Pós graduação em Engenharia de Saneamento Ambiental

A Carreira em Pós graduação em Engenharia de Saneamento Ambiental é uma das las Pós graduação do Gestão Ambiental, Meio Ambiente e Geologia que dita a el Centro Universitário Católica do Tocantins.

Duraçao: 12 MESES.

O título do Pós graduação em Engenharia de Saneamento Ambiental é o título atribuído pela el Centro Universitário Católica do Tocantins para carreira Especialização em Engenharia.

Sobre o Curso

Objetivo Geral

Capacitar e qualificar profissionais em engenharia do setor de saneamento, levando em consideração as peculiaridades regionais e as diferentes políticas, técnicas e tecnologias com ênfase para concepção e elaboração de projetos; operação, manutenção e gestão dos sistemas de saneamento.

Específicos

• Proporcionar aos discentes fundamentos dos principais processos de distribuição e tratamento de água para abastecimento público e mostrar como dimensionar as unidades referentes a estes processos;
  • Mostrar o funcionamento, e como dimensionar os principais processos de tratamento de águas residuárias, além de dar condições ao discente de reconhecer os principais fenômenos de poluição e de autodepuração dos corpos de água, e saber as medidas de controle aplicáveis;
  • Proporcionar aos discentes conhecimentos sobre o funcionamento e operação dos sistemas de limpeza pública e de coleta, transporte, tratamento e disposição de resíduos sólidos urbanos;
  • Trabalhar conhecimentos básicos, teóricos e científicos sobre drenagem urbana de modo a fundamentar os discentes na elaboração de projetos e soluções de engenharia sustentáveis;
  • Disseminar a produção de conhecimento científico e tecnológico na área de saneamento Ambiental.

Público Alvo

Portadores de diploma em Engenharia, Arquitetura, Química, cursos tecnólogos superiores relacionados a área de saneamento ambiental e demais formações afins com interesse em conhecer e atuar nas atividades ligadas à área de Engenharia de Saneamento Básico e Ambiental, que pretendam qualificar-se para atuar no mercado ou que já atuam na área mas necessitem de uma reciclagem para se prepararem para novas funções posicionando-se no mercado de trabalho; recém-graduados que buscam formação específica nesta área para ampliação de conhecimentos ou como projeto de carreira; graduandos matriculados no último ou penúltimo período dos cursos indicados, na condição de aluno especial.

Modalidade

O curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Engenharia de Saneamento Ambiental será oferecido na modalidade híbrida, com aulas presenciais e virtuais, de forma síncrona e assíncrona.

Período e Periodicidade

O curso tem um total de 360 horas distribuídas em 18 (dezoito) módulos, com duração de 20 horas cada, que serão ministrados em encontros presenciais ou virtuais mensais, mais o Trabalho de Conclusão do Curso.

Os encontros presenciais acontecerão na Unidade I do UniCatólica, em ambiente de ensino-aprendizagem adequado ao curso, às sextas-feiras, no período noturno (das 19h às 22h), aos sábados em período integral (das 08h às 12h e das 14h às 18h) e aos domingos no período matutino (das 08h às 12h).

Os encontros virtuais síncronos acontecerão aos sábados, em período integral, por meio do programa de videoconferência adotado pela instituição. O horário de estudos complementares assíncronos será de responsabilidade do estudante, dentro do intervalo de tempo atribuído pelo docente do módulo.

Laboratórios e Recursos Tecnológicos

Os discentes terão à disposição para estudos e desenvolvimento de pesquisas o Laboratório de Hidráulica, Laboratório de Tratamento de Água e Esgoto, Laboratório de Microbiologia, Laboratórios de Informáticas, Laboratório de Energia e Automação, dentre outros; recursos multimídias de última geração; sala de aula climatizada; sala interativa Google for Education.

Sedes onde estudar Pós graduação em Engenharia de Saneamento Ambiental em Centro Universitário Católica do Tocantins

Faculdades onde estudar Pós graduação em Engenharia de Saneamento Ambiental em Centro Universitário Católica do Tocantins