RH Generalista x RH Especialista: principais diferenças
viernes, 17 de marzo de 2023
Deseja atuar na área de recursos humanos, mas não tem bem definida a diferença entre um RH generalista e um RH especialista? O profissional generalista domina diversos assuntos dentro de várias áreas de atuação. Já o especialista domina tudo sobre uma área específica de atuação. Confira mais detalhes nesta nota.
O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo e, para se destacar, é preciso investir em um bom currículo. Além de experiência e formação, os profissionais de RH precisam estar sempre atualizados com as tendências do mercado. Uma das principais dúvidas dos profissionais de recursos humanos é qual perfil devem seguir: o generalista ou o especialista?
Neste artigo, vamos abordar as principais diferenças entre os dois perfis e quais as vantagens de cada um.
Leia também: Conheça 5 motivos para trabalhar com Recursos Humanos
O que é um profissional de RH generalista?
Um profissional de RH generalista é responsável pelas diversas funções do departamento de recursos humanos em uma empresa. Este, geralmente tem um amplo conhecimento sobre todos os aspectos do setor de RH, desde seleção e treinamento de pessoal até relações trabalhistas e benefícios. Um profissional de RH generalista precisa ter excelentes habilidades interpessoais e administrativas, além de um forte senso de organização.
Além do que já mencionamos, este profissional tem a capacidade de realizar múltiplas funções, tanto estratégicas quanto operacionais. Através de treinamentos, job rotation ou até mesmo uma carreira única, ele pode ter acesso às mais diversas políticas e práticas da área de gestão de pessoas.
Esse profissional de RH tem a capacidade de enxergar a organização como um todo e entender o que acontece em outros setores para poder estabelecer uma boa comunicação. Devido a isso, é muito comum encontrá-lo em posições de liderança ou atuando como um parceiro de negócio.
Embora muitas vezes possa ser tachado como superficial, o generalista de RH traz consigo a experiência e o conhecimento necessários para se manterem em destaque. A pressão por resultados torna necessário que desenvolva novas habilidades para melhorar sua performance dentro e fora do RH.
Com a necessidade atual de fazer mais com menos, os profissionais de RH generalista têm grandes chances de encontrar boas oportunidades no mercado, principalmente nas PMEs (pequenas e médias empresas).
O que é um profissional de RH especialista?
Este profissional, é alguém que tem conhecimento aprofundado na área de recursos humanos e pode ajudar a organização a gerenciar seus funcionários de forma mais eficiente. Eles são responsáveis por atividades como treinamento, seleção de pessoal, desenvolvimento de carreiras e gerenciamento de conflitos. Um bom profissional de RH especialista pode fazer uma grande diferença na produtividade da empresa.
Tais profissionais, quando bem qualificados, conseguem apresentar soluções eficazes para os desafios que se colocam no ambiente de trabalho. Por esse motivo, são grandemente valorizados em organizações corporativas ou em consultorias especializadas.
Dois tipos de especialistas são mais bem vistos: os que tratam de remuneração e benefícios, e aqueles ligados à capacitação de pessoas (treinamento e desenvolvimento). Ambos procuram extrair o melhor do capital humano de modo a atingir um alto nível de produtividade, ao mesmo tempo, em que recompensam e incentivam o engajamento dos colaboradores.
Pode ser do seu interesse: Quais as áreas de Recursos Humanos?
Qual a diferença entre especialista e o generalista?
A diferença mais explícita está justamente onde cada profissional deseja atuar, todas as pessoas que desejam atuar em recursos humanos, desejam trabalhar de forma abrangente, outras, por outro lado, desejam conhecer um pouco de tudo, porém, isso também irá depender da empresa que você irá atuar, em geral, as grandes empresas costumam ter mais colaboradores especializados, uma vez que os ramos do setor são bem divididos, já as empresas de pequeno e médio porte, tendem a contratar profissionais mais generalistas, onde não se tem muita demanda para que as áreas sejam tratadas de forma separada.
- Generalistas: Os profissionais de RH, tanto os generalistas quanto os especialistas, têm como foco a diversidade. Para quem persegue essa carreira, é de extrema importância se movimentar, dialogar com diferentes líderes corporativos e sugerir soluções vantajosas para todos.
- Especialistas: Já o especialista, visa se tornar referência em sua área, deve buscar se aperfeiçoar constantemente e acompanhar as tendências do mercado, não esquecendo das demandas da empresa para a qual trabalha. Com isso, os profissionais de RH poderão, em conjunto, elevar o nível da área de gestão de pessoas a uma posição estratégica e relevante.
O que é melhor ser generalista ou especialista?
Isso é realmente uma questão de opiniões, mas ambos têm seus benefícios. Um generalista tem um conhecimento mais amplo sobre vários assuntos, o que pode ser útil em algumas situações.
Um especialista, por outro lado, tende a ter um conhecimento mais profundo sobre um determinado assunto. A melhor abordagem é encontrar um equilíbrio entre os dois.
Confira abaixo alguns prós e contras sobre ser generalista ou especialista e veja o que mais se encaixa dentro de suas necessidades:
Prós de ser profissional especialista
- Peça-chave para a organização
São indispensáveis para as empresas que precisam atuar nesse setor. Alguém com conhecimento aprofundado sobre determinado assunto é mais confiável para opinar e gerir estratégias para o negócio do que alguém que sabe superficialmente sobre o tema.
- Importante em momentos de crise
Devido ao elevado grau de saber, os profissionais especialistas são fundamentais para atuar também em momentos de crise, definindo e traçando estratégias para a corporação.
Contras de ser um profissional especialista
- Mercado de trabalho mais restrito
Devido ao fato de ter aprofundado seus conhecimentos em um campo específico, o mercado pode ser mais restrito para esses profissionais.
- Dificuldade na escolha das especializações
É preciso estar atento se a área de especialização escolhida é apenas passageira ou faz parte dos conhecimentos centrais para o funcionamento da empresa.
Prós de ser um profissional generalista
- Capacidade de liderança
O profissional generalista consegue transitar por vários setores, assim, mantém seu leque de conhecimentos aberto para todos os aspectos importantes da empresa, estando apto a dialogar com outras áreas e geri-las de forma mais eficiente. Isso representa um destaque para posições de liderança.
- Desenvolvimento de carreira
Como consequência do aumento de cargos de liderança oferecidos aos profissionais generalistas, as chances da construção de uma carreira sólida também são maiores.
- Formação sempre atualizada
Profissionais generalistas tendem a estar sempre desenvolvendo seus conhecimentos, com mais chances de descobrir novas técnicas e tecnologias. Isso proporciona a capacidade de solucionar problemas de diversos setores de forma inteligente e criativa.
- Visão ampla e proatividade
Ter conhecimento sobre campos variados permite resolver conflitos de modo mais estratégico e eficaz.
- Facilidade para ser freelancer
A modalidade de trabalho freelancer vem crescendo no mercado e permite flexibilidade, mas exige que os profissionais saibam atuar em vários campos.
- Possibilidade de se aprofundar
Ter conhecimentos diversificados não significa ter um saber superficial diante de tudo. Para ser um profissional generalista, é preciso conseguir desenvolver habilidades que permitam uma melhor compreensão de como funciona seu ambiente de trabalho e as áreas que estão dispostas ali.
Contras de ser um profissional generalista
- Menos experiência técnica
Pelo fato de ter uma formação generalista, é preciso renunciar a ter um conhecimento especializado em algo em prol de ampliar suas áreas de atuação. É possível que você não tenha tanta experiência técnica em um determinado assunto quanto um especialista — o que não significa que você não entenda sobre o tema.
- Maiores chances de substituição
Generalistas podem ter funções menos definidas na carreira e, consequentemente, ficam sujeitos a maior insegurança no trabalho. Um generalista pode ser substituído por outro, mas substituir um especialista é mais difícil.
Ao compreender as particularidades entre trabalhadores gerais e especialistas, é possível compreender melhor qual é o seu perfil profissional. Identificando os prós e contras de ambas, você também poderá descobrir como pode aproveitar as suas habilidades e talentos, tanto no emprego atual, quanto em uma futura oportunidade.
Caso desejem se especializar, recomendamos fortemente a leitura: Pós ou MBA? Conheça o que vale mais a pena
Quem ganha mais generalista ou especialista?
Em geral, o mercado de trabalho brasileiro de fato paga mais a profissionais especializados, uma vez que se dedicar a uma área em específico pode ser bastante vantajoso. Em recursos humanos não é diferente, o setor tem crescido bastante nos últimos anos e as vagas de emprego se mostram cada vez mais especialistas, porém, dentro de cada especificidade você pode se desenvolver de maneiras diferentes, desde um auxiliar a um analista (júnior, pleno e sênior).
Neste caso, o que importa é o seu nível de especialização. Os especialistas podem cobrar mais pelo seu serviço, pois são considerados experts em determinada área. Então, depende do seu objetivo e da sua disponibilidade para investir em um curso de especialização.
Os generalistas, por sua vez, não ganham mal, mas, pode haver uma diferença de até 25% entre as duas modalidades. Se você é um generalista, pode atuar em diversas áreas, mas terá que competir com outros profissionais que também são generalistas
Não deixe de conferir: 5 razões para estudar o que você gosta e aprender mais!
Apesar de existirem diversas opiniões sobre qual profissão de RH oferece maiores chances de ganhos, é possível afirmar que as duas possuem vantagens e desvantagens. O que importa é que você, como profissional de RH, saiba exatamente qual é a sua área de atuação e se especialize cada vez mais nela. A Universidades e Carreiras está aqui para te ajudar! Leia nossos artigos e entre em contato através do formulário desta página, aproveite e se especialize hoje mesmo!