Especialização em Alfabetização e Letramento

A Carreira em Especialização em Alfabetização e Letramento é uma das las Especialização do Educação e Pedagogia que dita a el Centro Universitário do Norte.

O título do Especialização em Alfabetização e Letramento é o título atribuído pela el Centro Universitário do Norte para carreira Especialização em Educação.

Sobre o Curso

Tendo em vista a profunda necessidade dos profissionais da educação, sobretudo, o professor alfabetizador, atualizar-se quanto as práticas pedagógicas pertinentes ao processo de alfabetização e letramento de crianças, jovens e adultos, considerando inclusive a diversidade presente na sala de aula da educação infantil, anos iniciais, ensino fundamental e educação de jovens e adultos, a UNINORTE lança o curso de Pós-Graduação em Alfabetização e Letramento. A especialização detém estrutura curricular que permite promover reflexões críticas acerca da formação de docentes capazes de realizar análises e propor intervenções nas diversas dimensões do processo da alfabetização e do letramento, bem como também discutir sobre as dificuldades de aprendizagem nestes processos. Dê o próximo passo na sua carreira.

O que você vai aprender

Objetivos Gerais

Propor uma formação continuada do professor alfabetizador, capaz de conhecer, analisar e propor intervenções nos processos da alfabetização e letramento, desenvolvendo suas habilidades para o gerenciamento das práticas pedagógicas nas salas de aula da educação infantil, anos iniciais, ensino fundamental e educação de jovens e adultos, além de compreender as dificuldades de aprendizagem destes indivíduos a fim de propor as medidas de intervenções.

Objetivos Específicos

• Compreender a origem e desenvolvimento dos processos mentais no que se refere a aquisição da leitura e escrita;
  • Promover um espaço de conhecimento no que tange as dificuldades de aprendizagem no processo da alfabetização;
  • Desenvolver habilidades ao professor alfabetizador para propor intervenções no processo da alfabetização e letramento.

Para quem é

Profissionais graduados em pedagogia e licenciados nas mais diversas áreas, psicólogos, psicopedagogos, e demais profissionais da educação e saúde que possuam interesse em se especializar na área.

Metodologia

A modalidade Educação a Distância (EaD) remoto AO VIVO é ideal para quem prioriza praticidade e flexibilidade nos horários e no espaço de estudo, mas que também possui a necessidade de interação em tempo real com docentes e alunos. Aprenda onde e quando quiser com um completo suporte técnico e pedagógico. Você conta com professores com formação sólida e ampla experiência de mercado para esclarecer dúvidas durante sua rotina acadêmica.

No Ensino a Distância Remoto são usadas diversas ferramentas tecnológicas para o seu desenvolvimento, como aulas ao vivo, links para arquivos, Desafios colaborativos, chats, e avaliações personalizadas. O aluno participará de aulas ao vivo com a presença de docentes e discentes, o que os permitirá contribuir e dirimir suas dúvidas.

As disciplinas serão avaliadas por meio de avalições online no Ambiente Virtual de aprendizagem, ao final do curso o aluno deverá realizar uma prova presencial no seu polo EaD de origem, atendendo aos requisitos do Ministério da Educação.

Diferenciais

Nosso curso tem o padrão de qualidade de ensino do Grupo Ser Educacional, que:

• Utiliza metodologia que integra teoria e prática por meio de estratégias de ensino inovadoras, valorizando a experiencia prévia do aluno;
  • Possui a qualificação do corpo docente como marca, aliada a experiência de mercado;
  • Proporciona oportunidades de networking; Dispõe de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) moderno, fluído e de fácil usabilidade;
  • Tem conteúdos articulados com as práticas do mercado e tendências das suas respectivas áreas;
  • Garante acesso às aulas pelo celular, notebook ou tablet;
  • Oferece material didático gratuito aos alunos;
  • Proporciona interação em tempo real entre alunos e docentes;
  • Garante Certificado igual ao do curso presencial;
  • Possui EaD avaliado com nota máxima 5 (cinco) na avaliação do MEC.

Certificado

A UNINORTE foi credenciada pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da Portaria nº 1.383, de 8 de dezembro de 2010, para ofertar e certificar os programas de pós-Graduação Lato Sensu na modalidade a distância. Na Pós-graduação EaD UNINORTE, além de um curso reconhecido você garante um certificado igual ao do curso presencial.

Trabalho de Conclusão de Curso

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) não é um requisito obrigatório para a certificação da especialização, exceto em alguns cursos da área da Saúde e Engenharia de acordo com o que determina o respectivo Conselho de Classe, conforme Resolução n° 1 de 06/04/2018 do CNE/MEC, que estabelece normas para o funcionamento de cursos de pós-graduação lato sensu, em nível de especialização.

Apesar da não obrigatoriedade, a matriz curricular possibilita ao aluno a realização do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), de forma optativa e com ônus. Para isso, o aluno deverá solicitar a inclusão deste componente curricular, de acordo com normas e cronograma do curso.