em Cardiologia, Enfermagem em Centro Cirúrgico e Centro de Material Esterilizado, Enfermagem em Urgência e Emergência e Física Médica em Radioterapia. 

4. Residência do Hospital de Amor de Barretos

Hospital de Amor de Barretos (antigo Hospital de Câncer de Barretos), oferece os programas de Atenção ao Câncer, Pediatria Oncológica e UTI Oncológica, com oportunidades para os profissionais das áreas de Biologia Molecular, Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Física Médica, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Odontologia, Terapia Ocupacional e Psicologia.

5. Residência da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências de Saúde (FEPECS)

A Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências de Saúde (FEPECS) é vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), oferece cursos na Escola Superior em Ciências da Saúde (ESCS) e na Escola Técnica de Saúde de Brasília (ETESB), às áreas da saúde contempladas são Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Saúde Coletiva, Serviço Social e Terapia Ocupacional.

6. Residência da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ)

A Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) oferece 2 opções de programas em Residência Multiprofissional e Uniprofissional em: Saúde do Idoso e Saúde Mental, para as seguintes profissões: Enfermagem, nas áreas cirúrgica (cardiovascular, centro cirúrgico, cirúrgica), clínica (enfermagem do trabalho, nefrologia, psiquiatria e saúde mental e terapia intensiva) e mulher e criança (neonatologia, obstetrícia, pediatria e saúde do adolescente); em Fisioterapia (geral e pediatria e neonatologia); em Nutrição (nutrição clínica); em Odontologia (cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial) e em Psicologia (clínica institucional).

As unidades de ensino que recebem os residentes são Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE) e Policlínica Piquet Carneiro (PPC), este último é o maior posto de assistência médica da América Latina, com 15 mil m² de área útil.

7. Residência Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)

Instituição reconhecida em âmbito nacional e internacional, é vinculada ao Ministério da Saúde, sendo a mais destacada instituição de ciência e tecnologia em saúde da América Latina.

A Fiocruz costuma publicar dentre três a quatro editais com programas de Residência em Saúde, através da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP), outro pelos Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz) e Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz), outro pela Fundação Estatal de Saúde da Família. O Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família, contempla as áreas de: Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Odontologia, Psicologia, Educação Física e Serviço Social.

8. Residência da Universidade Federal do Paraná (UFPR)

A UFPR oferta vagas de Residência Multiprofissional para as seguintes áreas de atuação: Saúde da Mulher, Saúde do Adulto e do Idoso, Saúde da Criança e do Adolescente, Atenção em Urgência e Emergência, Atenção em Hematologia e Oncologia, Atenção Cardiovascular, Saúde da Família e Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo- Facial. Podem se candidatar às vagas profissionais de: Enfermagem, Nutrição, Fisioterapia, Farmácia, Terapia Ocupacional, Psicologia e Serviço social.

9. Residência da Casa de Saúde Santa Marcelina

O hospital localizado na cidade de São Paulo, com atendimento prioritariamente destinado ao Sistema Único de Saúde (SUS), oferece diferentes modalidades de residência. Aqui, o estudante pode escolher entre os programas de Residência Multiprofissional em Onco-Hematologia, contemplando as áreas de: Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição e Psicologia, Residência Multiprofissional em Saúde da Família: Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Odontologia e Psicologia, Residência Multiprofissional em Urgência e Emergência: Fisioterapia, Enfermagem, Psicologia, Nutrição e Serviço social e Residência em Área Profissional da Saúde: Odontologia em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial.

10. Residência da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Considerada uma das melhores universidades do país e da América Latina, a Unicamp oferece 4 programas de Residência em Saúde: Residência Multiprofissional em Saúde da Criança e do Adolescente, Saúde do Adulto e Idoso, Saúde Mental e Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial. A universidade oferta poucas vagas, as oportunidades são para as profissões de Enfermagem, Farmácia, Fonoaudiologia, Medicina, Odontologia, Psicologia e Terapia Ocupacional.

Segundo o Ministério da Educação (MEC) os Indicadores de resultados apresentou que, “Em 2021, no país, foram credenciadas pelo Ministério da Educação 973 instituições, privadas e filantrópicas de saúde para a oferta de 7.178 programas com cerca de 67 mil vagas autorizadas de residência médica.”

Se você está interessado em fazer residência, saiba que esta é uma excelente oportunidade para se especializar em uma das 59 áreas da medicina e adquirir mais conhecimentos. Além disso, as residências são oferecidas em diversas áreas da saúde, o que permite que você escolha a especialidade que mais lhe interessar. Deixe seus dados no formulário ao lado que entraremos em contato com você e leia nossos artigos para mais informações sobre as melhores faculdades e cursos de ciências da saúde do Brasil!





Informações instantâneas sobre preços e data de início

Ao solicitar relatórios, autorizo universidadesecarreiras.com, seus dependentes, subcontratados ou associados a entrar em contato comigo para me aconselhar sobre propostas educacionais relacionadas a qualquer uma das alternativas existentes no território brasileiro.