Bacharelado em Medicina Veterinária
A Carreira em Bacharelado em Medicina Veterinária é uma das las Bacharelado do Medicina Veterinária que dita a Faculdade de Ciência do Tocantins.
Duraçao: 5 ANOS.
SOBRE O CURSO
O curso de Medicina Veterinária tem como premissa a formação de um profissional qualificado, acompanhando os avanços tecnológicos da área de atuação e com uma matriz curricular diferenciada em que os alunos têm aulas práticas desde o início do curso.
Nossa estrutura também conta com um galpão-laboratório, onde os alunos têm vivências práticas com animais de grande porte. Contamos ainda com uma Clínica Veterinária moderna com equipamentos de ponta para proporcionar ao aluno acesso à prática clínica com toda estrutura.
O curso também dispõe de uma fazenda escola que possibilita o contato dos alunos com animais de fazenda e que participem de projetos de preservação de animais silvestres, pois na propriedade há uma área de preservação mapeada por um biólogo perito que faz catalogação dessas espécies e monitora os alunos em trilhas ecológicas.
O corpo docente é composto por doutores na área. E o curso também conta com o CEUA – Comitê de Ética no Uso dos Animais implantado, sendo responsável pelas atividades de ensino e pesquisa na faculdade, seguindo as normas e diretrizes do Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal.
ALTO ÍNDICE DE INSERÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO
O profissional de Medicina Veterinária vem mostrando a importância de seu trabalho para o desenvolvimento econômico e social do Brasil, por meio dos serviços prestados à sociedade no cuidado com a saúde e o bem-estar dos animais, na preservação da saúde pública, na produção de alimentos saudáveis e em atividades voltadas para garantir a sustentabilidade ambiental do planeta. São mais de 80 áreas de atuação.
Pode atuar em clínicas pet shops, lojas especializadas em produtos para animais e no setor de agronegócio. Indústrias de produtos de origem animal e de medicamentos e produtos veterinários também estão incluídas na área de atuação desse profissional, dentre várias outras.
Ser formado em Medicina Veterinária em nossa região vai te abrir um leque para diversas áreas da medicina veterinária, pois nossa cidade é considerada a capital do Boi Gordo, permitindo sua ascensão nas atividades pecuárias em suas mais diferentes graduações. E também no mercado Pet, que é o mercado em maior expansão do mundo e com grandes possibilidades de crescimento para a região norte do Brasil.
Estamos inseridos em uma região de transição entre duas áreas (comunidades ou ecossistemas), o que faz com que tenhamos fauna e flora únicas, o que desperta o interesse de pesquisadores de todo o Brasil, então se você gosta de pesquisa.
Ao final do curso, o aluno formado está qualificado para oferecer assistência clínica e cirúrgica a animais domésticos e silvestres, assim como cuidar da saúde, da alimentação e da reprodução de rebanhos.
PERFIL DO ALUNO
O profissional formado no curso de Medicina Veterinária tem como princípio o respeito aos animais e ao meio ambiente, tendo responsabilidade social, ética e iniciativa para atuar em qualquer área da profissão. Outras qualidades inerentes do nosso egresso: liderança, espírito empreendedor, autonomia intelectual e capacidade de trabalhar em equipe.
OUTRAS INFORMAÇÕES
Diretrizes curriculares do curso
De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais, definidas pelo Ministério da Educação, a proposta do curso de Medicina Veterinária deve incluir, entre outras, as matérias:
- Ciências Biológicas e da Saúde;
- Ciências Humanas e Sociais;
- Ciências da Medicina Veterinária;
- Zootecnia e Produção Animal
- Inspeção e Tecnologia dos Produtos de Origem Animal;
- Clínica Veterinária;
- Medicina Veterinária Preventiva e Saúde Pública.
O estágio curricular poderá ser realizado na própria instituição de ensino e/ou fora dela, em instituição ou empresa credenciada, com orientação do professor e supervisão. O local de estágio deve apresentar programação previamente definida.
Uma vez formado, o profissional pode optar por fazer especialização em áreas como Medicina Veterinária Clínica, Medicina Veterinária Ambiental ou Controle e Tecnologia para Populações Animais.